Buscar

Bioeconomia é tema de evento da Embrapa em Brasília

quarta-feira, setembro 18, 2019

Resultado de imagem para Bioeconomia é tema de evento da Embrapa em Brasília

Um dos campos do conhecimento que mais tem demandado pesquisas e movimentado a economia com base na sustentabilidade, a bioeconomia, reunirá especialistas do setores público e privado, em Brasília, apresentar as novidades, analisar os desafios e as oportunidades do agronegócio brasileiro com foco em ações que promovam o desenvolvimento bioeconômico.

Nesse sentido, pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) realizam nos dias 25 e 26 de setembro o 1º Seminário em Bioeconomia: O papel dos recursos genéticos e da biotecnologia para a promoção da Bioeconomia. Segundo a pesquisadora do Laboratório de Biologia Sintética da Embrapa Daniela Bittencourt nessa “nova” forma de economia a transformação da biomassa (matéria orgânica, que pode ser utilizada na produção de energia)tem papel central à produção de alimentos, fármacos, fibras, produtos industriais e energia.

“A utilização sustentável da biodiversidade brasileira insere-se na bioeconomia e o Brasil reúne inúmeras vantagens e oportunidades em relação aos demais países, pois temos a maior diversidade biológica do planeta, com muitos ativos de grande interesse para a indústria, o comércio e a economia como um todo”, avalia Daniela . Nesse contexto os exemplos práticos vêm de setores como o da nutrição humana e animal, das indústrias farmacêuticas e de cosméticos e de biocombustíveis. Todos têm como fonte a biodiversidade brasileira.

Outro aspecto a ser tratado no evento é o grande potencial da bioeconomia para favorecer o crescimento sustentável da economia do país – o que contribui para o fortalecimento da relação entre a agricultura e a indústria.

Em junho deste ano o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), lançou o Programa Bioeconomia Brasil – Sociobiodiversidade (junho, 2019), que tem o objetivo promover a articulação de parcerias entre os setores público, pequenos agricultores, agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e seus empreendimentos e o setor empresarial. A ideia central é a promoção e estruturação de sistemas produtivos baseados no uso sustentável dos recursos da sociobiodiversidade e do extrativismo.

Segundo o analista Emanuel Abreu por se tratar de uma via de geração de impactos positivos para a sociedade brasileira, a inserção estratégica e competitiva da bioeconomia no contexto mundial é um dos cinco grandes eixos de impacto que orientam as ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) da Embrapa. “ O desenvolvimento da bioeconomia é impactado por novos conhecimentos científicos e tecnológicos como os produzidos pela biotecnologia, genômica, biologia sintética, engenharia genética, bioinformática, nanobiotecnologia. Também são importantes para o desenvolvimento da bioeconomia o apoio público à regulação, à propriedade intelectual, à atitude social e ao esforço em PD&I”, diz Abreu.

O que é bioeconomia

De acordo com a Associação de Bioinovação (ABBI) a bioeconomia engloba toda a cadeia de valor que é orientada pelo conhecimento científico avançado e a busca por inovações tecnológicas na aplicação de recursos biológicos e renováveis em processos industriais para gerar atividade econômica circular e benefício social e ambiental coletivo.

Conforme a ABBI a bioeconomia movimenta no mundo todo o equivalente a mais de USD 2 trilhões e suas atividades estão no cerne de pelo menos a metade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), desde a segurança alimentar até a garantia de acesso à energia e saúde.

Fonte: Surgiu

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Acrocomia aculeata (21) Alimentos (234) animal nutition (1) Aspectos Gerais (177) Aviação (27) Aviation market (14) Biochemistry (2) Biocombustíveis (183) Biodiesel (84) Bioeconomia (18) Bioeletricidade (2) Bioenergia (1) Biofertilizantes (2) Biofuels (88) Biomass (7) Biomassa (61) Biopolímeros (4) Bioquerosene (19) Biotechnology (24) Biotecnologia (8) Brazil (25) Carvão Ativado (3) Cerrado (4) Ciência e Tecnologia (189) Clima e ambiente (192) climate changed (30) Cogeração de energia (9) COP24 (76) COP25 (18) Cosméticos (20) Crédito de Carbono (30) Cultivo (96) Davos (2) eco-friendly (3) Economia (3) Economia Internacional (67) Economia Verde (163) Economy (27) Ecosystem (1) Efeito estufa (9) Eficiência energética (1) Empreendedorismo (1) Energia (29) Energia Renovável (168) event (6) Eventos (80) Extrativismo (21) Farelos (27) farm (1) Fibras (8) Floresta plantada (67) Food (41) food security (4) forest (1) Fuels (20) Global warming (82) Green Economy (123) health (22) Industry 4.0 (1) IPCC (14) livestock (4) Low-Carbon (40) Lubrificantes e Óleos (20) Macaúba (525) Manejo e Conservação (46) Meio Ambiente (94) Melhoramento e Diversidade Genética (55) Mercado (3867) Mercado florestal (48) Nutrição animal (17) nutrition (9) Oil (49) Oleaginosas (2) Oleochemicals (2) Óleos (217) other (1) Palma (1) Paris Agreement (69) Pecuária (65) Pegada de Carbono (49) pirólise (2) Plant Based (8) Política (55) Produtos (149) proteína vegetal (26) Recuperação de área Degradada (31) renewable energy (12) Research and Development (8) SAF (1) Saúde e Bem-Estar (81) science and technology (35) Segurança Alimentar (46) Sistema Agroflorestal (1) Soil (8) Solos (11) Sustainability (43) Sustainable Energy (56) Sustentabilidade (337) Vídeo (196) World Economy (70)

Total de visualizações de página