Buscar

Governo vai realizar inventário de áreas para elaboração de "créditos de floresta"

terça-feira, agosto 27, 2019

Audiência com a secretária do Meio Ambiente, Sadia Castro


Medida visa preservação ambiental e arrecadação de recursos. Programa Ativos Verdes segue normas estabelecidas pelo Protocolo de Paris.

O governador Wellington Dias recebeu a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sadia Castro, e o superintendente da Semar, Moura Fé para discutir o início do inventário das áreas de proteção e conservação ambiental no Piauí. A reunião aconteceu no Palácio de Karnak, durante cumprimento de agenda administrativa, na manhã desta segunda-feira (26). 

O Programa Ativos Verdes do Governo do Estado segue normas estabelecidas pelo Protocolo de Paris que prevê que os países signatários, incluindo Brasil e Portugal, devem desenvolver ações para diminuição da emissão de gases que provocam o efeito estufa. Uma das formas de combater esse reflexo da natureza é evitar o desmatamento e proteger as áreas nativas em todo o mundo. 

As áreas públicas inventariadas e protegidas institucionalmente por leis que garantem a criação de parques estaduais e estações ecológicas podem assim se transformar em "créditos de floresta" para outros países e empresas que firmaram acordos internacionais pela preservação ambiental e pela redução do efeito estufa.

“Essa reunião tratou exatamente de uma proposta de implementação do programa ativo verde. O programa prevê um inventariamento de todas as nossas áreas que estão protegidas, comunidades de conservação que poderão gerar certificados e títulos que serão comercializados em bolsas e gerar recursos que possam apoiar a preservação dessas unidades, mas especialmente projetos que permitam que as pessoas que trabalhem no entorno dessas áreas continuem de uma forma sustentável”, disse Moura Fé. 

O superintendente da Semar acrescenta que o inventário serve pra definir os níveis de estoque de carbono ou de outros benefícios que as florestas nativas protegidas podem gerar. “Isso será efetivado a partir desse inventário. Eles serão transformados em ativos e, posteriormente, em títulos. O trabalho será feito através de empresas certificadas internacionalmente, inclusive, com metodologia da ONU. Os títulos serão comercializados no mercado gerando recursos para a preservação dessas áreas e pra outras atividades relacionadas com a proteção do meio ambiente”, explicou. 

O governador Wellington Dias informou que haverá uma parceria entre o Governo do Piauí e o Governo do Amapá. “O Governo do Amapá tem avançado em relação a essa parte do crédito floresta e vamos ter uma parceria aqui no Piauí. Vamos receber suas equipes para estruturar receitas de certificação de crédito que eles vão nos ceder. Isso gera receita para o estado. Destaco ainda a participação da Agência Francesa de Desenvolvimento, através de um contrato que é um misto de empréstimo com recursos não reembolsáveis, a partir do fundo do clima e a partir do fundo europeu para a área do meio ambiente”, explicou.

Fonte: Gov. do Estado do Piauí

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Acrocomia aculeata (2) Alimentos (186) animal nutition (1) Aspectos Gerais (163) Aviação (21) Aviation market (11) Biocombustíveis (153) Biodiesel (52) Bioeconomia (14) Bioeletricidade (2) Biofertilizantes (1) Biofuels (68) Biomass (7) Biomassa (47) Biopolímeros (3) Bioquerosene (18) Biotechnology (20) Biotecnologia (2) Brazil (17) Cerrado (1) Ciência e Tecnologia (156) Clima e ambiente (155) climate changed (6) Cogeração de energia (9) COP24 (73) COP25 (8) Cosméticos (18) Crédito de Carbono (25) Cultivo (96) eco-friendly (2) Economia Internacional (59) Economia Verde (143) Economy (25) Ecosystem (1) Efeito estufa (3) Energia (24) Energia Renovável (127) event (4) Eventos (63) Extrativismo (19) Farelos (27) farm (1) Fibras (8) Floresta plantada (53) Food (38) food security (1) Fuels (15) Global warming (75) Green Economy (94) health (19) Industry 4.0 (1) IPCC (13) livestock (4) Low-Carbon (39) Lubrificantes e Óleos (8) Macaúba (449) Manejo e Conservação (28) Meio Ambiente (66) Melhoramento e Diversidade Genética (52) Mercado (3796) Mercado florestal (40) Nutrição animal (14) nutrition (9) Oil (38) Óleos (200) other (1) Paris Agreement (45) Pecuária (50) Pegada de Carbono (37) pirólise (1) Plant Based (5) Política (40) Produtos (118) proteína vegetal (13) Recuperação de área Degradada (20) renewable energy (5) Research and Development (7) SAF (1) Saúde e Bem-Estar (54) science and technology (21) Segurança Alimentar (31) Soil (7) Solos (8) Sustainability (26) Sustainable Energy (51) Sustentabilidade (252) Vídeo (193) World Economy (55)

Total de visualizações de página