Buscar

Espécies de Scarabaeidae fitófagos (Insecta: Coleoptera) associadas ao sistema radicular de Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Mart. (Arecaceae)”

sexta-feira, março 01, 2019

Resultado de imagem para ScarabaeidaeAutores: Puker, Anderson; Rodrigues, Sérgio Roberto; Tiago, Elison Floriano  e Santos, Wilson Teixeira dos.

Resumo: A palmeira Acrocomia aculeata (bocaiúva) representa uma importante fonte de renda para pequenos agricultores que a exploram em sua maioria, na forma de extrativismo, e além da importância socioeconômica é abrigo e recurso alimentar para um grande grupo de animais. Entretanto, poucos são os estudos sobre a artropodofauna associada a esta planta, assim, o presente trabalho teve por objetivo conhecer as espécies e os aspectos biológicos dos coleópteros fitófagos da família Scarabaeidae que estão associados com o sistema radicular desta palmeira. 

A coleta dos Scarabaeidae foi realizada quinzenalmente, de abril a outubro de 2007, através de escavações realizadas na base das plantas, e os espécimes encontrados eram quantificados e conduzidos ao laboratório de entomologia para estudo dos aspectos biológicos. Foram coletados 150 espécimes de Scarabaeidae, dos quais 138 (92,0%) eram larvas, duas (1,3%) eram pupas e 10 (6,7%) adultos. As larvas foram encontradas em maiores quantidades nos meses de abril e maio, onde registrou-se respectivamente 4,88 e 5,38 larvas por planta. A maior quantidade de larvas foi encontrada em maio, onde registrou-se a média de 5,38 larvas por planta. As pupas foram coletadas em julho e agosto, e os adultos de agosto a outubro. 

Os escarabeídeos fitófagos encontrados associados ao sistema radicular de A. aculeata estão distribuídos em três subfamílias, cinco gêneros e sete espécies. As espécies encontradas foram, Astaena sp., Cyclocephala verticalis Burmeister, Leucothyreus dorsalis Blanchard, Leucothyreus sp., Liogenys fuscus Blanchard, Phyllophaga sp.1 e Phyllophaga sp.2. Os espécimes de Leucothyreus sp. representaram 30,8% do total de insetos obtidos.

Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui.

Fonte: Scielo

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página