Buscar

"Tecnologias e infraestrutura, as ferramentas para enfrentar a mudança climática"

segunda-feira, fevereiro 25, 2019

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Guillermo Bernaudo, no workshop organizado pelo Banco Mundial. IICA.

Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Guillermo Bernaudo, participou de um workshop em que foram levantados cenários futuros para a agricultura, afetada pela mudança climática e conflitos comerciais, e elogiou o papel do IICA.

San José, 22 de fevereiro de 2019 (IICA). Gerar certezas sobre as maneiras pelas quais as mudanças climáticas impactam a agricultura e traçar cenários nos quais as guerras comerciais aparecem como fator restritivo para o desenvolvimento econômico.

Estes dois elementos foram destacados pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Guillermo Bernaudo, no workshop do qual participou, sobre os cenários futuros de atividade agrícola na América Latina e no Caribe, liderado pelo Banco Mundial e que foi realizado na sede central do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), na Costa Rica.

Do evento participaram altos funcionários nacionais e de organismos internacionais, grupos de produtores, executivos de multinacionais, organizações da sociedade civil, pesquisadores e agências de desenvolvimento, que identificaram oportunidades e ameaças que poderiam afetar os sistemas alimentares e agrícolas na América Latina e no Caribe (ALC) até 2030 e além.

Os participantes consideraram uma série de cenários futuros plausíveis e identificaram ações que poderiam ser tomadas para facilitar o surgimento de sistemas agrícolas e alimentares dinâmicos, produtivos e modernos, capazes de realizar múltiplas funções.

Bernaudo também destacou o papel do IICA como anfitrião do workshop, e sua capacidade para criar espaços e escolher interlocutores adequados para tais discussões e debates. "Parece-me que este é um componente muito forte do IICA. Com esses cenários, acredito que o IICA deve continuar avançando em sua representação da agricultura das Américas".

Neste sentido, o funcionário argentino destacou "a diversidade da agricultura americana, integrada por países claramente importadores e outros grandes exportadores de alimentos, o que faz com que o IICA tenha que encontrar os acordos internos. Além disso, me parece muito importante sua defesa de uma das principais atividades da América, que é a agricultura".

 O funcionário destacou que "sob a égide do Banco Mundial e com a colaboração do IICA e outros organismos, realizamos um trabalho que objetiva a ver cenários futuros daqui 10 ou 15 anos que se levantam para todos os setores ligados à agricultura, privados e públicos. Criar cenários gera capacidades e foco para os esforços. É uma atividade altamente produtiva".

Engenheiro agrônomo especializado em produção agropecuária, Bernaudo disse que, no evento, "foram levantados dois componentes muito fortes: diferentes variáveis sobre cenários relacionados com as mudanças climáticas, o impacto sobre a agricultura da região, e o das restrições comerciais a partir das guerras comerciais como aquela que neste momento estão se passando".

Em relação ao aquecimento global, ele acrescentou que é necessário avançar "na certeza de como isso afetará a agricultura", indicando ainda que "isso é muito importante para identificarmos as ferramentas que temos que enfrentá-lo, que são basicamente tecnologias e infraestrutura. O outro cenário, também muito forte, ou o componente de um cenário muito forte, é que as guerras comerciais são vistas como um fator muito restritivo para o desenvolvimento ".

Fonte: IICA

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Acrocomia aculeata (2) Alimentos (186) animal nutition (1) Aspectos Gerais (164) Aviação (22) Aviation market (11) Biocombustíveis (154) Biodiesel (52) Bioeconomia (14) Bioeletricidade (2) Biofertilizantes (1) Biofuels (68) Biomass (7) Biomassa (47) Biopolímeros (3) Bioquerosene (18) Biotechnology (20) Biotecnologia (2) Brazil (17) Cerrado (1) Ciência e Tecnologia (157) Clima e ambiente (157) climate changed (6) Cogeração de energia (9) COP24 (73) COP25 (8) Cosméticos (18) Crédito de Carbono (25) Cultivo (96) eco-friendly (2) Economia Internacional (59) Economia Verde (145) Economy (25) Ecosystem (1) Efeito estufa (3) Energia (24) Energia Renovável (128) event (4) Eventos (63) Extrativismo (19) Farelos (27) farm (1) Fibras (8) Floresta plantada (55) Food (38) food security (1) Fuels (16) Global warming (75) Green Economy (95) health (19) Industry 4.0 (1) IPCC (13) livestock (4) Low-Carbon (39) Lubrificantes e Óleos (8) Macaúba (451) Manejo e Conservação (29) Meio Ambiente (67) Melhoramento e Diversidade Genética (52) Mercado (3797) Mercado florestal (40) Nutrição animal (14) nutrition (9) Oil (38) Óleos (200) other (1) Paris Agreement (45) Pecuária (50) Pegada de Carbono (37) pirólise (1) Plant Based (5) Política (41) Produtos (118) proteína vegetal (13) Recuperação de área Degradada (21) renewable energy (5) Research and Development (7) SAF (1) Saúde e Bem-Estar (54) science and technology (21) Segurança Alimentar (31) Soil (7) Solos (8) Sustainability (26) Sustainable Energy (51) Sustentabilidade (255) Vídeo (193) World Economy (56)

Total de visualizações de página