Buscar

Dia de Campo na TV – Segurança alimentar e agricultura sustentável

sexta-feira, fevereiro 15, 2019


O Dia de Campo na TV desta semana apresenta algumas pesquisas da Embrapa alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ligado à erradicação da fome e à promoção de uma agricultura sustentável (ODS 2) – uma das 17 metas estabelecidas pelas Nações Unidas (ONU) em 2015 para se alcançar a dignidade e desenvolvimento humano nos próximos 15 anos.

Neste contexto, destaca as atividades da Estação Experimental Cascata (EEC) da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS). Em atividade desde 1938, o espaço trabalha hoje com foco na agricultura familiar e de base ecológica.

No local, a sustentabilidade da agricultura é promovida por meio da adaptação para sistemas de produção orgânicos, do incentivo à transição agroecológica, do desenvolvimento de variedades para a agricultura orgânica, do uso de insumos biológicos, entre outros.

No âmbito da erradicação da fome, são trabalhados temas que garantem renda e segurança alimentar, como o desenvolvimento de variedades mais nutritivas e produtivas, o incentivo à avicultura colonial, o investimento em plantas alimentícias não-convencionais (pancs) e o resgate das sementes crioulas e valorização de seus guardiões.

Em âmbito nacional, o Projeto BioFort, coordenado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), busca desenvolver e disseminar cultivares biofortificadas a fim de garantir segurança nutricional das comunidades em vulnerabilidade social.

Mas, a sustentabilidade da agricultura também é trabalhada em escala mais intensiva pela Embrapa, com envolvimento de diferentes Unidades distribuídas pelo país. Dentre os temas pesquisados nesse sentido estão a racionalização no uso de agroquímicos e o incentivo à utilização de estratégias como a Integração Lavoura-Pecuária-Florestas (ILPF), por exemplo.

Fonte: Embrapa

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página