Buscar

Estética: Peptídeos destaque nos Cosméticos

sexta-feira, agosto 23, 2019


O mercado de cosmético está sempre apresentando novidades que muitas vezes envolvem investimentos em tecnologias. E não é de hoje que os peptídeos vêm ganhando espaço e se destacando cada vez mais nas formulações cosméticas, em especial nos produtos voltados para tratamentos antienvelhecimento, por sua ação de estímulo aos fibroblastos. Mas o que poucos sabem é que os peptídeos também podem ser indicados para outras alterações, isso porque nem sempre fica claro para os profissionais de saúde estética e seus clientes quais são suas funções e os benefícios que oferecem. Acompanhe mais a seguir.

Os peptídeos são formados pela união de molécula de aminoácidos, sendo considerados fragmentos de aminoácidos, que são moléculas orgânicas indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. A união desses aminoácidos ocorre por meio de ligações, chamadas de ligações peptídicas, que formam os peptídeos. Quando há a união de dois aminoácidos, dá-se o nome de dipeptídeo. Quando há três e quatro aminoácidos unidos por ligações peptídicas, têm-se os tripeptídeos e tetrapeptídeos, respectivamente. Já os polipeptídeos sãos formados por uma longa cadeia de aminoácidos, categoria da qual fazem parte as proteínas, pois são constituídas de um grande número de aminoácidos.

Podem ser obtidos pelos seguintes métodos:

– Sintetização indefinida, que consiste na síntese de mistura indefinida de fragmentos de proteínas obtidas pela hidrólise parcial do colágeno, elastina, queratina, trigo ou outras proteínas vegetais.

– Sintetização definida, que é a síntese na ligação de peptídeo num momento que seja obtido uma sequência bem definida e bem escolhida de aminoácido. Esse método embora muito lento e caro, leva a moléculas reproduzíveis, analiticamente definidas e bem caracterizadas, com atividade biológica escolhida, e normalmente de extrema potência.


É comprovado que o sequenciamento de aminoácidos lhes confere funções específicas. Os peptídeos encontram-se na forma mais concentrada que os Fatores de Crescimento, mas tanto um quanto outro podem ser descritos como citocinas produzidas por células do tecido e que são responsáveis pelo conhecido processo de ‘comunicação celular’. Devido a essa comunicação química que existe entre as células é que os tecidos desempenham a sua função. Através do envelhecimento e por decorrência de algumas doenças, a produção de peptídeos e Fatores de Crescimento é diminuída e, com ela, a fisiologia do tecido fica comprometida.

Benefícios

Por sua vetorização, que lhes conferem rápida absorção, e sendo biomiméticos, os peptídeos atuam rapidamente na pele. Eles são moléculas altamente funcionais, que agem como mensageiros biológicos e promovem ações em vários alvos na pele, principalmente os fibroblastos. Existem peptídeos que agem estimulando fibroblastos a recuperarem a sua capacidade de síntese incrementando a densidade da derme pela reorganização da matriz extracelular. Outro mecanismo abordado no tratamento antienvelhecimento, um dos principais focos do uso dos peptídeos com relação aos cosméticos e as alterações inestéticas, são os peptídeos dermodescontrácteis, que agem reduzindo a incidência de rugas e linhas de expressão.

Na pele, os peptídeos e Fatores de Crescimento são responsáveis por diversas ações e funções, entre elas: iniciar o processo de cicatrização; estimular a produção de matriz extracelular; promover angiogênese no folículo capilar e desta forma revitalizar e nutrir o couro cabeludo; apresentam ação lipolítica, sendo aplicados no combate à celulite.

Uso em cosméticos

Os peptídeos estão entre os mais potentes ativos indicados para pele, presentes em cosméticos. Podem estar presentes em várias formulações, com diversas finalidades, atuando em sinergia com diferentes outros tipos de ativos cosméticos, sendo seguros e altamente eficazes. Dessa forma é possível encontrar peptídeos em cosméticos de clareamento de manchas; indicados para melhorar o processo de cicatrização, remodelação e renovação celular; produção de matriz extracelular, que envolvem fibras e glicosminoglicanas, e desta forma promovem o preenchimento da epiderme, derme e hipoderme (tecido subcutâneo); angiogênese no folículo capilar (mecanismo inovador) e desta forma revitalizar e nutrir o couro cabeludo, aumentando a quantidade de folículos capilares; suavização da pele e redução da profundidade das rugas; melhora da elasticidade da pele; aumento da espessura da pele; e recuperação da estrutura dérmica, no caso da celulite são alguns exemplos.

Conheça alguns peptídeos utilizados em cosméticos:

B-White: agente clareador com inovador mecanismo de ação. Diferencia-se dos demais agentes clareadores por inibir tanto a pigmentação constitutiva (genética) quanto a facultativa (fotoexposição), reduzindo a pigmentação da pele e irregularidades de cor, como manchas causadas pela idade. Proporciona um efeito progressivo com brilho para uma pele mais uniforme. Tem um excelente perfil de segurança.
Carnosine: peptídeo de última geração, com ação antiaging completa. Promove ação antiglicante, combatendo as reações de cross-linking. Possui a capacidade de se ligar a fibras de colágeno envelhecidas que sofreram processo de glicação e perderam a elasticidade, sinalizando ao organismo a necessidade de sua renovação, revertendo sinais do envelhecimento.
TGP-2 peptídeo: é um oligopeptídeo derivado do Fator de Crescimento Transformador (TGF) que possui ação seletiva e proporciona clareamento da pele e retarda o crescimento de pelos simultaneamente. Tem ação despigmentante e anti-inflamatória.
Matryxil Sinthe 6: derivado do tripeptídeo KMK, atua como preenchedor de rugas, uniformiza o relevo cutâneo e suaviza as rugas através da reconstrução da pele desde seu interior, especialmente na região da testa e contorno dos olhos. Estimula a síntese de 6 componentes essenciais da matriz cutânea e da junção dermoepidérmica (colágeno I, III, IV, fibronectina, ácido hialurônico e laminina 5).
IDP2 Peptídeo: reconstitui epiderme, derme e tela subcutânea e promove o preenchimento de dentro para fora das camadas da pele. Diferencia-se dos demais peptídeos do mercado por ser nanoencapsulado, o que garante maior biodisponibilidade, por apresentar ação rápida em poucos dias de utilização e por ser o único que atua nas três camadas da pele. É um Decapeptídeo que promove a diferenciação/proliferação celular e aumento da produção de matriz extracelular. Estimula o crescimento de novos queratinócitos, promove ação epitelizante e a proliferação de fibroblastos.
Syn Coll: pequeno peptídeo de sequência única que imita o mecanismo do corpo para produzir colágeno via tgf-b (fator de crescimento tissular). Bioativo de alta penetração que remove qualquer tipo de ruga e repara as marcas de expressão. Estimula a síntese de colágeno, compensando o déficit natural ou provocado pelo envelhecimento precoce.
CG-EGF (Fator de Crescimento Epidermal): promove turnover celular, acelerando o processo de renovação da epiderme, reduzindo e prevenindo linhas e rugas, devolvendo a uniformidade no tom da pele, promovendo vitalidade e energia.
CG-IGF (Fator de Crescimento Insulínico): reduz e previne linhas e rugas por ativar a geração de novas células cutâneas, aumenta os níveis de colágeno e elastina da pele e reduz manchas avermelhadas. Fortalece os cabelos enquanto estimula os folículos capilares a produzir fios mais densos e fortes.
CG-VEGF (Fator de Crescimento Vascular): estimula a angiogênese, ou seja, a produção de novos capilares sanguíneos, melhorando a irrigação tecidual. Estimula o crescimento capilar pela facilitação da nutrição do folículo capilar.
b-FGF (Fator de Crescimento Fibroblástico básico): estimula os fibroblastos, prevenindo e reduzindo linhas e rugas pela ativação de novas células da pele, contribui para rejuvenescer a pele, reparar cicatrizes e escoriações e fortalece a elasticidade cutânea por induzir a síntese de colágeno e elastina.

Fonte: Momento da Estética

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Acrocomia aculeata (2) Alimentos (186) animal nutition (1) Aspectos Gerais (163) Aviação (21) Aviation market (11) Biocombustíveis (153) Biodiesel (52) Bioeconomia (14) Bioeletricidade (2) Biofertilizantes (1) Biofuels (68) Biomass (7) Biomassa (47) Biopolímeros (3) Bioquerosene (18) Biotechnology (20) Biotecnologia (2) Brazil (17) Cerrado (1) Ciência e Tecnologia (156) Clima e ambiente (155) climate changed (6) Cogeração de energia (9) COP24 (73) COP25 (8) Cosméticos (18) Crédito de Carbono (25) Cultivo (96) eco-friendly (2) Economia Internacional (59) Economia Verde (143) Economy (25) Ecosystem (1) Efeito estufa (3) Energia (24) Energia Renovável (127) event (4) Eventos (63) Extrativismo (19) Farelos (27) farm (1) Fibras (8) Floresta plantada (53) Food (38) food security (1) Fuels (15) Global warming (75) Green Economy (94) health (19) Industry 4.0 (1) IPCC (13) livestock (4) Low-Carbon (39) Lubrificantes e Óleos (8) Macaúba (449) Manejo e Conservação (28) Meio Ambiente (66) Melhoramento e Diversidade Genética (52) Mercado (3796) Mercado florestal (40) Nutrição animal (14) nutrition (9) Oil (38) Óleos (200) other (1) Paris Agreement (45) Pecuária (50) Pegada de Carbono (37) pirólise (1) Plant Based (5) Política (40) Produtos (118) proteína vegetal (13) Recuperação de área Degradada (20) renewable energy (5) Research and Development (7) SAF (1) Saúde e Bem-Estar (54) science and technology (21) Segurança Alimentar (31) Soil (7) Solos (8) Sustainability (26) Sustainable Energy (51) Sustentabilidade (252) Vídeo (193) World Economy (55)

Total de visualizações de página