Buscar

Agricultura verde: como manejo sustentável mantém floresta em pé

segunda-feira, junho 03, 2019

Uma das medidas da Agricultura Verde é promover a integração da lavoura, floresta e pecuária
Uma das medidas da Agricultura Verde é promover a integração da lavoura, floresta e pecuária | Foto: Emerson Quaresma

Para especialistas, o modelo de agricultura adequado é cultivar plantas que são apropriadas para a região

Manaus - A Amazônia tem características próprias e diferenciadas em relação a outras regiões do mundo. A agricultura também segue na mesma linha. Para especialistas do meio ambiente, um modelo sustentável para o setor primário da região - que visa reduzir o desmatamento e a queimada na Amazônia - depende do desenvolvimento de atividades agrícolas que sejam adequadas às áreas já desmatadas. 

O protagonismo do Brasil na questão do desenvolvimento sustentável se dá pela biodiversidade. O País possui 42 mil espécies vegetais e 9 mil espécies de animais vertebrados, além de 129 mil espécies de invertebrados conhecidos. Essa biodiversidade do Brasil permite a exportação de 350 produtos agrícolas.

70% do consumo de alimentos pela população brasileira vêm da agricultura familiar. Especialistas apontam que há urgência nas escolhas para garantir um futuro sustentável. Incorporar a biodiversidade e serviços ecossistêmicos às políticas de desenvolvimento do país, promover o cumprimento das leis, inovar no desenho de políticas que integrem componentes sociais, econômicos e ambientais e reconhecer o papel da ciência como elemento-chave na tomada de decisão são alguns dos caminhos para tornar um modelo sustentável viável.

Agricultura verde se baseia em agricultura de floresta, fruticultura e sistema agroflorestais, criação de pequenos animais e principalmente a produção de hortaliças da Amazônia
Agricultura verde se baseia em agricultura de floresta, fruticultura e sistema agroflorestais, criação de pequenos animais e principalmente a produção de hortaliças da Amazônia | Foto: Arquivo Em Tempo

Para o agroecólogo e secretário executivo do Sistema de Monitoração e Avaliação Social e Ambiental da Amazônia (Simasa da Amazônia), Alexandre Victor, alerta para uso de nomes que remetem à sustentabilidade na produção. Segundo ele, agricultura é agricultura independente do nome que são ao processo.

“Tem que ter cuidado com esses conceitos de ‘verde e sustentável’ porque a Revolução Verde é, na verdade, o pacote tecnológico dos Estados Unidos e Europa que não tem nada a ver com a forma sustentável e o verde”.

Segundo o especialista, qualquer pacote implantando aqui, por mais sustentável que seja, vai estar suscetível a erros.

“A agricultura convencional que foi implantada aqui, como foi o caso da laranja, é um belo exemplo. Eles plantaram e depois fracassaram;' e hoje estão com vários problemas com a certificação de mudas e questão climática. Não há uma produção interessante e a Amazônia, por ser uma região tropical, se assemelha muito com a Ásia”, diz.

Existe um modelo adequado?

O modelo de agricultura adequado, de acordo com Alexandre Victor, é cultivar plantas que são apropriadas para a região, porque são exóticas e são sustentáveis.

Dados indicam que operações agrícolas representam 13% das emissões dos gases provocadores do efeito estufa
Dados indicam que operações agrícolas representam 13% das emissões dos gases provocadores do efeito estufa | Foto: divulgação
“Quem planta couve aqui, por exemplo, tem que comprar sementes de fora. Isso porque a couve não tem a temperatura ideal para produção das próprias sementes. Então não é sustentável plantar couve aqui, mesmo que de forma orgânica. O que colocamos como modelos são os sistemas agroflorestais, agroalimentares, que é o que caboclo do Amazonas já faz numa escala de quintal. Ele vai comendo as frutas e faz um bosque frutífero ao lado de casa. Esse é um sistema adequado, diverso, policultivo e com maior variedade possível de plantas. E ainda é possível explorar ao máximo as plantas locais, como o açaí, pupunha e várias outras que não são daqui, mas que já se adaptaram muito bem, como é o caso da manga, da melancia e do coco”.

Para ele, a agricultura verde para a Amazônia se baseia primeiro em agricultura de floresta, fruticultura e sistema agroflorestais, criação de pequenos animais e principalmente a produção de hortaliças da Amazônia, como o cubiu, a bertalha, o carirú e o jambu que são produtos que se dão bem com o clima e o solo amazônico.

Dados indicam que operações agrícolas, fora mudanças de uso da terra, representam 13% das emissões dos gases provocadores do efeito estufa, além disso, o setor seria responsável por emissão de 58% e 47% de óxido nitroso e metano, respectivamente. Sendo assim, ambientalistas apontam utilização de práticas e tecnologias para o uso eficaz da agricultura verde:

Para alcance desse escopo, as práticas propostas envolveriam:

1) restaurar e aumentar a fertilidade do solo através do aumento do uso insumos naturais e nutrientes sustentáveis;

2) diversificar a rotação de culturas;

3) promover a integração da lavoura, floresta e pecuária;

4) reduzir a erosão do solo;

5) aumentar a eficiência do uso de água;

6) utilizar técnicas de cobertura do solo e plantio direto;

7) reduzir a aplicação de químicos e herbicidas;

8) utilizar mais técnicas de controle biológico e práticas de manejo de ervas daninhas;

9) reduzir o desperdício de comida; 

10) expandir processos de aprimoramento de controle pós-colheita. 

Preocupação

Para a engenheira agrônoma e professora de ciências biológicas, Katell Uguen, quando se fala em agricultura verde ou agricultura sustentável, é preciso lembrar dos desafios relacionados, sendo um horizonte a ser alcançado e que ainda há falhas.

O setor primário do Amazonas, independente do víeis sustentável, enfrenta diversos desafios
O setor primário do Amazonas, independente do víeis sustentável, enfrenta diversos desafios | Foto: divulgação
“Um dos princípios da agricultura sustentável é a soberania da agricultura, o desenvolvimento da economia local e a integração da produção animal e vegetal nas áreas produtivas”, diz Katell.

Segundo a professora, para dar durabilidade à agricultura sustentável, é necessário também associar a mesma ao consumo sustentável, o que requer que informações sejam repassadas para a sociedade e que, a partir das mesmas, os cidadãos possam fazer suas escolhas na compra de produtos alimentares.

“Neste sentido, podemos destacar a importância de fortalecer os processos de certificação orgânica, seja por auditoria seja por controle social ou sistema participativo de garantia, assim como outros processos de rastreabilidade de valorização dos produtos por indicação geográfica e comércio justo”, orienta.

Solução conectada

O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Alfredo Kingo, destaca que a solução dos problemas na Amazônia não é independente, mas conectada com outras partes do País e do mundo. A redução dos desmatamentos e queimadas na Amazônia depende do desenvolvimento de atividades agrícolas que sejam adequadas às áreas já desmatadas e tenham mercado, em vez do uso “sustentável” da floresta e de direitos difusos.

A redução dos desmatamentos e queimadas na Amazônia depende do desenvolvimento de atividades agrícolas que sejam adequadas às áreas já desmatadas
A redução dos desmatamentos e queimadas na Amazônia depende do desenvolvimento de atividades agrícolas que sejam adequadas às áreas já desmatadas | Foto: divulgação
“Uma política agrícola teria efeitos mais positivos do que uma política ambiental, que não pode ser implementada de maneira isolada das demais regiões do País, sob risco de transferir contingentes populacionais de outras localidades. Há necessidade de elevar a produtividade das atividades agrícolas na Amazônia; reduzir a pressão sobre os recursos naturais em risco de esgotamento; incentivar plantios racionais de recursos extrativos potenciais; substituir as importações de produtos tropicais e melhorar as relações de troca dos produtos amazônicos versus produtos importados da Zona Franca de Manaus. Temos ainda que efetuar a recuperação das áreas que não deveriam ter sido desmatadas e utilizar plenamente o potencial das áreas já degradadas, entre outras”, explica.

O setor agrícola é o principal beneficiário com a conservação da floresta, uma vez que sua produtividade é altamente dependente das condições climáticas. As florestas atuam como “regador” da agricultura brasileira. Além da água, há inúmeros outros serviços ecossistêmicos, como a polinização dos cultivos, que beneficiam diretamente o setor.

Agricultura verde prejudica meio ambiente

Uma matéria divulgada na BBC mostra que a "Agricultura Verde" está prejudicando o meio ambiente do Brasil. Um dos destaques da matéria é o desmatamento na Amazônia, que aumentou 54% em janeiro de 2019, em comparação com o mesmo mês de 2018. Os dados são da ONG brasileira Imazon.

Uma das maiores causas dessa alta do desmatamento é o crescimento da produção de soja, principal alimento do gado europeu devido seu alto teor proteico. Segundo dados da Comissão Europeia, a UE importa cerca de 14 milhões de toneladas de soja por ano para fabricar ração animal.

Para a professora Katell, nas cadeias produtivas agrícolas, assim como nos outros setores do comercio, é grande a interdependência entre os atores, as regiões e os países.

“Neste contexto, é difícil a rastreabilidade dos produtos agrícolas e seus insumos e muito mais complexa ainda avaliação dos impactos socioambientais gerados durante esta produção. Algumas relações aparecem de maneira clara, como por exemplo a relação entre o consumo de carne, a compra de soja para ração animal e a pressão socioambiental relacionada com o cultivo da mesma. Temos também neste contexto econômico alguns fatores importantes como a busca do menor valor da carne e a busca por qualidade dos produtos e a consideração de fatores Socioambientais nos acordos comerciais”, explica.

Desafios

O setor primário do Amazonas, independente do víeis sustentável, enfrenta diversos desafios. Programas e projetos nem sempre alcançam os resultados desejados, seja pela burocracia, limitações de recursos, dificuldade com questões climáticas ou por problemas de infraestrutura. Singularidades que afetam todos os segmentos da cadeia produtiva, inclusive aquelas que se incluem no "modelo verde".

É difícil a rastreabilidade dos produtos agrícolas e seus insumos e muito mais complexa ainda avaliação dos impactos socioambientais gerados durante esta produção
É difícil a rastreabilidade dos produtos agrícolas e seus insumos e muito mais complexa ainda avaliação dos impactos socioambientais gerados durante esta produção | Foto: divulgação
As soluções estão na melhoria do sistema de pesquisa e desenvolvimento, obras que melhorem a questão viária e parceria com o produtor. Em maio, o Governo do Amazonas lançou um pacote de investimentos de R$ 800 milhões para o setor primário.

As definições para melhorias alcançam vários municípios, principalmente, com a retomada e continuidade das obras de infraestrutura. Os investimentos vão impulsionar o setor primário nos municípios, já que as vias são importantes para escoamento da produção.

“A riqueza se concentrou na capital. Nesse governo, o homem do interior será valorizado. Nossos irmãos do interior precisam ter as mesmas oportunidades do homem da capital: ruas pavimentadas, vicinais recuperadas, energia elétrica, comunicação e, sobretudo, geração de emprego e renda. Quem está no interior só precisa de uma oportunidade, e esse governo está trabalhando para dar essa oportunidade”, enfatizou Wilson Lima.

Entre os beneficiados estão os 40 produtores de cultivam hortaliças - (pimentão, pimenta de cheiro); fruticultura (limão, laranja, maracujá e banana); e criação de animais de pequeno porte, como galinha de corte - que dependem da Estrada do Caldeirão, na AM-070, para escoar a produção

“Hoje atendemos países como Alemanha, Rússia, Colômbia, Estados Unidos e Portugal, além do Emirado de Dubai. Também fizemos investimentos há três anos, com a aquisição de flutuantes para que o produtor não tenha custo nenhum com o transporte até a nossa agroindústria”, garante o secretário de Estado da Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães Júnior.

Fonte: Em Tempo

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

abacate (2) ABAG (1) Abastecimento (27) ABC Plan (1) abelhas (2) abiotic stresses (23) Abiove (13) ácaros (1) acerola (2) acordo (1) acordo de Paris (2) Acordo Internacional (43) Acrocomia aculeata (78) açucar (2) Adubação (8) adubação orgânica (1) adubos (3) Adubos organominerais (1) Africa (21) african swine fever (1) agave (1) agribusiness (215) Agricultura (695) Agricultura 4.0 (41) agricultura de precisão (5) agricultura digital (11) agricultura familiar (22) agricultura orgânica (12) agricultura sustentável (8) agricultural (26) agriculture (313) agriculture 4.0 (16) agrochemical (10) agrochemistry (2) agroecologia (3) Agroenergia (240) agroenergy (37) Agrofloresta (8) agroforest (2) Agroindústria (89) agroindustry (28) agrometeorologia (1) Agronegócio (476) Agropecuária (111) agrotóxicos (18) Água (30) Àgua (1) air pollution (2) algodão (11) Alimentação Saudável (27) Alimentos (394) amazon (10) amazon monitoring (9) Amazônia (162) Ambiente (1) Ambition 2030 (1) amêndoas (1) amendoim (3) america (4) américa do sul (1) ANDA (1) animal breeding (2) animal health (37) animal nutition (3) animal production (50) ANP (128) antioxidants (1) anvisa (6) aplicação de insumos (2) aplicativos (1) APPs (6) aprendizado de maquína (1) Aprobio (2) aquaculture (4) aqualcultura (2) aquecimento global (10) aquecimento golbal. (1) argentina (29) armazenamento (7) arroz (7) Arte (1) artificial intelligence (11) Artigo (47) asia (12) Aspectos Gerais (177) atlantic forest (2) australia (4) aveia (1) aves (3) Aviação (47) avian influenza (27) Aviation fuel (26) Aviation market (25) avicultura (5) Azeite (2) B10 (8) B12 (8) B13 (2) b14 (3) b15 (6) b40 (1) bacteria (4) bambu (1) banana (4) banco de germoplasma (1) bancos (2) banks (4) barley (2) based protein (1) batata (1) beans (3) Bebidas (3) beef (5) bees (6) beet (1) Benefícios ambientais (2) Bioativo (3) Biochemistry (5) Biocombustíveis (636) Biodefensivos (15) Biodiesel (438) Biodiesel Empresas (1) Biodiversidade (39) biodiversity (30) Bioeconomia (144) Bioeconomia Agronegócio (1) bioeconomy (5) Bioeletricidade (28) Bioenergia (222) bioenergy (8) bioetanol (4) bioethanol (5) Biofertilizantes (21) biofertilizers (4) Biofuels (210) biofuels market (19) biogas (14) biogás (3) Bioinsumos (37) Biologia do Solo (2) biological control (2) biological nitrogen fixation (2) biological products (1) Biomas (31) Biomass (12) Biomassa (103) Biomateriais (6) biomes (9) biometano (8) biopesticides (5) Bioplastic (1) bioplásticos (4) bioplastics (1) Biopolímeros (16) Bioproducts (6) Bioprodutos (31) Bioquerosene (56) biorefinery (4) Biorrefinaria (8) Biorrenováveis (1) Biotechnology (46) Biotecnologia (98) BNDES (8) bolivia (3) Bolsa de Valores (41) boro (1) boron (1) bovinocultura (1) Brahman (1) bran (1) Brasil (181) Brazil (104) breeding (2) Caatinga (4) Cacau (14) Cadeia Produtiva (29) café (16) calcium (1) Cambodia (1) cana-de-açucar (24) cana-de-açúcar (17) canada (5) Canadá (1) cannabis (1) canola (4) Capacitação (32) CAR (5) carbon credit (13) carbon dioxide (9) carbon emissions (71) carbon market (13) carbon sequestration (8) Carbonatação (1) Carbono (17) carbono negativo (2) Carbono Neutro (18) Carbono Zero (27) carne orgânica (1) carnes (5) Carvão Ativado (11) carvão vegetal (8) cattle (2) CBios (85) CCEE (1) cellulose (1) Celulose (20) central america (2) cereais (1) cereais de inverno (5) cereal (3) cereals (26) Cerrado (49) Certificação (1) certification (1) cevada (2) Chile (8) china (55) Chuvas (20) Cidades (1) Ciência e Tecnologia (486) circular economy (4) cítricos (1) citros (9) citrus (1) Classificação (1) Clima e ambiente (356) Clima e ambiente Preços (2) climate and environment (94) climate change (143) climate changed (68) climate crisis (7) CNA (7) CNPE (12) coal (5) cocoa (3) Código Florestal (7) coffee (10) Cogeração de energia (30) colheita (8) Colombia (6) Combustíveis (118) Combustíveis Fósseis (43) Combustíveis verde (6) comercialização (2) Comércio (50) commodity (19) comodities (1) complexo soja (15) compostagem (1) conab (2) congo (1) Consciência Ecológica (28) conservação (2) conservação ambiental (1) conservação de alimentos (2) conservation units (7) controle biológico (6) controlled fires (2) cooperativas (3) COP24 (76) COP25 (20) COP26 (27) cop27 (23) cop30 (1) Copolímeros (2) coqueiro (1) corn (71) Cosméticos (40) cotton (12) cover crops (2) covid-19 (1) Crédito de Carbono (78) Crédito Rural (21) Créditos de Descarbonização (34) crisis (1) CRISPR-Cas9 (6) crop 21/22 (1) crop 22/23 (2) crops (4) Culinária (1) Cultivo (122) cultivo de grãos (8) cultura de tecidos (1) cultura energética (2) Culturas Perenes. Agricultura (6) cupuaçu (2) Curso (15) Dados (1) dairy products (3) data analysis (1) Davos (4) decarbonization (9) decarbonization credits (3) defensivos (12) defesa sanitária (3) deforestation (39) demandaXoferta (2) Dendê (7) derivados do leite (1) Desafios (3) Descarbonização (35) descarbonization (11) desenvolvimento econômico (3) desenvolvimento rural (8) Desenvolvimento Sustentável (264) desert (2) Desmatamento (63) Diesel (27) Diesel Verde (25) digital agriculture (9) discovery (1) diseases (16) diversidade (2) Doenças Vegetais (17) domestic market (1) drones (12) droughts (33) eco-friendly (5) ecology (1) Economia (195) Economia Circular (22) Economia Internacional (155) Economia Sustentável (5) Economia Verde (191) Economy (129) ecossitemas (3) Ecosystem (9) Ecosystem services (4) edição gênica (1) Educação (1) education (1) Efeito estufa (27) Eficiência energética (56) egypt (2) eletric power (1) emater (3) Embrapa (111) Emissões de Carbono (92) Empreendedorismo (9) Empresas (170) Energia (108) energia eólica (2) energia limpa (27) Energia Renovável (303) Energia Solar Fotovoltaica (27) energy (3) energy crisis (8) energy security (5) energy transition (42) engenharia (3) entomologia (36) entomology (17) environment (88) environment issues (10) environment protection (22) environmental benefits (3) environmental conservation (34) environmental education (1) environmental health (2) environmental policies (45) enzimas (1) enzymes (2) erva-mate (1) ervas daninhas (2) ESG (37) espécies ameaçadas (1) espécies nativas (3) essential oils (2) estiagem (1) estresse hídrico (4) estresses abióticos (9) Estudo (5) Etanol (139) ethanol (49) etileno (1) EU (39) EUA (2) eucalipto (2) eucalyptus (1) Europa (3) europe (38) event (12) Eventos (178) exploração de madeira (6) Exportações (146) exports (127) extensão (1) Extrativismo (66) factory (1) family farming (3) FAO (16) Farelos (54) farm (1) fatty acids (1) fauna (1) feijão (5) Fertilidade (21) fertility (5) fertilizantes (31) fertilizantes orgânicos (1) Fertilizers (43) Fibras (12) fibres (2) Finanças (5) Financiamento (2) financing (1) fiscalização (4) fishing (1) fisiologia vegetal (3) fitopatologia (32) Fitossanidade (51) Fitotecnia (3) Fixação de Nitrogênio (4) flavored rice (1) flax (1) Floresta (71) Floresta plantada (124) florestas nativas (2) florestas plantadas (1) floricultura (6) floriculture (3) Fomento (42) Food (48) food crisis (7) food production (22) food safety (9) food security (71) food systems (1) foreign market (4) forest (21) forest code (1) forest fires (12) forest management (6) forest market (1) forest products (3) forest restoration (8) forestry (2) Fosfato (4) fósforo (3) fossil fuels (16) fotossíntese (4) france (4) fruit growing (18) Fruticultura (94) Fuels (28) full color (1) functional redundancy (1) fungicides (1) fungos (1) G20 (2) G7 (4) gabrage (1) Gamificação (1) garimpo (2) Gás (4) Gás natural (2) Gasolina (4) Gastronomia (1) gdp (2) GEE (68) genetic engineering (65) genetic improvement (19) Genome (1) geração de emprego (1) Germany (11) germoplasm (1) girassol (2) Glicerina (2) Global warming (186) GM (1) gmo (10) governance (2) grain (39) grãos (10) grape (5) green ammonia (2) green cement (2) green chemistry (1) green consumerism (1) green diesel (3) Green Economy (137) green hydrogen (8) green steel (1) greenhouse gases (70) gripe aviária (3) guatemala (1) Guerra (3) Guerra RussiaxUcrânia (4) Harvest (7) health (29) hemp (1) herbicidas (6) herbicides (7) híbridos (2) hidrogênio (1) Hidrogênio Verde (12) História (1) horticultura (9) horticulture (10) hybrid (1) hydrogen (4) IAC (1) ibama (6) IBP (1) ICMS (1) ILPF (22) iluminação (2) impacto ambiental (6) import (24) importação (9) impostos (8) incêndios (1) incêndios florestais (8) Incentivos (4) India (28) indigenous knowledge (1) indigenous lands (7) indíos (1) Indonesia (15) indústria (2) Industry (3) Industry 4.0 (3) inflação (1) inflation (1) innovation (28) Ìnovaç (1) Inovação (232) insects (8) inseticidas (5) insetos (18) inspections (1) Instituição (1) Insumos (45) integrated pest management (29) integrated systems (6) inteligência artificial (16) international agreement (58) international economy (67) international market (14) international trade (17) invasive species (1) Investimento (15) Investimentos (4) IPC (1) IPCC (22) IPFL (1) Irrigação (11) irrigation (8) jabuticaba (1) japan (1) JBS (1) kinetic energy (1) L72 (4) L73 (7) land use (15) Latin America (2) LED's (1) Legislação (82) legislation (25) Leguminosas (7) leite (3) licenciamento ambiental (3) liga árabe (1) lignin (1) Lignina (10) livestock (76) livestock farming (2) logística (3) logistics (3) Low Impact Agriculture (2) Low-Carbon (69) Lubrificantes e Óleos (20) macarrão (1) Macaúba (619) machine learning (4) Madeira (31) magnesium (1) maize (1) Malaysia (1) Mamona (2) management (24) mandioca (4) manegement (2) Manejo (63) Manejo e Conservação (146) manejo florestal (4) manejo integrado (3) manejo integrado de pragas (42) manejo sustentável (8) manure (1) MAPA (115) mapbiomas (1) Máquinas e equipamentos (5) marine ecosystems (1) Market (5) Mata Atlântica (16) matéria orgânica (6) Matéria Prima (10) Matéria-Prima (6) matéria-prima renovável (1) Matéria-PrimaResíduos (2) matérias-primas (4) MCTI (8) meat (13) mecanização (1) medicinal cannabis (1) Medida Provisória (1) Meio Ambiente (477) Melhoramento e Diversidade Genética (143) Mercado (4152) mercado de carbono (14) Mercado de Combustíveis (94) Mercado de fertilizantes (1) Mercado Financeiro (14) Mercado florestal (78) mercado global (3) Mercado Internacional (96) mercosul (3) metais pesados (1) metano (7) Metas (5) metaverso (3) methane (13) mexico (8) Micotoxinas (1) microbiologia (12) microbiology (8) micromobility (1) micronutrient (4) micronutriente (1) micropropagação (1) Milho (96) Minas Gerais (1) Minas Gerias (1) Mineração (12) mineral nutrition (16) mining (5) ministério da economia (2) mirtilo (1) mites (1) MMA (9) MME (76) molecular biology (2) monitoramento (5) monitoring (1) monocultura (1) Morocco (2) Mudanças Climáticas (141) mudas (6) Mundo (203) Nações Unidas (4) NASA (6) national production (1) natural disasters (1) natural gas (4) nature (7) natureza (3) Negócios (13) nematoides (6) nergia limpa (1) net-zero (51) neutral carbon (4) Neutralidade Tributária (2) new species (1) new zealand (1) nitrogen (9) nitrogenand (1) nitrogênio (4) non-timber forest products (4) novos produtos (3) Nutrição animal (22) Nutrição Mineral (23) nutrição vegetal (3) nutrients (2) nutrition (15) nutritional quality (2) ocean heat (1) oceans (1) ODS (1) OECD (8) OGM (4) Oil (54) Oil Food (1) Oleaginosas (147) óleo de palma (8) óleo de soja (11) Oleochemicals (11) Óleos (255) Óleos Essenciais (8) Óleos Vegetais (49) oliva (1) olives (1) Olivicultura (1) OMC (4) ONGs (1) ONU (47) Oportunidade (10) Oportunidades (9) organic agriculture (3) organic food (1) other (1) otimização (1) oxidative stability (1) ozone layer (6) Palm (2) palm oil (14) Palma (36) palmeiras (11) pampa (3) pantanal (8) papel e celulose (2) paper (1) PARAGUAY (3) Paris Agreement (110) partnership (2) pastagens (11) Pasture Management (3) Pasture Recovery (5) pecan (1) Pecuária (178) pecuária 4.0 (1) pecuária sustentável (5) Pegada de Carbono (108) Personal Care (3) Peru (3) Pesquisa (151) pesquisa e desenvolvimento (43) Pessoas (2) pesticides (25) pests (12) Petrobras (12) Petróleo (34) philippines (1) phosphates (5) photosynthesis (2) phytoplankton (1) phytosanitary (37) PIB (25) pinhão-manso (2) pirólise (3) Piscicultura (1) pitaya (1) planejamento estratégico (1) Plano Safra (5) Plant Based (31) plant pathology (1) plant patology (7) plant production (33) Plant-Based (4) plantas daninhas (11) plantas de cobertura (4) plantio direto (5) pnpb (4) polinização (2) Política (111) Política Ambiental (72) política de preços de combustíveis (1) Políticas (1) políticas públicas (28) politics (6) pollination (7) polluting activities (3) pollution (6) polyculture (1) pork (2) Portugal (2) pós-colheita (2) post-harvest (3) potássio (5) potassium (3) potato (5) poultry (10) povos indígenas (3) pragas (32) Preços (86) Preservação Ambiental (94) prices (5) Produção Agrícola (83) Produção Animal (51) produção de alimentos (14) produção de mudas (1) Produção Integrada (3) Produção Sustentável (83) Produção vegetal (61) production (2) productivity (50) Produtividade (230) Produtos (151) produtos florestais não madeireiros (13) Proteção Ambiental (25) proteção de nascentes (4) proteção de plantas (1) proteína animal (2) proteína vegetal (28) proteins (6) public health (17) public policies (2) pulp (1) Qualidade (14) qualidade da água (4) qualidade de vida (2) Qualidade do Ar (10) queimadas (3) química (1) químicos verdes (1) rapeseed (1) rastreabilidade vegetal (1) raw material (3) reciclagem (13) record (1) Recuperação Ambiental (10) Recuperação de área Degradada (70) Recuperação Econômica (3) recursos naturais (1) Recycling (9) REDD+ (2) redução da poluição (4) Reflorestamento (40) reforestation (5) regulamentação (4) regulation (1) Relatório (17) renewable energy (91) renewable fuel (9) RenovaBio (110) renovaCalc (3) Report (2) research (8) Research and Development (65) Reservas Legais (4) Resíduos (40) resistence (7) Responsabilidade Social (1) restauração florestal (3) rice (14) robótica (1) robots (6) rotação de culturas (4) Russia (21) Rússia (1) Russia x Ukraine (61) Sabão (1) SAF (11) Safra (12) safra 21/22 (1) safra 22/23 (5) safrinha (1) Santa Catarina (1) Saúde e Bem-Estar (159) saúde e bem-estar animal (8) SBNs (1) science (4) science and technology (91) sea (1) sea levels (1) seaports (1) Sebo (6) seca (8) seeds (7) Segurança Alimentar (209) Segurança Energética (21) Selo Social (17) sementes (19) sequestro de carbono (10) serviços ambientais (3) sewage waste (1) silvicultura (7) singapore (3) Sistema Agroflorestal (52) Sistemas Integrados (54) social (2) social inequality (1) Sociobiodiersidade (14) Soil (23) soil biology (1) Soja (244) solar energy (2) solid waste (4) Solos (101) sorgo (2) south africa (1) south america (26) south korea (1) southern Agricultural Council (1) soybean (42) soybean complex (5) soybean oil (6) soybeans (18) spain (1) steam (1) storage (4) sugar (8) sugarcane (32) suinocultura (2) suínos (1) sunflower (10) sunflower oil (6) Sustainability (160) sustainable agriculture (11) Sustainable Development (23) Sustainable Energy (72) Sustentabilidade (839) swine (2) taxes (8) taxonomy (1) technology (64) Tecnologia (151) tecnologias digitais (15) Tempo (2) terras indígenas (16) thailand (1) Títulos verdes (4) tomato (14) transgenic (34) transgênicos (17) transição energética (39) Transportes (17) transports (13) trees (5) Trigo (23) tubers (1) Turismo Sustentável (7) turkey (1) ubrabio (12) Ucrânia (3) UK (5) Ukraine (9) Unica (1) Unidades de Conservação (11) urea (2) uruguay (3) USA (91) USDA (19) uso do solo (21) uva (1) vaccination (1) vaccine (2) vacinação (2) vazio sanitário (3) VBP (1) vegetable nutrition (8) vegetable oils (18) versatilidade (1) vertical farms (1) Vídeo (308) vinhos (1) viruses (3) War (36) waste (4) water (8) webinar (1) wheat (51) wine (4) winter crops (1) wood (4) World (190) World Economy (92) WTO (1) ZARC (2) zero tariff (2) Zero-Carbon (3) zoneamento agrícola (10) zoneamento climático (3) zoneamento territorial (1) zootecnia (1)

Total de visualizações de página