Buscar

Qualidade lipídica da polpa e castanha de bocaiuva (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd.

segunda-feira, fevereiro 25, 2019

Autores: Cláudia Leite Munhoz, Rita de Cássia Avellaneda Guimarães, Eliana Janet Sanjinez-Argandoña, Iriani Rodrigues Maldonade

Resultado de imagem para macaubaResumo: Bocaiuva (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd.) é um fruto do Cerrado brasileiro, cuja farinha representa um produto típico da região. Frutos maduros de bocaiuva do Estado de Mato Grosso do Sul foram processados para produzir farinha. 

O perfil de ácidos graxos da farinha e das castanhas de bocaiuva foram avaliadas afim de verificar as possíveis alterações em sua composição devido o processamento. Os principais ácidos graxos encontrados na farinha foram os ácidos graxos monoinsaturados, especialmente o ácido oleico; ácidos graxos saturados predominaram nas castanhas, com um teor mais elevado para ácido láurico. 

A qualidade nutricional do perfil lipídico da farinha bocaiuva indicou que o óleo pode ser utilizado como alimento, bem como o óleo das castanhas, embora o índice de aterogenicidade (IA) tenha sido maior do que o recomendado.

Para acessar o artigo completo, clique aqui.

Fonte: Revistas Unicentro

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página