Buscar

Avaliação da Composição Mineral de Frutos de Macaúba

terça-feira, julho 23, 2019

Resultado de imagem para frutos macaúba

Autora: Wesley Machado, Felipe Fernandes Lira, José Victor Freitas dos Santos, Lúcia Sadayo Assari Takahashi, Maria de Fátima Guimarães, Alex Carneiro Leal

Resumo: A macaúba, Acrocomia aculeata, é uma palmeira típica do Brasil com características distintas das suas três subespécies: totai, intumescens e sclerocarpa. O presente trabalho visa avaliar a composição mineral de duas subespécies de macaúba coletadas em duas localidades diferentes. 

As análises foram realizadas no Laboratório de Nutrição Vegetal, UEL, os frutos foram coletados em duas localidades diferentes, em Paranavaí-PR (totai) e Contagem-MG (sclerocarpa). Foram realizadas análises de N, P, K, Ca, Mg, Cu, Fe, Mn e Zn. A amêndoa foi a parte do fruto que mais sofreu diferença estatística para a maioria dos nutrientes. 

A polpa apresentou valores superiores ao da amêndoa em alguns nutrientes. Cada subespécie possui características químicas distintas e que a região onde se concentra pode ser um dos fatores de relevância para os resultados encontrados.

Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui.

Fonte: UEL

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página