Buscar

Fazenda que produz primeira carne do mundo neutra em gases de efeito estufa

segunda-feira, maio 20, 2019

carne8

A reportagem foi feita na Fazenda Bugre, primeira do mundo a receber o selo "Pecuária Neutra em Gases de Efeito Estufa". Lá são criados os animais que dão origem à carne Gran Beef, definitivamente um exemplo a ser seguido.

No dia em que nos conhecemos, jamais pensei que aquele jovem rapaz estaria à frente de um projeto tão incrível.Brinquei com ele que era a "produtificação" de tudo o que eu vinha falando há anos e minha felicidade estaria relacionada à possibilidade de poder mostrar ao mundo que a pecuária brasileira só não tem uma fama mais positiva porque não quer, afinal jeito para produzir carne de uma forma mais limpa não só existe como é comprovadamente mais rentável.

Foi em outubro deste ano. Eu havia acabado de sair da SIAL (uma das maiores feiras de alimentos e inovações do food service do mundo), em Paris. Estava buscando uma maneira de voltar para a cidade, já que taxis e ônibus convencionais não davam conta de todo aquele volume de pessoas, quando Bruno – que estava com seu sócio Wilson – me reconhecera no meio da rua devido às redes sociais.

Não precisou de muito para o trio de brasileiros na França começar a conversar sobre o assunto mais adorado por eles – carne bovina!

Durante a longa espera pelo fretado, aproveitei para conhecer e entender o que aquela carne, proveniente de animais criados em Minas Gerais, tinha de tão especial para ser comprada nada menos que pela Suíça, um dos mercados mais exigentes do mundo.

Para resumir, foram quase 3 horas entre a espera na fila e o trânsito intenso das ruas parisienses. Tempo suficiente para eu me encantar e querer entender o que e como eles faziam aquilo tudo e, claro, morrer de vontade de provar o produto!

Daquelas coincidências que ninguém explica, eles me contaram que em três dias promoveriam um evento em Zurique – capital financeira do mundo – para chefs influentes e outras personalidades européias do universo da carne, entre eles: Richard Kaegi (Footscout Globus Delicatessa Zurich), Walter Frick, Jacky Donatz (Ex Gerente do Restaurante Club FIFA, Zurique), Gault Millaut, o mais conhecido cozinheiro de carne da Suíça, entre outros.

E lá estariamos nós juntos outra vez! Eu estava hospedada a 45 minutos do local do evento e não perderia por nada a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre aquela carne, já que sua proposta era fazer uma degustação de alcatra, contra filé e filé mignon da marca.

carne1

Além de apresentarem as carnes provenientes de uma Pecuária Neutra em Gases do Efeito Estufa, Bruno e Wilson mostraram um vídeo onde os europeus puderam ter uma ideia de como a produção Gran Beef acontece em solos brasileiros. Deixaram totalmente claro o cuidado com o ambiente, o respeito pelos animais, o zêlo pelas pessoas e a preocupação em gerar alimentos mais limpos para o mundo.

carne2

O projeto realmente encanta e é motivo de orgulho para nós, brasileiros. Segundo eles, o evento atendeu suas expectativas e seria mais um capítulo da história da Gran Beef escrito com sucesso. Claro que não acabaria por aqui, aliás, o melhor está por vir…

Em meio a viagens, o TC não estava acreditando que estaria diante da primeira carne no mundo neutra em metano e não iria até a fazenda responsável pelo feito, localizada a 40km de Prata, município próximo à cidade mineira Uberlândia.

Encaixamos na agenda e fomos conferir com nossos próprios olhos o que o Bruno e sua equipe fazem na Fazenda Bugre. Queriamos também entender o que seria esta tal de PECNEUTRA, iniciativa que tem como objetivo principal tornar a cadeia da pecuária mais sustentável, através de projetos que busquem um melhor equilíbrio entre as necessidades do homem e o meio ambiente.

Antes mesmo de entrar na propriedade já deu para notar a organização e cuidado com a estrutura.

carne3

A fazenda, que tem em torno de 1500 animais, conta com uma reserva de quase 50% do total, ou seja, área que nunca será utilizada como pasto, lavoura ou outro e vai garantir a saúde do solo, do microclima, da fauna e da flora da região. 

Bruno possui animais criados na propriedade mas também adquire bezerros de outros criadores. Todos passam por praticamente o mesmo manejo, mas há variedades de Nelore, Angus, Angus x Nelore e até mesmo Wagyu.

carne5

Sua grande preocupação é manter o bom trabalho que vem fazendo e que resultou em duas importantes certificações no ano de 2017: Rainforest Alliance e Pecuária Neutra, que falamos anteriormente. Afinal, anualmente ele recebe a visita dos auditores que recertificam a propriedade. Qualquer não conformidade pode colocar todo o trabalho por água abaixo e o selo pode ser perdido.

Apesar da consolidada estrutura, Bruno é bastante cuidadoso afim de manter o padrão dos animais e consequentemente das carnes Gran Beef. Por isso, termina mensalmente cerca de 45 animais meio sangue Angus x Nelore, que chegam aos 24 meses de idade com cerca de 20 arrobas.

Para atender este padrão, passam grande parte de sua vida se alimentando de pasto cultivado por eles, de forma rotativa – o que contribui bastante para a regeneração do solo e melhora o ganho de peso, já que a oferta de volumoso é maior. Nos últimos 120 dias que antecedem o abate, os animais recebem uma suplementação de 1,5% do peso vivo formulada a base de soja, milho, núcleo + polpa cítrica. Esta tem como principal função promover o acabamento do animal, ou seja, intensificar a deposição de gordura subcutânea (o que evita o encurtamento pelo frio) e a intramuscular (o tão desejado marmoreio!).

carne4

Terminados, os animais são transportados seguindo todas as regras de bem estar animal preconizados pela fazenda e certificadas pelos órgãos, até o Frigorífico Minerva Foods em Barretos, onde são abatidos. Isto garante a segurança dos produtos e concede as habilitações necessárias para que a carne seja exportada para a Europa dentro das normas vigentes.

Por estes e outros motivos que o TC se encantou com a história da Gran Beef desde o começo! O trabalho realizado na Fazenda Bugre e reconhecido por certificadoras sérias demonstra que é possível produzir carne de qualidade e de forma sustentável, limpa e economicamente viável. Que sirva de exemplo para mais pecuaristas brasileiros e que este tipo de informação atinja os consumidores modernos, ávidos por alimento saudável, saboroso e cheio de história.

carne6

E por falar em sabor, claro que não iríamos deixar a fazenda sem provar alguns cortes Gran Beef. Eu, que estou na estrada há anos provando diversos tipos de carnes, fiquei impressionada com o sabor, a suculência e principalmente com a maciez que encontrei ao experimentar cortes com apenas oito dias de maturação. Mal posso imaginar como estarão com mais dias… 


Impactos negativos da pecuária – gases de efeito estufa

“Nos últimos 100 anos, devido a um progressivo aumento na concentração dos gases de efeito estufa, a temperatura global do planeta tem crescido, o que tem sido provocado, entre outros, pelas atividades humanas que emitem esses gases, tais como a atividade pecuária, que é responsável por 51% das emissões de gases do efeito estufa na agropecuária brasileira. A potencialização do efeito estufa pode resultar em consequências sérias para a vida na Terra no futuro próximo.

carne7

Ecólogos sugerem que o aquecimento global deve alterar o clima a uma velocidade maior que a capacidade de adaptação dos organismos. O efeito pode ser devastador para a biodiversidade e ecossistemas do mundo inteiro (Ricklefs 1996; Romanini 2003).”Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gases_do_efeito_estufa

Mas enfim, o que seria uma produção de carne neutra em gases do efeito estufa?

Muitos herbívoros, durante o processo de digestão, produzem como resíduo o gás metano (CH4), 25 vezes mais poluente do que o gás carbônico (CO2).​

Em um mundo moderno onde cada dia mais o consumidor quer saber de onde veio e de que maneira foi produzido o alimento que irá consumir, os dois selos do Projeto Pecuária Neutra vêm alinhados a isso, mostrando para o mercado que é possível produzir carne e leite com conservação do meio ambiente.

"A certificação ocorre para o metano entérico produzido pelos animais que foi neutralizado. Mas, estamos pesquisando para em breve, neutralizar também as emissões do oxido nitroso (N2O) provenientes do esterco e urina dos animais, além de outras emissões da cadeia produtiva". Leonardo Rezende, idealizador do Programa Pecuária Neutra.

Dessa forma, os produtores que obtém os produtos certificados pelos Selos do projeto prestam sua contribuição para a diminuição das mudanças climáticas através da neutralização da emissão dos gases de efeito estufa em suas cadeias produtivas.   

Além disso, utiliza práticas de bem-estar animal, manejo regenerativo e conservação da biodiversidade, através da manutenção de extensas áreas de reserva florestal.

O princípio norteador do projeto é que o homem e o gado podem atuar como elementos de revitalização dos ecossistemas, prática essa que vem sendo denominada como pecuária regenerativa.

Nesse contexto o projeto desenvolveu uma plataforma capaz de aumentar a produtividade por hectare, o lucro líquido da fazenda e gerar mais de 20 serviços ambientais. Dentre os serviços ambientais, se destacam: a maior eficiência do ciclo da água, do ciclo dos nutrientes, do balanço de energia, da dinâmica das comunidades ecológicas, da fixação de carbono do solo, etc.

A iniciativa teve como foco inicial apoiar a sustentabilidade na cadeia produtiva da pecuária, mas acabou por expandir para outros produtos da agropecuária. Fonte: Pecuária Neutra

Gran Beef. Anota esse nome. Vamos escutar muito sobre ele por aí…Foi um prazer escrever um pouquinho sobre sua história. Fonte: Andréa Mesquita/O Território da Carne

Fonte: SC Rural

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

abacate (2) ABAG (1) Abastecimento (27) ABC Plan (1) abelhas (2) abiotic stresses (23) Abiove (13) ácaros (1) acerola (2) acordo (1) acordo de Paris (2) Acordo Internacional (43) Acrocomia aculeata (78) açucar (2) Adubação (8) adubação orgânica (1) adubos (3) Adubos organominerais (1) Africa (21) african swine fever (1) agave (1) agribusiness (215) Agricultura (695) Agricultura 4.0 (41) agricultura de precisão (5) agricultura digital (11) agricultura familiar (22) agricultura orgânica (12) agricultura sustentável (8) agricultural (26) agriculture (313) agriculture 4.0 (16) agrochemical (10) agrochemistry (2) agroecologia (3) Agroenergia (240) agroenergy (37) Agrofloresta (8) agroforest (2) Agroindústria (89) agroindustry (28) agrometeorologia (1) Agronegócio (476) Agropecuária (111) agrotóxicos (18) Água (30) Àgua (1) air pollution (2) algodão (11) Alimentação Saudável (27) Alimentos (394) amazon (10) amazon monitoring (9) Amazônia (162) Ambiente (1) Ambition 2030 (1) amêndoas (1) amendoim (3) america (4) américa do sul (1) ANDA (1) animal breeding (2) animal health (37) animal nutition (3) animal production (50) ANP (128) antioxidants (1) anvisa (6) aplicação de insumos (2) aplicativos (1) APPs (6) aprendizado de maquína (1) Aprobio (2) aquaculture (4) aqualcultura (2) aquecimento global (10) aquecimento golbal. (1) argentina (29) armazenamento (7) arroz (7) Arte (1) artificial intelligence (11) Artigo (47) asia (12) Aspectos Gerais (177) atlantic forest (2) australia (4) aveia (1) aves (3) Aviação (47) avian influenza (27) Aviation fuel (26) Aviation market (25) avicultura (5) Azeite (2) B10 (8) B12 (8) B13 (2) b14 (3) b15 (6) b40 (1) bacteria (4) bambu (1) banana (4) banco de germoplasma (1) bancos (2) banks (4) barley (2) based protein (1) batata (1) beans (3) Bebidas (3) beef (5) bees (6) beet (1) Benefícios ambientais (2) Bioativo (3) Biochemistry (5) Biocombustíveis (636) Biodefensivos (15) Biodiesel (438) Biodiesel Empresas (1) Biodiversidade (39) biodiversity (30) Bioeconomia (144) Bioeconomia Agronegócio (1) bioeconomy (5) Bioeletricidade (28) Bioenergia (222) bioenergy (8) bioetanol (4) bioethanol (5) Biofertilizantes (21) biofertilizers (4) Biofuels (210) biofuels market (19) biogas (14) biogás (3) Bioinsumos (37) Biologia do Solo (2) biological control (2) biological nitrogen fixation (2) biological products (1) Biomas (31) Biomass (12) Biomassa (103) Biomateriais (6) biomes (9) biometano (8) biopesticides (5) Bioplastic (1) bioplásticos (4) bioplastics (1) Biopolímeros (16) Bioproducts (6) Bioprodutos (31) Bioquerosene (56) biorefinery (4) Biorrefinaria (8) Biorrenováveis (1) Biotechnology (46) Biotecnologia (98) BNDES (8) bolivia (3) Bolsa de Valores (41) boro (1) boron (1) bovinocultura (1) Brahman (1) bran (1) Brasil (181) Brazil (104) breeding (2) Caatinga (4) Cacau (14) Cadeia Produtiva (29) café (16) calcium (1) Cambodia (1) cana-de-açucar (24) cana-de-açúcar (17) canada (5) Canadá (1) cannabis (1) canola (4) Capacitação (32) CAR (5) carbon credit (13) carbon dioxide (9) carbon emissions (71) carbon market (13) carbon sequestration (8) Carbonatação (1) Carbono (17) carbono negativo (2) Carbono Neutro (18) Carbono Zero (27) carne orgânica (1) carnes (5) Carvão Ativado (11) carvão vegetal (8) cattle (2) CBios (85) CCEE (1) cellulose (1) Celulose (20) central america (2) cereais (1) cereais de inverno (5) cereal (3) cereals (26) Cerrado (49) Certificação (1) certification (1) cevada (2) Chile (8) china (55) Chuvas (20) Cidades (1) Ciência e Tecnologia (486) circular economy (4) cítricos (1) citros (9) citrus (1) Classificação (1) Clima e ambiente (356) Clima e ambiente Preços (2) climate and environment (94) climate change (143) climate changed (68) climate crisis (7) CNA (7) CNPE (12) coal (5) cocoa (3) Código Florestal (7) coffee (10) Cogeração de energia (30) colheita (8) Colombia (6) Combustíveis (118) Combustíveis Fósseis (43) Combustíveis verde (6) comercialização (2) Comércio (50) commodity (19) comodities (1) complexo soja (15) compostagem (1) conab (2) congo (1) Consciência Ecológica (28) conservação (2) conservação ambiental (1) conservação de alimentos (2) conservation units (7) controle biológico (6) controlled fires (2) cooperativas (3) COP24 (76) COP25 (20) COP26 (27) cop27 (23) cop30 (1) Copolímeros (2) coqueiro (1) corn (71) Cosméticos (40) cotton (12) cover crops (2) covid-19 (1) Crédito de Carbono (78) Crédito Rural (21) Créditos de Descarbonização (34) crisis (1) CRISPR-Cas9 (6) crop 21/22 (1) crop 22/23 (2) crops (4) Culinária (1) Cultivo (122) cultivo de grãos (8) cultura de tecidos (1) cultura energética (2) Culturas Perenes. Agricultura (6) cupuaçu (2) Curso (15) Dados (1) dairy products (3) data analysis (1) Davos (4) decarbonization (9) decarbonization credits (3) defensivos (12) defesa sanitária (3) deforestation (39) demandaXoferta (2) Dendê (7) derivados do leite (1) Desafios (3) Descarbonização (35) descarbonization (11) desenvolvimento econômico (3) desenvolvimento rural (8) Desenvolvimento Sustentável (264) desert (2) Desmatamento (63) Diesel (27) Diesel Verde (25) digital agriculture (9) discovery (1) diseases (16) diversidade (2) Doenças Vegetais (17) domestic market (1) drones (12) droughts (33) eco-friendly (5) ecology (1) Economia (195) Economia Circular (22) Economia Internacional (155) Economia Sustentável (5) Economia Verde (191) Economy (129) ecossitemas (3) Ecosystem (9) Ecosystem services (4) edição gênica (1) Educação (1) education (1) Efeito estufa (27) Eficiência energética (56) egypt (2) eletric power (1) emater (3) Embrapa (111) Emissões de Carbono (92) Empreendedorismo (9) Empresas (170) Energia (108) energia eólica (2) energia limpa (27) Energia Renovável (303) Energia Solar Fotovoltaica (27) energy (3) energy crisis (8) energy security (5) energy transition (42) engenharia (3) entomologia (36) entomology (17) environment (88) environment issues (10) environment protection (22) environmental benefits (3) environmental conservation (34) environmental education (1) environmental health (2) environmental policies (45) enzimas (1) enzymes (2) erva-mate (1) ervas daninhas (2) ESG (37) espécies ameaçadas (1) espécies nativas (3) essential oils (2) estiagem (1) estresse hídrico (4) estresses abióticos (9) Estudo (5) Etanol (139) ethanol (49) etileno (1) EU (39) EUA (2) eucalipto (2) eucalyptus (1) Europa (3) europe (38) event (12) Eventos (178) exploração de madeira (6) Exportações (146) exports (127) extensão (1) Extrativismo (66) factory (1) family farming (3) FAO (16) Farelos (54) farm (1) fatty acids (1) fauna (1) feijão (5) Fertilidade (21) fertility (5) fertilizantes (31) fertilizantes orgânicos (1) Fertilizers (43) Fibras (12) fibres (2) Finanças (5) Financiamento (2) financing (1) fiscalização (4) fishing (1) fisiologia vegetal (3) fitopatologia (32) Fitossanidade (51) Fitotecnia (3) Fixação de Nitrogênio (4) flavored rice (1) flax (1) Floresta (71) Floresta plantada (124) florestas nativas (2) florestas plantadas (1) floricultura (6) floriculture (3) Fomento (42) Food (48) food crisis (7) food production (22) food safety (9) food security (71) food systems (1) foreign market (4) forest (21) forest code (1) forest fires (12) forest management (6) forest market (1) forest products (3) forest restoration (8) forestry (2) Fosfato (4) fósforo (3) fossil fuels (16) fotossíntese (4) france (4) fruit growing (18) Fruticultura (94) Fuels (28) full color (1) functional redundancy (1) fungicides (1) fungos (1) G20 (2) G7 (4) gabrage (1) Gamificação (1) garimpo (2) Gás (4) Gás natural (2) Gasolina (4) Gastronomia (1) gdp (2) GEE (68) genetic engineering (65) genetic improvement (19) Genome (1) geração de emprego (1) Germany (11) germoplasm (1) girassol (2) Glicerina (2) Global warming (186) GM (1) gmo (10) governance (2) grain (39) grãos (10) grape (5) green ammonia (2) green cement (2) green chemistry (1) green consumerism (1) green diesel (3) Green Economy (137) green hydrogen (8) green steel (1) greenhouse gases (70) gripe aviária (3) guatemala (1) Guerra (3) Guerra RussiaxUcrânia (4) Harvest (7) health (29) hemp (1) herbicidas (6) herbicides (7) híbridos (2) hidrogênio (1) Hidrogênio Verde (12) História (1) horticultura (9) horticulture (10) hybrid (1) hydrogen (4) IAC (1) ibama (6) IBP (1) ICMS (1) ILPF (22) iluminação (2) impacto ambiental (6) import (24) importação (9) impostos (8) incêndios (1) incêndios florestais (8) Incentivos (4) India (28) indigenous knowledge (1) indigenous lands (7) indíos (1) Indonesia (15) indústria (2) Industry (3) Industry 4.0 (3) inflação (1) inflation (1) innovation (28) Ìnovaç (1) Inovação (232) insects (8) inseticidas (5) insetos (18) inspections (1) Instituição (1) Insumos (45) integrated pest management (29) integrated systems (6) inteligência artificial (16) international agreement (58) international economy (67) international market (14) international trade (17) invasive species (1) Investimento (15) Investimentos (4) IPC (1) IPCC (22) IPFL (1) Irrigação (11) irrigation (8) jabuticaba (1) japan (1) JBS (1) kinetic energy (1) L72 (4) L73 (7) land use (15) Latin America (2) LED's (1) Legislação (82) legislation (25) Leguminosas (7) leite (3) licenciamento ambiental (3) liga árabe (1) lignin (1) Lignina (10) livestock (76) livestock farming (2) logística (3) logistics (3) Low Impact Agriculture (2) Low-Carbon (69) Lubrificantes e Óleos (20) macarrão (1) Macaúba (619) machine learning (4) Madeira (31) magnesium (1) maize (1) Malaysia (1) Mamona (2) management (24) mandioca (4) manegement (2) Manejo (63) Manejo e Conservação (146) manejo florestal (4) manejo integrado (3) manejo integrado de pragas (42) manejo sustentável (8) manure (1) MAPA (115) mapbiomas (1) Máquinas e equipamentos (5) marine ecosystems (1) Market (5) Mata Atlântica (16) matéria orgânica (6) Matéria Prima (10) Matéria-Prima (6) matéria-prima renovável (1) Matéria-PrimaResíduos (2) matérias-primas (4) MCTI (8) meat (13) mecanização (1) medicinal cannabis (1) Medida Provisória (1) Meio Ambiente (477) Melhoramento e Diversidade Genética (143) Mercado (4152) mercado de carbono (14) Mercado de Combustíveis (94) Mercado de fertilizantes (1) Mercado Financeiro (14) Mercado florestal (78) mercado global (3) Mercado Internacional (96) mercosul (3) metais pesados (1) metano (7) Metas (5) metaverso (3) methane (13) mexico (8) Micotoxinas (1) microbiologia (12) microbiology (8) micromobility (1) micronutrient (4) micronutriente (1) micropropagação (1) Milho (96) Minas Gerais (1) Minas Gerias (1) Mineração (12) mineral nutrition (16) mining (5) ministério da economia (2) mirtilo (1) mites (1) MMA (9) MME (76) molecular biology (2) monitoramento (5) monitoring (1) monocultura (1) Morocco (2) Mudanças Climáticas (141) mudas (6) Mundo (203) Nações Unidas (4) NASA (6) national production (1) natural disasters (1) natural gas (4) nature (7) natureza (3) Negócios (13) nematoides (6) nergia limpa (1) net-zero (51) neutral carbon (4) Neutralidade Tributária (2) new species (1) new zealand (1) nitrogen (9) nitrogenand (1) nitrogênio (4) non-timber forest products (4) novos produtos (3) Nutrição animal (22) Nutrição Mineral (23) nutrição vegetal (3) nutrients (2) nutrition (15) nutritional quality (2) ocean heat (1) oceans (1) ODS (1) OECD (8) OGM (4) Oil (54) Oil Food (1) Oleaginosas (147) óleo de palma (8) óleo de soja (11) Oleochemicals (11) Óleos (255) Óleos Essenciais (8) Óleos Vegetais (49) oliva (1) olives (1) Olivicultura (1) OMC (4) ONGs (1) ONU (47) Oportunidade (10) Oportunidades (9) organic agriculture (3) organic food (1) other (1) otimização (1) oxidative stability (1) ozone layer (6) Palm (2) palm oil (14) Palma (36) palmeiras (11) pampa (3) pantanal (8) papel e celulose (2) paper (1) PARAGUAY (3) Paris Agreement (110) partnership (2) pastagens (11) Pasture Management (3) Pasture Recovery (5) pecan (1) Pecuária (178) pecuária 4.0 (1) pecuária sustentável (5) Pegada de Carbono (108) Personal Care (3) Peru (3) Pesquisa (151) pesquisa e desenvolvimento (43) Pessoas (2) pesticides (25) pests (12) Petrobras (12) Petróleo (34) philippines (1) phosphates (5) photosynthesis (2) phytoplankton (1) phytosanitary (37) PIB (25) pinhão-manso (2) pirólise (3) Piscicultura (1) pitaya (1) planejamento estratégico (1) Plano Safra (5) Plant Based (31) plant pathology (1) plant patology (7) plant production (33) Plant-Based (4) plantas daninhas (11) plantas de cobertura (4) plantio direto (5) pnpb (4) polinização (2) Política (111) Política Ambiental (72) política de preços de combustíveis (1) Políticas (1) políticas públicas (28) politics (6) pollination (7) polluting activities (3) pollution (6) polyculture (1) pork (2) Portugal (2) pós-colheita (2) post-harvest (3) potássio (5) potassium (3) potato (5) poultry (10) povos indígenas (3) pragas (32) Preços (86) Preservação Ambiental (94) prices (5) Produção Agrícola (83) Produção Animal (51) produção de alimentos (14) produção de mudas (1) Produção Integrada (3) Produção Sustentável (83) Produção vegetal (61) production (2) productivity (50) Produtividade (230) Produtos (151) produtos florestais não madeireiros (13) Proteção Ambiental (25) proteção de nascentes (4) proteção de plantas (1) proteína animal (2) proteína vegetal (28) proteins (6) public health (17) public policies (2) pulp (1) Qualidade (14) qualidade da água (4) qualidade de vida (2) Qualidade do Ar (10) queimadas (3) química (1) químicos verdes (1) rapeseed (1) rastreabilidade vegetal (1) raw material (3) reciclagem (13) record (1) Recuperação Ambiental (10) Recuperação de área Degradada (70) Recuperação Econômica (3) recursos naturais (1) Recycling (9) REDD+ (2) redução da poluição (4) Reflorestamento (40) reforestation (5) regulamentação (4) regulation (1) Relatório (17) renewable energy (91) renewable fuel (9) RenovaBio (110) renovaCalc (3) Report (2) research (8) Research and Development (65) Reservas Legais (4) Resíduos (40) resistence (7) Responsabilidade Social (1) restauração florestal (3) rice (14) robótica (1) robots (6) rotação de culturas (4) Russia (21) Rússia (1) Russia x Ukraine (61) Sabão (1) SAF (11) Safra (12) safra 21/22 (1) safra 22/23 (5) safrinha (1) Santa Catarina (1) Saúde e Bem-Estar (159) saúde e bem-estar animal (8) SBNs (1) science (4) science and technology (91) sea (1) sea levels (1) seaports (1) Sebo (6) seca (8) seeds (7) Segurança Alimentar (209) Segurança Energética (21) Selo Social (17) sementes (19) sequestro de carbono (10) serviços ambientais (3) sewage waste (1) silvicultura (7) singapore (3) Sistema Agroflorestal (52) Sistemas Integrados (54) social (2) social inequality (1) Sociobiodiersidade (14) Soil (23) soil biology (1) Soja (244) solar energy (2) solid waste (4) Solos (101) sorgo (2) south africa (1) south america (26) south korea (1) southern Agricultural Council (1) soybean (42) soybean complex (5) soybean oil (6) soybeans (18) spain (1) steam (1) storage (4) sugar (8) sugarcane (32) suinocultura (2) suínos (1) sunflower (10) sunflower oil (6) Sustainability (160) sustainable agriculture (11) Sustainable Development (23) Sustainable Energy (72) Sustentabilidade (839) swine (2) taxes (8) taxonomy (1) technology (64) Tecnologia (151) tecnologias digitais (15) Tempo (2) terras indígenas (16) thailand (1) Títulos verdes (4) tomato (14) transgenic (34) transgênicos (17) transição energética (39) Transportes (17) transports (13) trees (5) Trigo (23) tubers (1) Turismo Sustentável (7) turkey (1) ubrabio (12) Ucrânia (3) UK (5) Ukraine (9) Unica (1) Unidades de Conservação (11) urea (2) uruguay (3) USA (91) USDA (19) uso do solo (21) uva (1) vaccination (1) vaccine (2) vacinação (2) vazio sanitário (3) VBP (1) vegetable nutrition (8) vegetable oils (18) versatilidade (1) vertical farms (1) Vídeo (308) vinhos (1) viruses (3) War (36) waste (4) water (8) webinar (1) wheat (51) wine (4) winter crops (1) wood (4) World (190) World Economy (92) WTO (1) ZARC (2) zero tariff (2) Zero-Carbon (3) zoneamento agrícola (10) zoneamento climático (3) zoneamento territorial (1) zootecnia (1)

Total de visualizações de página