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Alemanha está abrindo uma rodovia elétrica para caminhões

terça-feira, maio 28, 2019

Alemanha está abrindo uma rodovia elétrica para caminhões
Trecho de 10 quilômetros fica próximo à cidade de Frankfurt (Foto: Divulgação/Siemens/Copyright: Scania CV AB)
O transporte de carga por caminhões é uma fonte crescente de emissão de gases de efeito estufa, que polui a atmosfera e contribui para o aquecimento global. Em resposta a esse desafio ambiental, o Ministério do Meio Ambiente da Alemanha e a Siemens desenvolveram um projeto inovador de eletrificação de caminhões.

No último dia 9 de maio, o governo da Alemanha inaugurou um trecho de 10 quilômetros da autoestrada próxima à cidade de Frankfurt, dotado de um sistema que transmite eletricidade a caminhões com motores a diesel e elétrico.

O sistema eHighway, desenvolvido pela Siemens, conecta um equipamento instalado no teto dos caminhões a cabos aéreos com corrente contínua, enquanto percorrem a autoestrada a uma velocidade de até 90 quilômetros por hora.

Segundo a Siemens, o sistema eHighway associa a eficiência do transporte ferroviário ao funcionamento flexível dos caminhões híbridos. Além disso, reduz as emissões de dióxido de carbono responsáveis pelas mudanças climáticas.

O trecho inaugurado em 9 de maio liga o movimentado aeroporto de Frankfurt a um grande parque industrial. O sistema eHighway será instalado em breve em mais dois trechos da autoestrada.

Os caminhões fabricados pela Scania custaram € 70 milhões ao governo alemão. De acordo com estimativas da Siemens, o sistema elétrico gerará uma economia de combustível no valor de € 20 mil em trajetos de 100 mil quilômetros.

Na opinião de especialistas do International Transport Forum, um órgão intergovernamental da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o transporte de carga por caminhões é a maior fonte de demanda de combustível do mundo. Ele contribuirá para o aumento previsto de 15% de CO2 na atmosfera até 2050.

A redução das emissões de gases de efeito estufa é fundamental para se atingir a meta do Acordo de Paris, aprovado em 2015, de manter o aumento da temperatura média global abaixo de 2ºC e acima dos níveis pré-industriais.

A parceria entre o Ministério do Meio Ambiente da Alemanha e a Siemens insere-se em um movimento crescente do uso de veículos elétricos, como uma forma de combate às mudanças climáticas e à poluição atmosférica.

A Siemens também realizou testes com o sistema eHighway na Suécia e em autoestradas próximas aos portos de Los Angeles e de Long Beach, nos EUA.

Fonte: Opinião e Notícia

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