Buscar

Embrapa Agroenergia expõe tecnologias de macaúba, produção de cogumelos e armadilhas como agroquímicos na Agrotins

terça-feira, maio 07, 2019

Resultado de imagem para agrotins

Produção da macaúba, uso de macrofungos (cogumelos) para a nutrição animal e armadilhas para atrair inimigos naturais como percevejos e vespas utilizando lignina como suporte de semioquímico são as três tecnologias que a Embrapa Agroenergia preparou para mostrar aos visitantes da 19º Feira de Agrotecnologia do Tocantis (Agrotins). As tecnologias estarão expostas no estande da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do estado, no Portal da Agricultura.

A feira, que tem nesta edição, a temática "Agronegócio de Atitude Sustentável", acontece de terça-feira a sábado (7 a 11 de maio), no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional.

"As pessoas que estarão n Agrotins, como nossa vitrine de tecnologias, estão totalmente alinhadas ao tema da Feira - a produção de forma sustentável na lógica da bioeconomia", conta o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville. "Pensamos na biomassa como um todo, na utilização total, tornando também os resíduos em fontes de matérias-primas para outros processos.

A produção de alimentos, matérias e compostos químicos agora é baseada em recursos biológicos, os quais são convertidos de forma a minimizar a formação de resíduos", destaca. Capdeville salienta que a bioeconomia compreende o que está ligado à produção e a comercialização de insumos biológicos, incluindo a produção de alimentos.

"A ideia é uma economia circular, que utiliza e transforma uma matéria-prima e agrega valor aos resíduos que são produzidos. O desafio é sairmos de uma economia de origem fóssil para uma economia mais sustentável, de base biológica', ressalta.

Além da mostra de tecnologias, a Agrotins também traz uma programação com palestras voltadas para o agricultor. No dia 8 de maio, a pesquisadora da Embrapa Agroenergia, Simone Favaro, apresenta os resultados da pesquisa sobre o processo de produção de mudas de macaúba que pode ser uma opção para a diversificação da produção no Tocantins. A palestra será ministrada no auditório Agroenergia e Florestas, às 14h, com entrada gratuita.

Durante a Feira, os técnicos da Unidade estarão visitando empresas visando à prospecção de demandas para futuros projetos em parceria. As empresas podem ser nossas parceiras tanto na cocriação e codesenvolvimento de soluções tecnológicas como também na utilização dos ativos desenvolvidos, explica o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso. A proposta é desenvolver, juntamente com a iniciativa privada, tecnologias que gerem produtos, o que pode ser feito diretamente com a Embrapa ou por meio da Unidade Embrapa Agroenergia/Embrapii.  

As pesquisas na Agrotins

Das pesquisas que estão na vitrine de tecnologias da Embrapa Agroenergia, foram escolhidas três para a exposição na feira. Uma delas foi desenvolvida para atender às demandas de cultivo da macaubeira. Pesquisadores da Embrapa Agroenergia, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, desenvolveram um sistema de produção de mudas simplificado e de baixo custo que garante mudas de elevada qualidade, com baixas perdas nos viveiros e bom desenvolvimento após o plantio. O modelo atende, principalmente, produtores que vivem em localidades distantes de viveiros comerciais e viabiliza a inclusão de pequenos produtores no cultivo racional dessa promissora espécie da flora brasileira. Em relação à qualidade do óleo, a Embrapa, juntamente com parceiros, vem desenvolvendo técnicas tanto para aumentar a produção de óleo com qualidade como para o processo de refino do óleo da polpa de macaúba.

Outra tecnologia escolhida é relacionada a macrofungos. Pesquisadores investem na utilização de cogumelos como agentes transformadores de biomassa vegetal tanto lignocelulósica quanto oleaginosa em insumos para nutrição animal. A terceira tecnologia a ser exposta pela Unidade está na linha dos agroquímicos. A Embrapa Agroenergia e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia desenvolveram uma formulação à base de lignina kraft para fazer o microencapsulamento da cis-jasmona, um semioquímico usado nas plantações para atrair inimigos naturais como percevejos e vespas. A lignina kraft é retirada da precipitação do licor negro, um resíduo gerado pela indústria de celulose e papel.

Acesse nossa vitrine e saiba também como ser nosso parceiro no desenvolvimento e codesenvolvimento de tecnologias: www.embrapa.br/agroenergia/vitrine

Clique aqui para acessar a página do evento.

Fonte: Embrapa

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Acrocomia aculeata (2) Alimentos (186) animal nutition (1) Aspectos Gerais (164) Aviação (22) Aviation market (11) Biocombustíveis (154) Biodiesel (52) Bioeconomia (14) Bioeletricidade (2) Biofertilizantes (1) Biofuels (68) Biomass (7) Biomassa (47) Biopolímeros (3) Bioquerosene (18) Biotechnology (20) Biotecnologia (2) Brazil (17) Cerrado (1) Ciência e Tecnologia (157) Clima e ambiente (157) climate changed (6) Cogeração de energia (9) COP24 (73) COP25 (8) Cosméticos (18) Crédito de Carbono (25) Cultivo (96) eco-friendly (2) Economia Internacional (59) Economia Verde (145) Economy (25) Ecosystem (1) Efeito estufa (3) Energia (24) Energia Renovável (128) event (4) Eventos (63) Extrativismo (19) Farelos (27) farm (1) Fibras (8) Floresta plantada (55) Food (38) food security (1) Fuels (16) Global warming (75) Green Economy (95) health (19) Industry 4.0 (1) IPCC (13) livestock (4) Low-Carbon (39) Lubrificantes e Óleos (8) Macaúba (451) Manejo e Conservação (29) Meio Ambiente (67) Melhoramento e Diversidade Genética (52) Mercado (3797) Mercado florestal (40) Nutrição animal (14) nutrition (9) Oil (38) Óleos (200) other (1) Paris Agreement (45) Pecuária (50) Pegada de Carbono (37) pirólise (1) Plant Based (5) Política (41) Produtos (118) proteína vegetal (13) Recuperação de área Degradada (21) renewable energy (5) Research and Development (7) SAF (1) Saúde e Bem-Estar (54) science and technology (21) Segurança Alimentar (31) Soil (7) Solos (8) Sustainability (26) Sustainable Energy (51) Sustentabilidade (255) Vídeo (193) World Economy (56)

Total de visualizações de página