Buscar

ILPF é atração em unidade de conservação na Serra da Mantiqueira

sexta-feira, julho 26, 2019

Resultado de imagem para Serra da Mantiqueira

No dia nacional de visitação às Unidades de Preservação, pesquisadores da Embrapa falam de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta no Parque Estadual de Ibitipoca.


Cerca de 500 pessoas visitaram um estande com informações sobre Integração Lavoura- Pecuária-Floresta (ILPF), montado próximo à área de camping do Parque Estadual de Ibitipoca, situado na Serra da Mantiqueira, a 250 quilômetro de Belo Horizonte-MG. A visita ocorreu no Dia Nacional de Visitação às Unidade de Conservação, comemorado no dia 21 de julho. Pesquisadores da Embrapa falaram sobre o papel da ILPF na conservação ambiental. Segundo o pesquisador da Embrapa, Carlos Renato de Castro, a ILPF é uma prática recomendada para a zona de amortecimento, que fica no entorno das unidades de conservação.

O estande foi montado pela Embrapa Gado de Leite, com apoio de um grupo de escoteiros de Juiz de Fora e da polícia do meio ambiente de Minas Gerais. A ação fez parte do evento “Um dia no Parque”, criado para comemorar a data. Quem visitou o estande pode interagir com uma maquete de ILPF em realidade aumentada, usando um aplicativo que mostra os efeitos negativos da degradação e as vantagens para a sustentabilidade ambiental do consórcio da lavoura e pecuária com sistemas florestais.

Uma maquete física também esteve à disposição do público. Nela, pode se conhecer as várias áreas de atuação da pesquisa agropecuária em uma unidade de produção de leite. As crianças que visitaram o Parque foram presenteadas com o livro “As Férias de Julho no Sítio da Tia Amélia”, de autoria da pesquisadora da Embrapa, Deise Xavier, para incentivar a leitura e despertar curiosidade sobre a atividade agropecuária e a importância do leite como alimento para o consumo humano. A Embrapa Gado de Leite também coordenou a Passarinhada, uma caminhada pelas trilhas do parque para observação e fotografia de aves na região.

ILPF e Ibitipoca – A integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é uma estratégia de produção sustentável que está se consolidando no Brasil como importante opção para o setor produtivo agropecuário. A tecnologia consiste na diversificação e integração dos diferentes sistemas produtivos (agrícolas, pecuários e florestais) dentro de uma mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotação, de forma que haja benefícios para todas as atividades. A estratégia de ILPF, nas suas diferentes modalidades, está sendo adotada em vários níveis de intensidades nos biomas brasileiros.

O Parque Estadual de Ibitipoca é um parque florestal localizado no município de Lima Duarte-MG. Com uma área de 1 488 hectares, está situado a três quilômetros do distrito de Conceição do Ibitipoca, que se sustenta com o turismo atraído pelo parque. Criado em 4 de julho de 1973, é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais. O ingresso no parque é pago e a visitação limitada. A área de camping possui infraestrutura de restaurante, lanchonete e banheiros. Os pesquisadores da Embrapa Maria de Fátima Ávila Pires e Carlos Renato de Castro, integram o Conselho Consultivo do Parque. “Existe uma forte ligação da Embrapa Gado do Leite com as comunidades do entorno. Há mais de uma década desenvolvemos atividades de pesquisa e transferência de tecnologia para moradores e produtores daquela região”, lembra Maria de Fátima.

As ações da Embrapa na região começaram com um projeto para despertar o turismo rural, que teve vários desdobramentos, como o monitoramento da água e a disseminação do uso de fossas sépticas, bem como a implantação de fossas em algumas propriedades. A Embrapa também participou de um programa de identificação de plantas medicinais e atuou na implantação de unidades demonstrativas de sistemas silvipastoris. A Empresa apoia ainda as ações de caracterização do queijo artesanal de Ibitipoca.

Fonte: Jornal Dia A Dia

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Acrocomia aculeata (20) Alimentos (227) animal nutition (1) Aspectos Gerais (177) Aviação (27) Aviation market (13) Biocombustíveis (177) Biodiesel (76) Bioeconomia (15) Bioeletricidade (2) Biofertilizantes (1) Biofuels (88) Biomass (7) Biomassa (54) Biopolímeros (3) Bioquerosene (18) Biotechnology (21) Biotecnologia (2) Brazil (20) Cerrado (3) Ciência e Tecnologia (182) Clima e ambiente (190) climate changed (28) Cogeração de energia (9) COP24 (76) COP25 (16) Cosméticos (20) Crédito de Carbono (30) Cultivo (96) eco-friendly (2) Economia Internacional (62) Economia Verde (159) Economy (25) Ecosystem (1) Efeito estufa (7) Energia (28) Energia Renovável (158) event (6) Eventos (79) Extrativismo (20) Farelos (27) farm (1) Fibras (8) Floresta plantada (64) Food (41) food security (1) forest (1) Fuels (16) Global warming (79) Green Economy (123) health (22) Industry 4.0 (1) IPCC (14) livestock (4) Low-Carbon (40) Lubrificantes e Óleos (20) Macaúba (515) Manejo e Conservação (44) Meio Ambiente (90) Melhoramento e Diversidade Genética (52) Mercado (3846) Mercado florestal (46) Nutrição animal (15) nutrition (9) Oil (44) Oleochemicals (1) Óleos (213) other (1) Paris Agreement (64) Pecuária (62) Pegada de Carbono (42) pirólise (1) Plant Based (7) Política (55) Produtos (149) proteína vegetal (25) Recuperação de área Degradada (25) renewable energy (10) Research and Development (7) SAF (1) Saúde e Bem-Estar (80) science and technology (26) Segurança Alimentar (37) Soil (7) Solos (8) Sustainability (39) Sustainable Energy (53) Sustentabilidade (305) Vídeo (193) World Economy (68)

Total de visualizações de página