Buscar

Tratamento de água domiciliar por filtros de cerâmica microporosa e carvão ativado

quarta-feira, janeiro 16, 2019

Autores: Autores: Maryna Soares Gomes; Camila Silva Franco e Ana Carolina Assis Viana.

Resultado de imagem para filtro carvão ativadoResumo: Os filtros domésticos têm sido utilizados principalmente em comunidades rurais que estão isolados dos centros urbanos, com o intuito de melhorar a qualidade da água destinada ao consumo humano. Os filtros funcionam por gravidade e no seu interior contém um elemento filtrante que pode ser constituído de material microporoso ou também com seu interior preenchido com carvão ativado para uma melhor remoção de patógenos e de outras impurezas. Neste contexto, objetivou-se avaliar o desempenho de velas de cerâmica microporosa com e sem carvão ativado no tratamento da água da fonte superficial em escala descentralizada da Universidade Federal de Lavras. 

Foram realizadas avaliações na água afluente e efluente para avaliação da eficiência dos filtros de acordo com algumas variáveis estabelecidas pelo Ministério da Saúde na Portaria no 2914/2011. Observou-se, que ambos os elementos filtrantes foram eficientes na remoção da maioria das variáveis de qualidade de água avaliadas sendo elas: as concentrações de coliformes termotolerantes, cor, turbidez, pH, Ferro, Manganês, Dureza, Cloretos e sólidos dissolvidos. Ao analisar a água efluente dos dois filtros observou-se uma grande eficácia na remoção da turbidez da água, principalmente para o filtro sem carvão ativado. Os valores de cor e cloretos foram baixos para água bruta. Houve um incremento nos valores de dureza, pH e sólidos dissolvidos observado no efluente de ambos os filtros, porém tal incremento não ultrapassou os padrões de potabilidade. Para ambos os filtros, observou-se maior eficiência na remoção de Fe em comparação ao Mn. Os coliformes termotolerantes no filtro contendo carvão ativado proporcionou 100% de remoção. 

Conclui-se, que o tratamento domiciliar é bastante eficaz e que a utilização do carvão ativado é mais eficiente para consumo humano, por remover totalmente a presença de coliformes termotolerantes na água contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população local.

Para ter acesso ao conteúdo completo, clique aqui.

Fonte: Portal Saneamento Básico

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página