Buscar

Influência do número de folhas da planta macaúba (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Mart.) na correlação entre escoamento pelo tronco e precipitação em aberto

sexta-feira, maio 10, 2019

Resultado de imagem para macaúba

Autores: João Batista Lúcio Corrêa; Herly Carlos Teixeira Dias; Aurora Yoshiko Sato; Kelly Cristina Tonello; Alexandre Gomes Ferraz; Filipe Manoel Ferreira

Resumo: Considerando o potencial produtivo da macaúba (Acrocomia aculeata), sua importância como alternativa na diversificação da produção agrícola, e tendo como hipótese uma positiva contribuição nos processos hidrológicos de uma bacia hidrográfica, este estudo teve por objetivo conhecer a influência do número de folhas da planta na correlação entre o escoamento pelo tronco (Et) e a precipitação em aberto (PA). Foram instalados três pluviômetros para o monitoramento da precipitação em aberto e coletores de escoamento pelo tronco no caule de oito plantas de macaúba com 10, 13, 18 e 22 folhas.

Foram obtidas equações de regressão que permitem estimar a partir de qual volume de chuva o escoamento pelo tronco se torna presente. Foi observada forte correlação linear positiva entre a precipitação em aberto (PA) e o escoamento pelo tronco (Et), independente do número de folhas por planta. 

A macaúba, por suas características morfológicas, favorece a captação da água de chuva, presentando volume relativamente elevado de escoamento pelo tronco (Et) em plantas ainda jovens. Pode-se, também, afirmar que sua copa em formato de funil conduz maior volume de água para o caule, iniciando o escoamento pelo tronco a partir de pequenos eventos de chuva.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Fonte: Scielo

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página