Buscar

Projeto Mandala produz dezenas de quilos de peixe para a Cantina da Solidariedade em Pium

sexta-feira, junho 21, 2019

A Cantina da Solidariedade da cidade de Pium, no oeste do Tocantins, recebeu na manhã desta quinta-feira (20) dezenas de quilos de peixes produzidos no Projeto Mandala, um sistema de produção sustentável de alimentos utilizado no município desde 2018.

O sistema mandala possui estrutura circular de plantio e visa diversificar a atividade agrícola. Cada segmento ajuda o outro a sobreviver. Em Pium, além de peixes, também são produzidos ovos caipiras e hortaliças. “O sistema gera economia dos meios e recursos, pois reutiliza a água e recicla nutrientes a partir dos excrementos dos animais e da compostagem”, explicou o secretário municipal de Administração, Paulo Ceza.

De acordo com o prefeito Dr. Valdemir Barros, o projeto é referência em produção de alimentos de qualidade de forma sustentável e saudável.

Na Cantina da Solidariedade, os alimentos produzidos na mandala são utilizados para preparar refeições para pequenos produtores rurais que vêm da zona rural e geralmente não têm onde almoçar na cidade.

(Foto: Divulgação)

Como funciona

Baseado no conceito de agricultura sustentável, o sistema agrícola mandala tem no centro um reservatório de água com formato circular. Ele serve para irrigar a plantação e também é destinado para a criação de peixes e aves. Além disso, o esterco dos animais pode servir de adubo e a água é distribuída com a ajuda de uma bomba elétrica.


Ilustração do Sistema Mandala (Imagem: Divulgação)

Em seguida vêm os primeiros anéis, destinados para o cultivo de hortaliças e plantas medicinais. Os círculos seguintes são reservados para o plantio de milho, feijão, abóbora e frutíferas, por exemplo.

O último círculo da mandala agrícola serve para construir cercas vivas e quebra-ventos. Assim, ajudará a melhorar a produtividade e também servirá de alimento para os animais.





Fonte: Surgiu

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página