Buscar

Depressão endogâmica em Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Mart. sob estruturação de populações

quarta-feira, agosto 14, 2019

Imagem relacionada

Autor: Guilherme Ferreira Simiqueli

Resumo: A macaúba é uma espécie promissora na obtenção de óleo para biodiesel. Entretanto, ocorre em pequenas populações acarretando em depressão endogâmica, que limita seu desenvolvimento, reduz o número de frutos e causa efeitos negativos nos demais caracteres. Portanto, o objetivo deste trabalho foi estimar a depressão endogâmica em caracteres vegetativos e produtivos, correlações, valores e parâmetros genéticos e populacionais (índice de fixação e Nem), bem como o efeito da estruturação em populações na acurácia da avaliação genética. Os dados foram coletados nos anos de 2013 a 2015 no Banco Ativo de Germoplasma de Macaúba (Araponga-MG) e são referentes à 293 indivíduos pertencentes à 44 famílias de meios irmãos, sendo que oito destas possuem pelo menos um indivíduo autofecundado. 

As famílias foram agrupadas em sete populações conforme a localização geográfica. A depressão foi evidente em caracteres produtivos e vegetativos, sendo maior nos primeiros e, principalmente, no número de frutos para algumas famílias. Para caracteres produtivos, poucas famílias apresentaram depressão exogâmica em relação aos vegetativos. O índice de fixação (FST) foi elevado para caracteres vegetativos e reduzido para os produtivos. O Nem foi inferior a um (<1) para os caracteres vegetativos, o que indica diferenciação por deriva. O modelo com os efeitos de população e genético mostrou-se adequado, obtendo altos valores de acurácia para caracteres com alto FST. As herdabilidades foram relativamente altas para alguns caracteres. A correlação genética foi alta entre os caracteres produtivos e com relação a um vegetativo (número de inflorescências). 

A depressão endogâmica pode ser considerada como uma das causas da redução do número de frutos, sendo menos acentuada em caracteres com alto F ST e baixo Nem. A seleção de 52 indivíduos com um tamanho efetivo populacional acima de 30 é adequada para formação de um pomar de sementes, pois diminui deriva e possibilita um alto ganho genético para produção de óleo (180%), o qual é elevado devido à variância existente no Banco de Germoplasma de Macaúba.

Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui.

Fonte: Locus UFV

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página