Buscar

Agricultura e Embrapa ministram cursos sobre softwares para manejo e análise econômica de plantações em florestas na Agrotins

terça-feira, maio 07, 2019

Resultado de imagem para embrapa macaúba agrotins

As novas ferramentas têm a finalidade de orientar com maior precisão e eficácia as atividades de manejo, análise econômica e planejamento dos componentes de cultivos

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e a Embrapa Florestas ministram curso durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins- Agrotins 2019 com o tema Softwares para manejo e análise econômica de plantações florestais em monocultivo e Integração Lavoura Pecuária Florestas (ILPF).  A feira ocorre dos dias 7 a 11, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional.

As novas ferramentas têm a finalidade de orientar com maior precisão e eficácia as atividades de manejo, análise econômica e planejamento dos componentes de cultivos florestais em ILPF. Os usuários podem testar pelos softwares, para cada condição de clima e solo, todas as opções de manejo do componente arbóreo da ILPF, fazer estimativas de produção, efetuar análises econômicas e decidir sobre a melhor alternativa para conduzir sua plantação.

De acordo com a gerente de Agroenergia e Florestas da Seagro, Arlete Leite, o curso é uma nova ferramenta para auxiliar os produtores e técnicos no manejo florestal. “É um instrumento para auxiliar nas tomadas de decisões, proporcionando melhores condições na gestão estratégica econômica da propriedade”, disse.   

O curso é realizado pela Embrapa e Seagro, em parceria com o projeto Bioma, apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

Cursos

Os cursos acontecem durante a Agrotins nos dias 8 e 9, no Portal da Agricultura. Podem participar profissionais autônomos, produtores rurais, acadêmicos, empresas e instituições com interesse em manejo e planejamento estratégico de plantações florestais, empresas de assistência técnica rural, cooperativas, secretarias municipais, sindicatos e associações para dar assistência técnica a atividades com plantações florestais.    

Participação

Os participantes deverão levar notebook (máximo dois participantes por computador) e instalar os softwares SisEucalipto, SisEucliptoILPF, SisTeca, SisTecaILPF, disponíveis em http:www.cnpf.embrapa.br/software/
Para se inscrever o participante deve acessar o link – https://agrotins.to.gov.br/.


Programação

Dia 8 (9h às 12h)

- Os softwares e suas utilidades

-  Eucaliptos, teca, mogno-africano, pinus e cedro-australiano

- Manejo florestal (desbastes e poda)

- Dados necessários para simulações

- Altura dominante e índice de sítio, tabelas de classificação de sítio

- Os softwares passo a passo

- Simulação, inventário, opção de listagem e desbastes

- Equações de sítio, volume e sortimento

- Diâmetro de toras e sortimento

- Modelagem do carbono

- Gráficos

- Prática – Exemplo - 1

Dia 9 (9h às 12h)

- A base estáticas dos softwares

- Índice de Espaçamento Relativo

- Diagrama de Manejo de Densidade (DMD)

- Manejo de Precisão e planejamento estratégico

- Prática – Exemplo 2

- Software Plain para análise econômica

- Critérios de avaliação econômica e tomadas de decisão

- Valor presente líquido de um fluxo financeiro

- Valor presente líquido analisado

- Taxa interna de retorno

- Razão benefício/custo

- Valor esperado da terra

- Análise de sensibilidade

- P plain e a comparação de regimes de manejo

- Aplicação da análise de sensibilidade

- Prática – Exemplo -  3

Fonte: Ariquemes Online

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página