Buscar

Alemanha deseja claro posicionamento da UE sobre o clima

sexta-feira, junho 21, 2019

Deutschland will EU-Klimabekenntnis

Uma economia livre da emissão de gases do efeito estufa até 2050 – esta meta deve ser fixada agora pela UE, segundo a reivindicação da Alemanha.

Luxemburgo (dpa) – A Alemanha espera um claro posicionamento da Cúpula da UE, no final desta semana, sobre uma economia sem emissões adicionais de gases do efeito estufa até o ano de 2050. «Estamos trabalhando para isso», afirmou o secretário de Estado para a Europa, Michael Roth, na terça-feira em Luxemburgo.

«A neutralidade de gases do efeito estufa até 2050 é para nós uma meta preponderante», declarou o político. «A União Europeia precisa fomentar a coragem também em escala global». A UE deve gerar clareza o mais depressa possível, a fim de que todos os envolvidos possam concentrar-se na meta».

A neutralidade para o clima significa que a emissão da grande maioria dos gases de efeito estufa deve ser poupada e as demais devem ser compensadas, por exemplo através de reflorestamento ou de armazenamento. Isso só é possível através da mudança de petróleo, carvão e gás para as energias renováveis, bem como de um aproveitamento extremamente parcimonioso de energia.

A meta é de sustar o aquecimento global em 1,5 grau centígrado em relação à época pré-industrial e limitar assim as consequências catastróficas da mudança do clima.

A França e outros países lançaram uma iniciativa para fixar a meta de 2050. A Alemanha hesitou inicialmente, mais aderiu entretanto ao projeto.

Fonte: Deutschland

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página