Buscar

Mudança climática: os fatos que você precisa realmente saber

terça-feira, setembro 17, 2019

Mudança Climática (Foto: Getty Images)
Mudança Climática (Foto: Getty Images)
“Essa ideia de que tudo cairá aos pedaços [até 2030] está simplesmente errada”: Vogue conversou com especialistas para descobrir a verdade por trás das principais manchetes sobre a mudança climática

A crise climática é uma das ameaças existenciais mais preocupantes do nosso tempo. Mas com uma enorme quantidade de informações por aí, pode ser difícil acompanhar as notícias. Faz um ano desde o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, que descreveu a extensão e o impacto do aquecimento global. O relatório provocou uma série de notícias globais alarmantes, incluindo uma do jornal The Guardian: "Temos 12 anos para limitar a catástrofe das alterações climáticas".

Mas quão precisas são essas previsões apocalípticas? Especialistas criticaram o "ciclo de hype" em torno do relatório atual sobre a mudança climática. Muitos dos chamados “fatos concretos” apresentados pelos meios de comunicação e ativistas ambientais são compartilhados como se fossem evangelhos, sem reconhecer as nuances e detalhes específicos da situação.

Mudança Climática (Foto: Getty Images)
Mudança Climática (Foto: Getty Images)
Há, no entanto, concordância generalizada sobre um ponto-chave: o aquecimento global deve ser interrompido a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, a fim de evitar conseqüências desastrosas. Embora esse nível de aquecimento não seja de forma alguma “seguro”, ele é significativamente melhor do que um aumento médio de temperatura de 2°C ou mais.

O Acordo de Paris de 2015 verificou que 195 países estão comprometidos com metas individuais para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa até 2030, em uma tentativa de limitar o aquecimento a "bem abaixo" de 2°C e "buscar esforços" para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C. No entanto, o presidente Trump retirou os EUA - o segundo maior emissor do mundo - do acordo em 2017, tornando extremamente difícil atingir as metas estabelecidas no acordo. Mesmo que todos os países cumprissem seus objetivos, isso ainda levaria a um aumento de 3,2°C até 2100, de acordo com um relatório de 2017 da ONU - mostrando que as metas atuais estão longe de serem suficientes.

A Vogue conversa com a Dra. Debra Roberts, coautora do relatório do IPCC de 2018, o Dr. Nicola Beaumont, cientista do Laboratório Marinho de Plymouth, e Katharine Reich, diretora associada do Centro de Ciências Climáticas da UCLA, para descobrir os fatos por trás das quatro manchetes mais preocupantes.

1. “O planeta tem apenas até 2030 para impedir uma mudança climática catastrófica”

O que foi relatado:
Um artigo da CNN, publicado em outubro de 2018, reportou que “os governos em todo o mundo devem tomar 'mudanças rápidas, de longo alcance e sem precedentes em todos os aspectos da sociedade' para evitar níveis desastrosos de aquecimento global”.

Mudança Climática (Foto: Getty Images)
Mudança Climática (Foto: Getty Images)
A ciência:
O relatório do IPCC de 2018 descobriu que as emissões devem diminuir em 45% até 2030 (em comparação com os níveis de 2010) para limitar o aquecimento a 1,5°C. Mesmo que esse objetivo seja atingido, parte do impacto causado pelo aquecimento global pode ser “duradouro ou irreversível”, como a perda de ecossistemas e a camada de gelo da Groenlândia.

No entanto, de acordo com Roberts, não devemos considerar 2030 como um ponto crítico. “Essa ideia de que tudo cai aos pedaços [até 2030] está simplesmente errada”, ela diz à Vogue. "É apenas um indicador do tipo de acontecimento necessário para manter o aquecimento global a 1,5°C". Situação atual: os números recentes sugerem que a maioria dos países inscritos no Acordo de Paris não está no caminho certo para atingir suas metas individuais até 2030.

2. “Relatório climático importante descreve um forte risco de crise já em 2040”

O que foi relatado:
Um artigo do New York Times, também publicado em outubro de 2018, disse que o relatório do IPCC “descreve um mundo de piora de alimentos e incêndios florestais, e uma morte em massa de recifes de coral em 2040 - um período favoravelmente dentro do tempo de vida de grande parte da população global.”

A ciência: 
A temperatura média subirá para 1,5°C acima dos níveis pré-industriais em 2040 se a taxa atual de aquecimento continuar, de acordo com o relatório do IPCC, levando a um "aumento na frequência de eventos extremos", explica Roberts. Isso inclui enchentes, ondas de calor, secas e incêndios florestais.

Mudança Climática (Foto: Getty Images)
Mudança Climática (Foto: Getty Images)
No entanto, ela enfatiza que 2040 não é uma data para um “fim de jogo”, explicando que alguns países - particularmente pequenas ilhas - serão impactados mais fortemente por este aumento de temperatura previsto.

Situação atual:
Após o relatório do IPCC do ano passado, houve pedidos para governos de todo o mundo tomarem medidas mais urgentes. A WWF persuadiu a UE - o terceiro maior emissor do mundo - a atingir a neutralidade de carbono até 2040, em vez da meta atual de 2050.

3. “Um novo aviso diz que podemos ficar sem peixes até 2048”

O que foi relatado:
Um artigo do Huffington Post, publicado em dezembro de 2017, afirmou que “se o mundo continuar com as pescas no ritmo atual, não haverá mais peixes para comer até 2048”, com base em um alerta da WWF.

A ciência: 
Um estudo de 2006 sobre a diversidade marinha descobriu que o suprimento mundial de peixes acabará em 2048, se a sobrepesca continuar na mesma proporção. Embora, desde então, ele começou fazendo uma série de alegações assustadoras - incluindo a que nossos oceanos estarão mortos em 30 anos - a projeção só foi relevante para os peixes que comemos. "Só analisamos a pesca em larga escala", explica Beaumont, um dos co-autores do estudo.

Mudança Climática (Foto: Getty Images)
Mudança Climática (Foto: Getty Images)
Apesar das mudanças ambientais significativas desde que o estudo foi publicado pela primeira vez, a projeção para 2048 não foi reavaliada - seja para o melhor ou para o pior. “Desde então, [houve] uma gestão mais rigorosa das nossas pescas”, comenta Beaumont. No entanto, houve também um aumento nas temperaturas oceânicas, na acidificação dos oceanos e no plástico em nossos mares - fatores adicionais que também causam impacto.

Situação atual: 
A ONU estabeleceu metas fundamentais para preservar nossos oceanos, como parte de suas metas de desenvolvimento sustentáveis. Isso inclui a conservação de pelo menos 10% das áreas costeiras e marinhas até 2020 e a redução significativa da poluição marinha até 2025. Beaumont diz que os indivíduos também têm um papel a desempenhar, evitando o plástico de uso único e garantindo que o consumo de frutos do mar seja sustentável.

4. “Alta probabilidade de a civilização humana chegar ao fim em 2050”

O que foi relatado
Um artigo do The Independent, publicado em junho de 2019, disse que “a civilização humana como a conhecemos pode já ter entrado nas suas últimas décadas”, de acordo com um “novo relatório preocupante”.

A ciência
Um relatório, publicado em maio pelo grupo de estudos australiano do Centro Nacional para a Restauração do Clima, apresentou o pior cenário para 2050, onde haveria uma “alta probabilidade de que a civilização humana chegasse ao fim”.

No entanto, os autores do relatório não declararam qual a probabilidade de tal cenário acontecer. “É importante entender que este relatório não é um produto científico”, diz Reich. “O que os autores estão oferecendo é um cenário do futuro que faz certas suposições sobre o que pode acontecer - não é uma previsão sobre o que vai acontecer”, continua ela.

Embora os números do relatório sejam mais extremos do que a maioria das outras projeções, há pesquisas que sugerem que podemos alcançar esse cenário no decorrer do próximo século. Por exemplo, o cenário de 2050 é baseado em um aumento do aquecimento global de 3°C; o IPCC diz que estamos no caminho certo para isso até 2100, se nenhuma ação urgente for tomada agora. O relatório também descreve um mundo onde um bilhão de pessoas são deslocadas pelas mudanças climáticas; as estimativas atuais colocam a figura entre 25 milhões e um bilhão.

Situação atual
A ONU pede que os países se comprometam com a meta de neutralidade de carbono até 2050. A neutralidade de carbono teria que ser atingida até 2070 para manter o aquecimento a 2°C, de acordo com o IPCC.

Fonte: Vogue

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

abacate (2) ABAG (1) Abastecimento (27) ABC Plan (1) abelhas (2) abiotic stresses (23) Abiove (13) ácaros (1) acerola (2) acordo (1) acordo de Paris (2) Acordo Internacional (43) Acrocomia aculeata (78) açucar (2) Adubação (8) adubação orgânica (1) adubos (3) Adubos organominerais (1) Africa (21) african swine fever (1) agave (1) agribusiness (215) Agricultura (695) Agricultura 4.0 (41) agricultura de precisão (5) agricultura digital (11) agricultura familiar (22) agricultura orgânica (12) agricultura sustentável (8) agricultural (26) agriculture (313) agriculture 4.0 (16) agrochemical (10) agrochemistry (2) agroecologia (3) Agroenergia (240) agroenergy (37) Agrofloresta (8) agroforest (2) Agroindústria (89) agroindustry (28) agrometeorologia (1) Agronegócio (476) Agropecuária (111) agrotóxicos (18) Água (30) Àgua (1) air pollution (2) algodão (11) Alimentação Saudável (27) Alimentos (394) amazon (10) amazon monitoring (9) Amazônia (162) Ambiente (1) Ambition 2030 (1) amêndoas (1) amendoim (3) america (4) américa do sul (1) ANDA (1) animal breeding (2) animal health (37) animal nutition (3) animal production (50) ANP (128) antioxidants (1) anvisa (6) aplicação de insumos (2) aplicativos (1) APPs (6) aprendizado de maquína (1) Aprobio (2) aquaculture (4) aqualcultura (2) aquecimento global (10) aquecimento golbal. (1) argentina (29) armazenamento (7) arroz (7) Arte (1) artificial intelligence (11) Artigo (47) asia (12) Aspectos Gerais (177) atlantic forest (2) australia (4) aveia (1) aves (3) Aviação (47) avian influenza (27) Aviation fuel (26) Aviation market (25) avicultura (5) Azeite (2) B10 (8) B12 (8) B13 (2) b14 (3) b15 (6) b40 (1) bacteria (4) bambu (1) banana (4) banco de germoplasma (1) bancos (2) banks (4) barley (2) based protein (1) batata (1) beans (3) Bebidas (3) beef (5) bees (6) beet (1) Benefícios ambientais (2) Bioativo (3) Biochemistry (5) Biocombustíveis (636) Biodefensivos (15) Biodiesel (438) Biodiesel Empresas (1) Biodiversidade (39) biodiversity (30) Bioeconomia (144) Bioeconomia Agronegócio (1) bioeconomy (5) Bioeletricidade (28) Bioenergia (222) bioenergy (8) bioetanol (4) bioethanol (5) Biofertilizantes (21) biofertilizers (4) Biofuels (210) biofuels market (19) biogas (14) biogás (3) Bioinsumos (37) Biologia do Solo (2) biological control (2) biological nitrogen fixation (2) biological products (1) Biomas (31) Biomass (12) Biomassa (103) Biomateriais (6) biomes (9) biometano (8) biopesticides (5) Bioplastic (1) bioplásticos (4) bioplastics (1) Biopolímeros (16) Bioproducts (6) Bioprodutos (31) Bioquerosene (56) biorefinery (4) Biorrefinaria (8) Biorrenováveis (1) Biotechnology (46) Biotecnologia (98) BNDES (8) bolivia (3) Bolsa de Valores (41) boro (1) boron (1) bovinocultura (1) Brahman (1) bran (1) Brasil (181) Brazil (104) breeding (2) Caatinga (4) Cacau (14) Cadeia Produtiva (29) café (16) calcium (1) Cambodia (1) cana-de-açucar (24) cana-de-açúcar (17) canada (5) Canadá (1) cannabis (1) canola (4) Capacitação (32) CAR (5) carbon credit (13) carbon dioxide (9) carbon emissions (71) carbon market (13) carbon sequestration (8) Carbonatação (1) Carbono (17) carbono negativo (2) Carbono Neutro (18) Carbono Zero (27) carne orgânica (1) carnes (5) Carvão Ativado (11) carvão vegetal (8) cattle (2) CBios (85) CCEE (1) cellulose (1) Celulose (20) central america (2) cereais (1) cereais de inverno (5) cereal (3) cereals (26) Cerrado (49) Certificação (1) certification (1) cevada (2) Chile (8) china (55) Chuvas (20) Cidades (1) Ciência e Tecnologia (486) circular economy (4) cítricos (1) citros (9) citrus (1) Classificação (1) Clima e ambiente (356) Clima e ambiente Preços (2) climate and environment (94) climate change (143) climate changed (68) climate crisis (7) CNA (7) CNPE (12) coal (5) cocoa (3) Código Florestal (7) coffee (10) Cogeração de energia (30) colheita (8) Colombia (6) Combustíveis (118) Combustíveis Fósseis (43) Combustíveis verde (6) comercialização (2) Comércio (50) commodity (19) comodities (1) complexo soja (15) compostagem (1) conab (2) congo (1) Consciência Ecológica (28) conservação (2) conservação ambiental (1) conservação de alimentos (2) conservation units (7) controle biológico (6) controlled fires (2) cooperativas (3) COP24 (76) COP25 (20) COP26 (27) cop27 (23) cop30 (1) Copolímeros (2) coqueiro (1) corn (71) Cosméticos (40) cotton (12) cover crops (2) covid-19 (1) Crédito de Carbono (78) Crédito Rural (21) Créditos de Descarbonização (34) crisis (1) CRISPR-Cas9 (6) crop 21/22 (1) crop 22/23 (2) crops (4) Culinária (1) Cultivo (122) cultivo de grãos (8) cultura de tecidos (1) cultura energética (2) Culturas Perenes. Agricultura (6) cupuaçu (2) Curso (15) Dados (1) dairy products (3) data analysis (1) Davos (4) decarbonization (9) decarbonization credits (3) defensivos (12) defesa sanitária (3) deforestation (39) demandaXoferta (2) Dendê (7) derivados do leite (1) Desafios (3) Descarbonização (35) descarbonization (11) desenvolvimento econômico (3) desenvolvimento rural (8) Desenvolvimento Sustentável (264) desert (2) Desmatamento (63) Diesel (27) Diesel Verde (25) digital agriculture (9) discovery (1) diseases (16) diversidade (2) Doenças Vegetais (17) domestic market (1) drones (12) droughts (33) eco-friendly (5) ecology (1) Economia (195) Economia Circular (22) Economia Internacional (155) Economia Sustentável (5) Economia Verde (191) Economy (129) ecossitemas (3) Ecosystem (9) Ecosystem services (4) edição gênica (1) Educação (1) education (1) Efeito estufa (27) Eficiência energética (56) egypt (2) eletric power (1) emater (3) Embrapa (111) Emissões de Carbono (92) Empreendedorismo (9) Empresas (170) Energia (108) energia eólica (2) energia limpa (27) Energia Renovável (303) Energia Solar Fotovoltaica (27) energy (3) energy crisis (8) energy security (5) energy transition (42) engenharia (3) entomologia (36) entomology (17) environment (88) environment issues (10) environment protection (22) environmental benefits (3) environmental conservation (34) environmental education (1) environmental health (2) environmental policies (45) enzimas (1) enzymes (2) erva-mate (1) ervas daninhas (2) ESG (37) espécies ameaçadas (1) espécies nativas (3) essential oils (2) estiagem (1) estresse hídrico (4) estresses abióticos (9) Estudo (5) Etanol (139) ethanol (49) etileno (1) EU (39) EUA (2) eucalipto (2) eucalyptus (1) Europa (3) europe (38) event (12) Eventos (178) exploração de madeira (6) Exportações (146) exports (127) extensão (1) Extrativismo (66) factory (1) family farming (3) FAO (16) Farelos (54) farm (1) fatty acids (1) fauna (1) feijão (5) Fertilidade (21) fertility (5) fertilizantes (31) fertilizantes orgânicos (1) Fertilizers (43) Fibras (12) fibres (2) Finanças (5) Financiamento (2) financing (1) fiscalização (4) fishing (1) fisiologia vegetal (3) fitopatologia (32) Fitossanidade (51) Fitotecnia (3) Fixação de Nitrogênio (4) flavored rice (1) flax (1) Floresta (71) Floresta plantada (124) florestas nativas (2) florestas plantadas (1) floricultura (6) floriculture (3) Fomento (42) Food (48) food crisis (7) food production (22) food safety (9) food security (71) food systems (1) foreign market (4) forest (21) forest code (1) forest fires (12) forest management (6) forest market (1) forest products (3) forest restoration (8) forestry (2) Fosfato (4) fósforo (3) fossil fuels (16) fotossíntese (4) france (4) fruit growing (18) Fruticultura (94) Fuels (28) full color (1) functional redundancy (1) fungicides (1) fungos (1) G20 (2) G7 (4) gabrage (1) Gamificação (1) garimpo (2) Gás (4) Gás natural (2) Gasolina (4) Gastronomia (1) gdp (2) GEE (68) genetic engineering (65) genetic improvement (19) Genome (1) geração de emprego (1) Germany (11) germoplasm (1) girassol (2) Glicerina (2) Global warming (186) GM (1) gmo (10) governance (2) grain (39) grãos (10) grape (5) green ammonia (2) green cement (2) green chemistry (1) green consumerism (1) green diesel (3) Green Economy (137) green hydrogen (8) green steel (1) greenhouse gases (70) gripe aviária (3) guatemala (1) Guerra (3) Guerra RussiaxUcrânia (4) Harvest (7) health (29) hemp (1) herbicidas (6) herbicides (7) híbridos (2) hidrogênio (1) Hidrogênio Verde (12) História (1) horticultura (9) horticulture (10) hybrid (1) hydrogen (4) IAC (1) ibama (6) IBP (1) ICMS (1) ILPF (22) iluminação (2) impacto ambiental (6) import (24) importação (9) impostos (8) incêndios (1) incêndios florestais (8) Incentivos (4) India (28) indigenous knowledge (1) indigenous lands (7) indíos (1) Indonesia (15) indústria (2) Industry (3) Industry 4.0 (3) inflação (1) inflation (1) innovation (28) Ìnovaç (1) Inovação (232) insects (8) inseticidas (5) insetos (18) inspections (1) Instituição (1) Insumos (45) integrated pest management (29) integrated systems (6) inteligência artificial (16) international agreement (58) international economy (67) international market (14) international trade (17) invasive species (1) Investimento (15) Investimentos (4) IPC (1) IPCC (22) IPFL (1) Irrigação (11) irrigation (8) jabuticaba (1) japan (1) JBS (1) kinetic energy (1) L72 (4) L73 (7) land use (15) Latin America (2) LED's (1) Legislação (82) legislation (25) Leguminosas (7) leite (3) licenciamento ambiental (3) liga árabe (1) lignin (1) Lignina (10) livestock (76) livestock farming (2) logística (3) logistics (3) Low Impact Agriculture (2) Low-Carbon (69) Lubrificantes e Óleos (20) macarrão (1) Macaúba (619) machine learning (4) Madeira (31) magnesium (1) maize (1) Malaysia (1) Mamona (2) management (24) mandioca (4) manegement (2) Manejo (63) Manejo e Conservação (146) manejo florestal (4) manejo integrado (3) manejo integrado de pragas (42) manejo sustentável (8) manure (1) MAPA (115) mapbiomas (1) Máquinas e equipamentos (5) marine ecosystems (1) Market (5) Mata Atlântica (16) matéria orgânica (6) Matéria Prima (10) Matéria-Prima (6) matéria-prima renovável (1) Matéria-PrimaResíduos (2) matérias-primas (4) MCTI (8) meat (13) mecanização (1) medicinal cannabis (1) Medida Provisória (1) Meio Ambiente (477) Melhoramento e Diversidade Genética (143) Mercado (4152) mercado de carbono (14) Mercado de Combustíveis (94) Mercado de fertilizantes (1) Mercado Financeiro (14) Mercado florestal (78) mercado global (3) Mercado Internacional (96) mercosul (3) metais pesados (1) metano (7) Metas (5) metaverso (3) methane (13) mexico (8) Micotoxinas (1) microbiologia (12) microbiology (8) micromobility (1) micronutrient (4) micronutriente (1) micropropagação (1) Milho (96) Minas Gerais (1) Minas Gerias (1) Mineração (12) mineral nutrition (16) mining (5) ministério da economia (2) mirtilo (1) mites (1) MMA (9) MME (76) molecular biology (2) monitoramento (5) monitoring (1) monocultura (1) Morocco (2) Mudanças Climáticas (141) mudas (6) Mundo (203) Nações Unidas (4) NASA (6) national production (1) natural disasters (1) natural gas (4) nature (7) natureza (3) Negócios (13) nematoides (6) nergia limpa (1) net-zero (51) neutral carbon (4) Neutralidade Tributária (2) new species (1) new zealand (1) nitrogen (9) nitrogenand (1) nitrogênio (4) non-timber forest products (4) novos produtos (3) Nutrição animal (22) Nutrição Mineral (23) nutrição vegetal (3) nutrients (2) nutrition (15) nutritional quality (2) ocean heat (1) oceans (1) ODS (1) OECD (8) OGM (4) Oil (54) Oil Food (1) Oleaginosas (147) óleo de palma (8) óleo de soja (11) Oleochemicals (11) Óleos (255) Óleos Essenciais (8) Óleos Vegetais (49) oliva (1) olives (1) Olivicultura (1) OMC (4) ONGs (1) ONU (47) Oportunidade (10) Oportunidades (9) organic agriculture (3) organic food (1) other (1) otimização (1) oxidative stability (1) ozone layer (6) Palm (2) palm oil (14) Palma (36) palmeiras (11) pampa (3) pantanal (8) papel e celulose (2) paper (1) PARAGUAY (3) Paris Agreement (110) partnership (2) pastagens (11) Pasture Management (3) Pasture Recovery (5) pecan (1) Pecuária (178) pecuária 4.0 (1) pecuária sustentável (5) Pegada de Carbono (108) Personal Care (3) Peru (3) Pesquisa (151) pesquisa e desenvolvimento (43) Pessoas (2) pesticides (25) pests (12) Petrobras (12) Petróleo (34) philippines (1) phosphates (5) photosynthesis (2) phytoplankton (1) phytosanitary (37) PIB (25) pinhão-manso (2) pirólise (3) Piscicultura (1) pitaya (1) planejamento estratégico (1) Plano Safra (5) Plant Based (31) plant pathology (1) plant patology (7) plant production (33) Plant-Based (4) plantas daninhas (11) plantas de cobertura (4) plantio direto (5) pnpb (4) polinização (2) Política (111) Política Ambiental (72) política de preços de combustíveis (1) Políticas (1) políticas públicas (28) politics (6) pollination (7) polluting activities (3) pollution (6) polyculture (1) pork (2) Portugal (2) pós-colheita (2) post-harvest (3) potássio (5) potassium (3) potato (5) poultry (10) povos indígenas (3) pragas (32) Preços (86) Preservação Ambiental (94) prices (5) Produção Agrícola (83) Produção Animal (51) produção de alimentos (14) produção de mudas (1) Produção Integrada (3) Produção Sustentável (83) Produção vegetal (61) production (2) productivity (50) Produtividade (230) Produtos (151) produtos florestais não madeireiros (13) Proteção Ambiental (25) proteção de nascentes (4) proteção de plantas (1) proteína animal (2) proteína vegetal (28) proteins (6) public health (17) public policies (2) pulp (1) Qualidade (14) qualidade da água (4) qualidade de vida (2) Qualidade do Ar (10) queimadas (3) química (1) químicos verdes (1) rapeseed (1) rastreabilidade vegetal (1) raw material (3) reciclagem (13) record (1) Recuperação Ambiental (10) Recuperação de área Degradada (70) Recuperação Econômica (3) recursos naturais (1) Recycling (9) REDD+ (2) redução da poluição (4) Reflorestamento (40) reforestation (5) regulamentação (4) regulation (1) Relatório (17) renewable energy (91) renewable fuel (9) RenovaBio (110) renovaCalc (3) Report (2) research (8) Research and Development (65) Reservas Legais (4) Resíduos (40) resistence (7) Responsabilidade Social (1) restauração florestal (3) rice (14) robótica (1) robots (6) rotação de culturas (4) Russia (21) Rússia (1) Russia x Ukraine (61) Sabão (1) SAF (11) Safra (12) safra 21/22 (1) safra 22/23 (5) safrinha (1) Santa Catarina (1) Saúde e Bem-Estar (159) saúde e bem-estar animal (8) SBNs (1) science (4) science and technology (91) sea (1) sea levels (1) seaports (1) Sebo (6) seca (8) seeds (7) Segurança Alimentar (209) Segurança Energética (21) Selo Social (17) sementes (19) sequestro de carbono (10) serviços ambientais (3) sewage waste (1) silvicultura (7) singapore (3) Sistema Agroflorestal (52) Sistemas Integrados (54) social (2) social inequality (1) Sociobiodiersidade (14) Soil (23) soil biology (1) Soja (244) solar energy (2) solid waste (4) Solos (101) sorgo (2) south africa (1) south america (26) south korea (1) southern Agricultural Council (1) soybean (42) soybean complex (5) soybean oil (6) soybeans (18) spain (1) steam (1) storage (4) sugar (8) sugarcane (32) suinocultura (2) suínos (1) sunflower (10) sunflower oil (6) Sustainability (160) sustainable agriculture (11) Sustainable Development (23) Sustainable Energy (72) Sustentabilidade (839) swine (2) taxes (8) taxonomy (1) technology (64) Tecnologia (151) tecnologias digitais (15) Tempo (2) terras indígenas (16) thailand (1) Títulos verdes (4) tomato (14) transgenic (34) transgênicos (17) transição energética (39) Transportes (17) transports (13) trees (5) Trigo (23) tubers (1) Turismo Sustentável (7) turkey (1) ubrabio (12) Ucrânia (3) UK (5) Ukraine (9) Unica (1) Unidades de Conservação (11) urea (2) uruguay (3) USA (91) USDA (19) uso do solo (21) uva (1) vaccination (1) vaccine (2) vacinação (2) vazio sanitário (3) VBP (1) vegetable nutrition (8) vegetable oils (18) versatilidade (1) vertical farms (1) Vídeo (308) vinhos (1) viruses (3) War (36) waste (4) water (8) webinar (1) wheat (51) wine (4) winter crops (1) wood (4) World (190) World Economy (92) WTO (1) ZARC (2) zero tariff (2) Zero-Carbon (3) zoneamento agrícola (10) zoneamento climático (3) zoneamento territorial (1) zootecnia (1)

Total de visualizações de página