Buscar

Temos noção da importância das árvores para a manutenção das formas de vida existentes no planeta?

segunda-feira, abril 01, 2019

“Uma árvore saudável possui o mesmo efeito de dez aparelhos de ar-condicionado funcionando 20 horas por dia”

Em termos biológicos, as árvores são plantas de grande porte com raízes que giram em torno de si, caule lenhoso (tronco) que forma ramos bem acima do nível do solo e que se estendem até o ápice da raiz. Todos conhecemos esse vegetal desde a nossa infância, porém, com a vida moderna das grandes cidades, criamos uma ruptura em nosso contato com a natureza e, na maioria das vezes, esquecemos da sua importância para a Terra.

As árvores, apesar de não se mexerem como, por exemplo, os animais, são também vivas e se diferenciam por conseguirem produzir seu próprio alimento (autotróficas). Além disso, são seres autossustentáveis que respeitam o ciclo de retirada e fornecimento de energia do/para o planeta. São vegetais lindos que enfeitam o ambiente e o torna “cheio de vida”. Porém, não são importantes somente para nossos olhos, afinal, também fazem diferença enorme em nossos ecossistemas, sendo responsáveis por manter metade da nossa biodiversidade.  

A característica principal das árvores é a dissociação de moléculas e a liberação de oxigênio puro, processo que acontece durante a fotossíntese e que é crucial para nossa existência. Além disso, conseguem reter o dióxido de carbono (gás que mais contribui para o efeito estufa e que está atingindo altas concentrações na atmosfera). Reduzem também a poluição sonora e os ventos, mantendo umidade do ar e chuvas regulares.

O mais interessante é o fato de que, em épocas mais quentes, elas reduzem a temperatura. Uma árvore saudável possui o mesmo efeito de dez aparelhos de ar-condicionado funcionando 20 horas por dia, segundo pesquisas. Klaus Scott, James Simpson e Gregory McPherson publicaram um artigo no Journal of Arbori Culture que afirma que a temperatura das cidades é altamente influenciada pela quantidade de árvores e, de acordo com eles, a sombra pode reduzir a temperatura do asfalto em até 2°C, e do interior dos carros em até 8°C.

Uma vez percebidos alguns de seus benefícios, cientes dos impactos provocados pela perda de cobertura vegetal em ambientes naturais e urbanos (e tudo o que isso provoca nos ecossistemas e a nós mesmos) é importante que tenhamos consciência da importância das árvores que embelezam o planeta e o deixa mais “saudável”. Como foi dito por um poeta Chinês, 500 há 2.500 anos atrás:“Se você está pensando um ano a frente, semeie uma semente. Se você está pensando dez anos à frente, plante uma árvore.”

Fonte: Barbacena Online

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página