Buscar

Caracterização biométrica de frutos de macaúba em diferentes estádios de maturação, provenientes de duas regiões do estado de Minas Gerais

terça-feira, julho 16, 2019



Autores: Jose Maria Gomes Neves, Antonio Amorim Brandão, Humberto Pereira Da Silva, Paulo Henrique Continho, César Fernandes Aquino, Julia Morais Fontes, Delacyr Da Silva Brandão

Resumo: Objetivou-se com este trabalho estudar a caracterização biométrica dos constituintes dos frutos (epicarpo, mesocarpo e endocarpo) de macaúba em diferentes estádios de maturação, oriundos de duas regiões do estado de Minas Gerais. Os frutos de macaúba foram selecionados e classificados de acordo como estes foram encontrados no estádio de maturação fisiológica: Imaturo, Maduro e Deteriorado. 

Foram feitas as medições (DEL e DEE) e a pesagem das diferentes partes do fruto. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 3 x 3 (2 localidades de coletas dos frutos; 3 estádios de maturação dos frutos e as 3 partes que constituem o fruto de macaúba - epicarpo, mesocarpo e endocarpo + amêndoa.). Os dados da porcentagem das características biométrica foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Scott – Knott a 1 % de probabilidade.  

Evidenciou-se que os frutos de macaúba coletados na região de Brasília de Minas apresentaram as melhores características biométricas e rendimento de polpa quando coletados no estádio imaturo, enquanto que na região de Matozinhos essas características biométricas dos frutos se expressaram no estádio de maturação maduro.

Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui.

Fonte: IF Goiano

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página