Buscar

Propriedades físicas da ráquis da macaúba visando o projeto de máquinas agrícolas

quarta-feira, julho 03, 2019

Imagem: autor
Autor: Ricardo Cunha Rodrigues de Oliveira Zenil

Resumo: A macaúba é uma palmeira de grande dispersão geográfica e alta produtividade de óleo, cerca de 6000 kg∙ha-1∙ano-1, ao qual pode ser destinado à produção de biodiesel. Entretanto, a colheita dos cachos é onerosa devido à falta de equipamentos adequados. Com a finalidade de melhorar tanto a qualidade dos frutos e a eficiência na colheita, uma alternativa é empregar o uso de máquinas que utilizam o princípio de vibrações mecânicas. Esse trabalho foi desenvolvido com a finalidade de determinar as propriedades geométricas, físicas e mecânicas da ráquis do cacho de macaúba. 

Foram utilizados quatro diferentes acessos nos estádios de maturação verde e maduro. As propriedades geométricas foram determinadas por meio de medições diretas nos corpos de prova. Ensaios de compressão e vibração foram realizados para determinar propriedades físicas e mecânicas da ráquis de macaúba. As massas específicas da ráquis tendem a diminuir do terço superior para o inferior. O Módulo de Elasticidade obtido para a ráquis de macaúba para o estádio de maturação verde foi 51,97 MPa, e para o estádio de maturação maduro foi de 37,93 MPa. O coeficiente de Poisson para a ráquis de macaúba foi de 0,29 e 0,31 para os estádios de maturação verde e maduro, respectivamente. 

A transmissibilidade média encontrada foi de 0,39. Os valores encontrados para as frequências naturais nos ensaios de vibração foram de 22,65 e 45,25 Hz para os estádios de maturação verde e maduro, respectivamente.

Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui.

Fonte: Locus UFV

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página