Buscar

Sistemas agroecológicos são mais sustentáveis, afirma pesquisa

quinta-feira, junho 06, 2019

Documentário traz dados importantes sobre agroecologia - Foto: Ana Lira

Sistemas agroecológicos são mais sustentáveis, afirma pesquisa

Estudo realizado no semiárido de Pernambuco será lançado em vídeo e apresenta dados sobre agroecologia.

O Centro Sabiá lançou nesta quarta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, o vídeo “Agroecologia é Vida”. O curta, que utiliza a técnica da relatoria gráfica, traz informações sobre a importância da agroecologia e as vantagens em se produzir e consumir alimentos agroecológicos.

O curta entrou no ar às 10h de amanhã nas redes sociais da organização, e traz resultados do Estudo Agroecologia no Semiárido de Pernambuco “Centro Sabiá: Caminhos para a Construção de Sistemas Alimentares Sustentáveis”, realizado juntamente com a agência da cooperação alemã Misereor.

A pesquisa integra um conjunto de investigações realizadas em regiões semiáridas da Ásia, África e América Latina. Em Pernambuco, 400 famílias agricultoras, das regiões Agreste e Sertão integraram o estudo. O curta apresenta alguns resultados do documento e os desafios colocados para a prática da agroecologia no Brasil.

“A proposta é ajudar a população a entender o que é a agroecologia e como ela é importante para quem produz e para quem consome. Nós, junto a outras organizações, agricultores e agricultoras do movimento agroecológico, construímos ao longo dos últimos anos muitas informações e resultados desse trabalho. Com o vídeo queremos popularizar a agroecologia, e acreditamos que a comunicação é importante para isso”, pontua Carlos Magno, coordenador técnico-pedagógico do Centro Sabiá.

Entre os resultados da pesquisa está a constatação de que na agroecologia a produção é mais sustentável, o que contribui com a preservação da biodiversidade e a recuperação de áreas degradadas. Outro resultado diz respeito à geração de renda, que é maior em cenários de agroecologia: um sistema agroecológico tem dez reais a mais de produtividade econômica por dia do que um sistema não agroecológico, o que significa três mil reais a mais de renda anual.

O vídeo também apresenta alguns desafios da agroecologia, como a desigualdade de gênero. Tanto em sistemas agroecológicos como em sistemas não agroecológicos de produção, as mulheres ainda trabalham mais que os homens e com isso têm uma grande sobrecarga.

Pré-estréia

Na terça-feira (04), o Centro Sabiá realizou uma pré-estreia do vídeo, aberta ao público, na frente da sua sede e com projeção na rua. O evento contou com produtos agroecológicos, vendidos na hora, confecção de camisas com a técnica do estêncil, sorteios e venda de cerveja artesanal. A sede fica na Rua do Sossego, nº 355, no bairro da Boa Vista.

“Será um momento de celebrar, de forma descontraída e informal, com amigos, amigas, e quem mais quiser assistir o vídeo conosco. Todas as pessoas que quiserem conhecer mais sobre essa produção e sobre a agroecologia estão convidadas”, explica Carlos.

A pesquisa completa já está disponível no site do Centro Sabiá, no endereço: www.centrosabia.org.br. A partir das 10h, o curta estará nas páginas do Centro sabiá no Youtube e Facebook.

Fonte: Jornal GGN

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Acrocomia aculeata (20) Alimentos (227) animal nutition (1) Aspectos Gerais (177) Aviação (27) Aviation market (13) Biocombustíveis (177) Biodiesel (76) Bioeconomia (15) Bioeletricidade (2) Biofertilizantes (1) Biofuels (88) Biomass (7) Biomassa (54) Biopolímeros (3) Bioquerosene (18) Biotechnology (21) Biotecnologia (2) Brazil (20) Cerrado (3) Ciência e Tecnologia (182) Clima e ambiente (190) climate changed (28) Cogeração de energia (9) COP24 (76) COP25 (16) Cosméticos (20) Crédito de Carbono (30) Cultivo (96) eco-friendly (2) Economia Internacional (62) Economia Verde (159) Economy (25) Ecosystem (1) Efeito estufa (7) Energia (28) Energia Renovável (158) event (6) Eventos (79) Extrativismo (20) Farelos (27) farm (1) Fibras (8) Floresta plantada (64) Food (41) food security (1) forest (1) Fuels (16) Global warming (79) Green Economy (123) health (22) Industry 4.0 (1) IPCC (14) livestock (4) Low-Carbon (40) Lubrificantes e Óleos (20) Macaúba (515) Manejo e Conservação (44) Meio Ambiente (90) Melhoramento e Diversidade Genética (52) Mercado (3846) Mercado florestal (46) Nutrição animal (15) nutrition (9) Oil (44) Oleochemicals (1) Óleos (213) other (1) Paris Agreement (64) Pecuária (62) Pegada de Carbono (42) pirólise (1) Plant Based (7) Política (55) Produtos (149) proteína vegetal (25) Recuperação de área Degradada (25) renewable energy (10) Research and Development (7) SAF (1) Saúde e Bem-Estar (80) science and technology (26) Segurança Alimentar (37) Soil (7) Solos (8) Sustainability (39) Sustainable Energy (53) Sustentabilidade (305) Vídeo (193) World Economy (68)

Total de visualizações de página