Buscar

Diadema é exemplo de sustentabilidade para estudantes do Projeto Rondon

quarta-feira, fevereiro 06, 2019

Alunos, professores e colaboradores realizaram diversas ações com o objetivo de estimular a melhoria do bem-estar social e contribuir para o desenvolvimento da cidade

“Diadema nos surpreendeu positivamente. O município já está muito avançado em relação à sustentabilidade. A Prefeitura desenvolve hortas comunitárias que vão além da horta escolar e que contribui para um senso de empreendedorismo e economia solidária”. Esta é a avaliação da professora do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Metodista de São Paulo, Tassiane Pinato, ao final do Projeto Rondon.

Durante a última semana, 28/01 a 01/02, alunos, professores e colaboradores da Prefeitura de Diadema realizaram diversas ações com o objetivo de estimular a melhoria do bem-estar social e contribuir para o desenvolvimento da cidade.

“Foi uma semana muito rica e cheia de trocas e aprendizado entre a prática e a teoria. O Projeto Rondon nos trouxe as novidades e metodologias que a academia utiliza e nós, enquanto poder público, mostramos o que acontece na prática depois da academia”, destacou a secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha.

A parceria com o Projeto Rondon é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e visa aproximar os estudantes universitários da realidade que compõe a cidade. Essas ações foram resultado da primeira visita, realizada em julho do ano passado, na qual os alunos fizeram um diagnóstico com os possíveis campos de atuação.

“Juntamos os saberes e o resultado foi muito proveitoso. Além de toda troca de experiência, foi um momento para ouvir da academia quais são as novidades e um momento para fazermos, também, uma capacitação tanto dos funcionários quanto da comunidade. Gostaria de agradecer a equipe do Projeto Rondon pela contribuição para a cidade de Diadema”, completou Caroline Rocha.

“O Projeto Rondon proporciona esse aprendizado com os facilitadores do município, a prática do dia a dia, com o objetivo de levarmos de volta para a universidade mais experiências para contribuir em novas formas de estudo e aprendizado”, ressaltou a professora Tassiane Pinato.

Além de realizar a plantação da horta escolar na E.E. João Ramalho na quinta-feira, os alunos puderam conhecer a cidade e oferecer oficinas de horta comunitária, de direitos humanos, de elaboração e gestão de projetos sociais e palestra voltada para empregabilidade durante a semana.

Andressa Azevedo do Nascimento, usuária do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da SASC em parceria com a Sodiprom, participou da palestra de empregabilidade e contou sobre a experiência. “Nessa oficina, eu me conheci melhor e isso vai me ajudar bastante a definir meus objetivos de acordo com o que eu gosto”.

“O nosso objetivo com a palestra de empregabilidade foi despertar na comunidade um ponto de vista diferente sobre este assunto. O munícipe não precisa só de uma vaga de emprego, ele precisa se encontrar, entender qual é o perfil dele”, contou Ligia Mastromano Bontempo, estudante de fisioterapia da Universidade Metodista de São Paulo.

O Projeto Rondon conta com diversas instituições de ensino, como a Faculdade de Medicina do ABC, Universidade Metodista de São Paulo, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a Universidade de São Paulo, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Universidade Santo Amaro, a Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva, entre outras.

“O Projeto Rondon está sendo essencial para a minha formação. Ele melhora nossa empatia com as pessoas, a comunicação, além de nos fazer enxergar outro lado, um ponto de vista diferente do universitário”, completou Ligia Mastromano.

“O município é bem estruturado e conta com uma equipe técnica muito boa. Nós aprendemos muito mais do que ensinamos. A semana foi muito produtiva”, contou Ygor de Oliveira Navarro, aluno de enfermagem da FHO|Uniararas.

O encerramento aconteceu na última sexta-feira, 01/02, no Jardim Botânico de Diadema. A equipe está construindo um relatório das atividades que foram desenvolvidas no município.

“O aprendizado foi muito grande, em especial por toda a troca que foi estabelecida entre professores, facilitadores e alunos. Outro ponto importante é que esses dias em Diadema fizeram com que eu mudasse meu conceito sobre a cidade. Fiquei encantada com tudo que a cidade tem para oferecer e com toda a preocupação que os gestores demonstraram ter no estabelecimento de melhorias”, relatou a professora de Recursos Humanos da Universidade Metodista de São Paulo, Rosana Gribl Vellucci.

Fonte: ABCdoABC

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Acrocomia aculeata (2) Alimentos (186) animal nutition (1) Aspectos Gerais (164) Aviação (22) Aviation market (11) Biocombustíveis (154) Biodiesel (52) Bioeconomia (14) Bioeletricidade (2) Biofertilizantes (1) Biofuels (68) Biomass (7) Biomassa (47) Biopolímeros (3) Bioquerosene (18) Biotechnology (20) Biotecnologia (2) Brazil (17) Cerrado (1) Ciência e Tecnologia (157) Clima e ambiente (157) climate changed (6) Cogeração de energia (9) COP24 (73) COP25 (8) Cosméticos (18) Crédito de Carbono (25) Cultivo (96) eco-friendly (2) Economia Internacional (59) Economia Verde (145) Economy (25) Ecosystem (1) Efeito estufa (3) Energia (24) Energia Renovável (128) event (4) Eventos (63) Extrativismo (19) Farelos (27) farm (1) Fibras (8) Floresta plantada (55) Food (38) food security (1) Fuels (16) Global warming (75) Green Economy (95) health (19) Industry 4.0 (1) IPCC (13) livestock (4) Low-Carbon (39) Lubrificantes e Óleos (8) Macaúba (451) Manejo e Conservação (29) Meio Ambiente (67) Melhoramento e Diversidade Genética (52) Mercado (3797) Mercado florestal (40) Nutrição animal (14) nutrition (9) Oil (38) Óleos (200) other (1) Paris Agreement (45) Pecuária (50) Pegada de Carbono (37) pirólise (1) Plant Based (5) Política (41) Produtos (118) proteína vegetal (13) Recuperação de área Degradada (21) renewable energy (5) Research and Development (7) SAF (1) Saúde e Bem-Estar (54) science and technology (21) Segurança Alimentar (31) Soil (7) Solos (8) Sustainability (26) Sustainable Energy (51) Sustentabilidade (255) Vídeo (193) World Economy (56)

Total de visualizações de página