Buscar

Realidade virtual mostra tecnologia agropecuária

sexta-feira, junho 14, 2019


Quem visitar o Pec Nordeste poderá conhecer, por meio de um túnel de realidade virtual, o funcionamento do Sistema de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF). No estande Rede ILPF em parceria com a Embrapa, os visitantes serão convidados a usar óculos de realidade virtual e conhecer a transformação de uma área degradada, com baixa capacidade de produção, em uma área produtiva e sustentável.

No túnel, o público percorrerá 16 estações, nas quais verá diferentes aspectos do Sistema ILPF como o comportamento de raízes, infiltração de água, ciclagem de nutrientes e ciclo de gases de efeito estufa. Um áudio, em português ou inglês, explica cada imagem.

O Pec Nordeste acontece no Centro de Eventos do Ceará, entre os próximos dias 13 e 15. O acesso ao espaço de exposições é aberto ao público. Um vídeo com experiência do túnel de realidade virtual pode ser visto no link https://www.youtube.com/watch?time_continue=10&v=7PWA43E9pGU

A ILPF é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades. Busca otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade, diversificando a produção e gerando produtos de qualidade. Com isso reduz a pressão sobre a abertura de novas áreas.

O presidente do conselho gestor da rede ILPF, Renato de Aragão Ribeiro Rodrigues, pesquisador da Embrapa, explica que realidade virtual e aumentada vêm sendo utilizadas para mostrar o sistema em ações de transferência de tecnologia, capacitação, divulgação e sensibilização do público. “Através dessas tecnologias, conseguimos simular o que acontece no campo, mesmo estando dentro de um evento”, diz.

A experiência imersiva e de conhecimento funciona a partir da adaptação do aplicativo “Maquete Virtual de ILPF em Realidade Aumentada”, desenvolvido pelos jornalistas José Heitor Vasconcelos e Gabriel Rezende Faria, da Embrapa. Uma grande vantagem dessa ferramenta é a facilidade de ser replicada. Basta imprimir os 16 targets e montá-los num caminho sequencial. Também é necessário ter um smartphone com o aplicativo baixado, fone de ouvido e óculos de RV. Modelos simples, vendidos por R$ 25 na internet, já são suficiente. Aplicativo targets estão disponíveis para download gratuito no site www.ilpf.com.br.

Seminário – Durante o Pec Nordeste será realizado o Seminário Nordeste – Inovações na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. O evento reunirá especialistas que abordarão as inovações voltadas aos sistemas ILPF com bons resultados para a região Nordeste. As inscrições podem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/seminario-nordeste-inovacoes-na-integracao-lavoura-pecuaria-floresta__527539

O Seminário é uma iniciativa da Embrapa e da Rede ILPF, em parceria com a Federação da Agropecuária do Estado do Ceará.

A ILPF é uma estratégia de produção sustentável que tem sido adotada em todo o Brasil, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sul. Hoje, no Brasil, aproximadamente 1,6 a 2 milhões de hectares utilizam os diferentes formatos da estratégia ILPF e a estimativa é de que, para os próximos 20 anos, possa ser adotada em mais de 20 milhões de hectares.  O Nordeste conta com 1,3 milhão de hectares implantados. No Ceará, são pouco mais de 40 mil hectares.
Segundo Renato Rodrigues, a disseminação da ILPF no Nordeste ainda é um pouco tímida, embora haja um potencial muito grande. A Bahia é o estado que mais se vale esse sistema de produção em números absolutos, enquanto o Rio Grande do Norte já utiliza a tecnologia em 10% de sua área produtiva.

O pesquisador da Embrapa João Pratagil Pereira de Araújo, coordenador do Seminário Nordeste – Inovações na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, explica que o sistema melhora a renda no campo porque promove uma maior eficiência no uso de fertilizantes, menor demanda por agroquímicos, quebra no ciclo de pragas e doenças e de plantas daninhas. Segundo ele, além de efeitos positivos sobre a renda do produtor rural, somam-se benefícios mais amplos à sociedade, pelo aumento da oferta de alimentos, fibras e energia e favorecimento para a consolidação de um ambiente macroeconômico mais estável.  

Sobre a Rede ILPF – A Associação Rede ILPF é uma parceria público-privada formada pela Embrapa, a cooperativa Cocamar e as empresas Bradesco, Ceptis, John Deere, Premix, Soesp e Syngenta. Tem o objetivo de acelerar uma ampla adoção das tecnologias de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) por produtores rurais como parte de um esforço visando a intensificação sustentável da agricultura brasileira.

Fonte: Embrapa

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Acrocomia aculeata (20) Alimentos (227) animal nutition (1) Aspectos Gerais (177) Aviação (27) Aviation market (13) Biocombustíveis (177) Biodiesel (76) Bioeconomia (15) Bioeletricidade (2) Biofertilizantes (1) Biofuels (88) Biomass (7) Biomassa (54) Biopolímeros (3) Bioquerosene (18) Biotechnology (21) Biotecnologia (2) Brazil (20) Cerrado (3) Ciência e Tecnologia (182) Clima e ambiente (190) climate changed (28) Cogeração de energia (9) COP24 (76) COP25 (16) Cosméticos (20) Crédito de Carbono (30) Cultivo (96) eco-friendly (2) Economia Internacional (62) Economia Verde (159) Economy (25) Ecosystem (1) Efeito estufa (7) Energia (28) Energia Renovável (158) event (6) Eventos (79) Extrativismo (20) Farelos (27) farm (1) Fibras (8) Floresta plantada (64) Food (41) food security (1) forest (1) Fuels (16) Global warming (79) Green Economy (123) health (22) Industry 4.0 (1) IPCC (14) livestock (4) Low-Carbon (40) Lubrificantes e Óleos (20) Macaúba (515) Manejo e Conservação (44) Meio Ambiente (90) Melhoramento e Diversidade Genética (52) Mercado (3846) Mercado florestal (46) Nutrição animal (15) nutrition (9) Oil (44) Oleochemicals (1) Óleos (213) other (1) Paris Agreement (64) Pecuária (62) Pegada de Carbono (42) pirólise (1) Plant Based (7) Política (55) Produtos (149) proteína vegetal (25) Recuperação de área Degradada (25) renewable energy (10) Research and Development (7) SAF (1) Saúde e Bem-Estar (80) science and technology (26) Segurança Alimentar (37) Soil (7) Solos (8) Sustainability (39) Sustainable Energy (53) Sustentabilidade (305) Vídeo (193) World Economy (68)

Total de visualizações de página