Buscar

Trem Intercidades pode ser movido a biodiesel

segunda-feira, julho 29, 2019

Trem da ex-Brightline, agora Virgin Trains: biodiesel no lugar de eletricidade (Divulgação)

Tecnologia com uso de combustível renovável é alternativa à eletrificação, mais utilizada em sistemas na Europa


O secretário Alexandre Baldy, responsável pela pasta dos Transportes Metropolitanos, e o presidente da CPTM, Pedro Moro, postaram no Instagram uma experiência a bordo de um trem da ex-Brightline (atual Virgin), ferrovia da Flórida que utiliza biodiesel como combustível. Segundo eles, a tecnologia pode ser usada no Trem Intercidades (TIC), projeto iniciado por Geraldo Alckmin e assumido pelo atual governador João Doria como uma de suas prioridades no setor ferroviário.

A proposta é mais um aspecto em que o projeto original do trem regional se distancia da solução buscada pela atual gestão. Quando começou os estudos para implantar o TIC, o governo do estado pretendia criar uma rede de trens de média velocidade com vias praticamente próprias e eletrificadas. Novas estações seriam construídas como terminal desses serviços como Água Branca e Parque da Mooca no conceito de “Gare”, como na Europa. No entanto, o alto custo desse projeto fez a gestão Alckmin desistir dele e buscar uma alternativa híbrida em que se usasse mais partes da infraestrutura atual, que é compartilhada com a CPTM e as concessionárias de carga.

Já no governo Doria, o projeto tem sido tocado às pressas e com isso deverá utilizar apenas as vias existentes atualmente. A novidade é que, caso opte pelas locomotivas a biodiesel, o governo deixará de investir na eletrificação de vários trechos como o que vai de Jundiaí a Campinas e Americana, que hoje não têm trens de passageiros. Segundo Pedro Moro, a economia com a essa opção é de mais de R$ 1 bilhão.


Pouco poluente

A adoção de locomotivas a diesel é mais comum nos EUA enquanto Europa e Ásia têm uma infraestrutura voltada para vias eletrificadas sobretudo pela questão ecológica. Mas o advento do biodiesel, extraído de óleos vegetais, tem impulsionado a conversão de ferrovias a diesel para o consumo desse tipo de combustível. Embora se fale que não é poluente, como fez questão de afirmar Baldy em seu vídeo, o biodiesel emite sim substâncias nocivas, mas em quantidades muito baixas se comparado aos combustíveis fósseis.

Pedro Moro e Alexandre Baldy testam o trem americano: espera-se que ideia seja positiva para os usuários (Reprodução)

Seu rendimento é pior que o diesel e a manutenção é considerada um pouco mais complexa além de existirem problemas de funcionamento em temperaturas baixas, segundo entidades internacionais do setor de energia. Mas eles não tiram o mérito ecológico do combustível que tem sido usado por algumas empresas como a Virgin Trains, na Inglaterra.

Aliás, a Virgin adquiriu os direitos de imagem da ferrovia Brightline, única empresa privada a levar passageiros nos EUA. O serviço, que liga Miami a West Palm Beach com parada em Fort Laudardale, estreou em janeiro de 2018 e pretende chegar a Orlando em 2022. Ele utiliza locomotivas Siemens que levam 8.300 litros de biodiesel e movimentam quatro vagões de passageiros em duas classes. A viagem, que percorre cerca de 100 km, praticamente a mesma distância de São Paulo e Campinas, leva uma hora em velocidades que variam de 130 a 200 km/h.

Emobra não sejam barulhentos, os trens a diesel emitem mais ruídos que os movidos a eletricidade, como temos notado diariamente aqui em Londres. Com a preocupação ambiental europeia, esses trens que utilizam combustível fossil estão com os dias contados, mas não parece haver consenso sobre qual a melhor tecnologia a substituí-los.

Em São Paulo, a adoção de locomotivas a biodiesel não só parece tornar o projeto mais barato em tempos de orçamento curto. Ela também denota um prazo mais rápido para tirar do papel o Trem Intercidades, o que pode ser ótimo para a população, desde que feito da maneira correta e não apenas para ser inaugurado ainda nesse mandato.

Fonte: Metrô CPTM

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Abastecimento (26) Abiove (8) acordo (1) Acordo Internacional (31) Acrocomia aculeata (74) Agricultura (261) Agricultura 4.0 (5) agriculture (1) Agroenergia (126) Agroindústria (25) Agronegócio (225) Agropecuária (51) Água (21) Àgua (1) Alimentação Saudável (12) Alimentos (361) Amazônia (70) Ambiente (1) animal nutition (1) ANP (83) Arte (1) Artigo (46) Aspectos Gerais (177) Aviação (32) Aviation fuel (7) Aviation market (21) B12 (3) B13 (2) Bebidas (2) Bioativo (3) Biochemistry (5) Biocombustíveis (431) Biodefensivos (4) Biodiesel (322) Biodiesel Empresas (1) Biodiversidade (11) Bioeconomia (114) Bioeconomia Agronegócio (1) Bioeletricidade (25) Bioenergia (207) Biofertilizantes (10) Biofuels (103) Bioinsumos (12) Biomas (1) Biomass (7) Biomassa (88) Biomateriais (6) bioplásticos (1) Biopolímeros (15) Bioproducts (3) Bioprodutos (23) Bioquerosene (44) Biorrefinaria (2) Biotechnology (35) Biotecnologia (83) BNDES (2) Bolsa de Valores (27) Brasil (59) Brazil (29) Cadeia Produtiva (15) Capacitação (29) CAR (4) Carbonatação (1) Carbono (2) Carbono Neutro (7) Carbono Zero (19) Carvão Ativado (10) carvão vegetal (3) CBios (68) CCEE (1) cellulose (1) Celulose (15) Cerrado (21) Chuvas (5) Cidades (1) Ciência e Tecnologia (388) Clima e ambiente (278) Clima e ambiente Preços (1) climate changed (60) CNA (1) Cogeração de energia (30) Combustíveis (99) Combustíveis Fósseis (40) Combustíveis verde (1) Comércio (45) Consciência Ecológica (24) COP24 (76) COP25 (20) COP26 (6) Copolímeros (2) Cosméticos (40) Crédito de Carbono (42) Crédito Rural (17) Créditos de Descarbonização (25) Culinária (1) Cultivo (122) Culturas Perenes. Agricultura (1) Curso (10) Dados (1) Davos (4) Dendê (4) Desafios (3) Descarbonização (2) Desenvolvimento Sustentável (178) Desmatamento (6) Diesel (19) Diesel Verde (22) eco-friendly (5) Economia (90) Economia Circular (12) Economia Internacional (113) Economia Sustentável (4) Economia Verde (173) Economy (32) Ecosystem (6) Educação (1) Efeito estufa (18) Eficiência energética (54) Embrapa (2) Emissões de Carbono (55) Empreendedorismo (8) Empresas (152) Energia (98) energia limpa (13) Energia Renovável (252) Energia Solar Fotovoltaica (22) ESG (20) Estudo (2) Etanol (81) Europa (1) event (11) Eventos (152) Exportações (91) Extrativismo (61) FAO (6) Farelos (45) farm (1) Fertilidade (2) Fibras (9) Finanças (5) Financiamento (1) Floresta (25) Floresta plantada (114) Fomento (40) Food (42) food security (8) forest (1) Fruticultura (8) Fuels (27) Gamificação (1) Gás (3) Gás natural (1) Gasolina (3) Gastronomia (1) GEE (3) Glicerina (2) Global warming (114) Green Economy (127) health (23) Hidrogênio Verde (3) História (1) IBP (1) ILPF (5) Incentivos (4) India (1) indústria (1) Industry (1) Industry 4.0 (2) Ìnovaç (1) Inovação (182) Instituição (1) Insumos (3) Investimento (7) IPCC (14) IPFL (1) L72 (4) L73 (7) Legislação (10) Lignina (7) livestock (4) Low-Carbon (53) Lubrificantes e Óleos (20) Macaúba (590) Madeira (20) Mamona (1) Manejo e Conservação (109) MAPA (32) Máquinas e equipamentos (1) Mata Atlântica (5) Matéria Prima (2) Matéria-Prima (3) Matéria-PrimaResíduos (1) matérias-primas (3) MCTI (1) Meio Ambiente (288) Melhoramento e Diversidade Genética (71) Mercado (4107) Mercado de Combustíveis (67) Mercado Financeiro (12) Mercado florestal (72) Mercado Internacional (45) Metas (4) Micotoxinas (1) Milho (17) Minas Gerias (1) MMA (1) MME (48) Mudanças Climáticas (36) mudas (2) Mundo (152) Nações Unidas (4) Negócios (9) nergia limpa (1) net-zero (36) Nutrição animal (18) nutrition (9) Oil (51) Oleaginosas (99) Oleochemicals (10) Óleos (252) Óleos Essenciais (8) Óleos Vegetais (23) OMC (2) ONGs (1) ONU (15) Oportunidade (5) Oportunidades (7) other (1) Palm (2) Palma (30) palmeiras (3) Paris Agreement (93) Pecuária (88) Pegada de Carbono (103) Personal Care (3) Pesquisa (77) Pessoas (2) Petrobras (9) Petróleo (33) PIB (5) pirólise (3) Plano Safra (1) Plant Based (28) Política (81) Política Ambiental (2) políticas públicas (1) Preços (64) Preservação Ambiental (46) Produção Agrícola (1) Produção Animal (8) Produção Integrada (1) Produção Sustentável (61) Produção vegetal (10) Produtividade (52) Produtos (150) Proteção Ambiental (11) proteína vegetal (28) Qualidade do Ar (2) químicos verdes (1) Recuperação Ambiental (6) Recuperação de área Degradada (47) Recuperação Econômica (3) Reflorestamento (27) regulamentação (2) Relatório (15) renewable energy (19) RenovaBio (73) Report (2) Research and Development (11) Resíduos (16) Sabão (1) SAF (6) Safra (2) Saúde e Bem-Estar (128) science and technology (48) Sebo (5) Segurança Alimentar (150) Segurança Energética (14) Selo Social (12) sementes (2) silvicultura (2) Sistema Agroflorestal (40) Sistemas Integrados (24) Sociobiodiersidade (5) Soil (9) Soja (77) Solos (52) Sustainability (59) Sustainable Energy (69) Sustentabilidade (643) Tecnologia (51) Tempo (1) Títulos verdes (3) Transportes (5) Turismo Sustentável (6) Unica (1) Vídeo (260) World (5) World Economy (79) Zero-Carbon (2)

Total de visualizações de página