Buscar

Repetibilidade em características biométricas do fruto de macaúba

terça-feira, junho 04, 2019

Resultado de imagem para fruto de bocaiuva
Autores: Candida Elisa Manfio; Sérgio Yoshimitsu Motoike; Carlos Eduardo Magalhães dos Santos; Leonardo Duarte Pimentel; Vanessa de Queiroz; Aurora Yoshiko Sato

Resumo: Estimativas do coeficiente de repetibilidade têm sido utilizadas no estudo de caracteres de várias espécies de palmeiras, auxiliando na definição do número e período adequado de avaliações dos genótipos para maior eficiência dos programas de melhoramento. Para macaúba, não há relatos de estudos dessa natureza. Nesse contexto, faz-se importante a determinação do coeficiente de repetibilidade das seguintes características biométricas dos frutos: peso do fruto, volume do fruto, diâmetro equatorial do fruto, peso da amêndoa, volume da amêndoa, diâmetro da amêndoa e espessura do endocarpo; e a determinação do número mínimo de avaliações para um eficiente processo de seleção e avaliação de subamostras de macaúba. 

O trabalho foi desenvolvido no Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa, analisando-se 145 subamostras de macaúba, provenientes de coletas realizadas nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pará, Maranhão e Pernambuco. Houve diferença significativa para todas as características analisadas e observou-se concordância nas magnitudes dos coeficientes de repetibilidade de cada característica, obtidos pelos diferentes métodos. No entanto, os coeficientes de repetibilidade variam entre as oito características, de 0,68 a 0,99, observados para a característica espessura do endocarpo e volume da amêndoa, respectivamente. 

As estimativas dos coeficientes de determinação obtidas a partir das 10 repetições para as oito características e pelos quatro métodos foram superiores a 95%. A avaliação de quatro frutos é suficiente para compreensão das características estudadas das subamostras de macaúba com 90% de acurácia.

Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui.

Fonte: Scielo

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página