Buscar

Ocorrência de macauba (Acrocomia aculeata) em área de pastagem, Pontalina (GO)

segunda-feira, junho 10, 2019


Autores: Maria José de Magalhães Rodrigues; Jonas Costa Calixto; Alik Timóteo de Sousa

Resumo: Em Pontalina, GO, existem muitas espécies de frutíferas do Cerrado dentre elas a palmeira macaúba tem resistido ao processo de desmatamento devido a sua relativa importância para alimentação do gado bovino. A pesquisa tem como objetivo caracterizar o ambiente de ocorrência natural de macaúba em uma área de pastagem, na microbacia do ribeirão Marimbondo, buscando relacionar as características de textura e química dos solos com a ocorrência dessa frutífera. 

A investigação foi realizada a partir da fundamentação teórica sobre o tema, sucedida por atividades de campo para caracterização do ambiente de ocorrência natural da macaúba em área de Cerrado, com a presença igual ou superior a cinquenta indivíduos por um hectare; para registros fotográficos do ambiente e coletas de nove amostras deformadas de solos na profundidade de 0-20 cm para análises de textura e química de rotina. 

As macaúbas encontradas na área são frondosas e vistosas com abundância de frutos e indivíduos jovens, mesmo ocorrendo sobre solos rasos, arenosos e quimicamente pobres, exceto em locais que ocorrem a concentração de cálcio encontrada em três pontos da área estudada.


Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui.

Fonte: Anais UEG

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página