Buscar

Banco Mundial ajuda produtores de MS a ficarem “de olho no futuro”

segunda-feira, janeiro 28, 2019

Uma das propriedades com pastagem recuperada após ações do projeto ABC Cerrado
Divulgação

Mato Grosso do Sul é um dos estados financiados pelo Banco Mundial no projeto ABC Cerrado, que impulsiona agricultura com baixa emissão de carbono


A emissão dos gases “estufa” que impulsionam o aquecimento global, processo que preocupa ambientalistas em todo o mundo, tem na atividade agropecuária agressiva um dos grandes vilões. A falta de consciência no manejo afeta o ciclo da natureza, prejudica a própria atividade agropecuária e põe em risco o já alarmante desafio de alimentar o mundo, uma demanda cada vez mais crescente em todo o planeta.

Essa realidade provocou o Banco Mundial, que sustenta projetos em países em desenvolvimento, a tentar mudar, ao menos em parte, esse cenário tão ameaçador. Isso porque oito estados brasileiros que abrigam o segundo maior bioma do país, o Cerrado, são contemplados pelo Projeto ABC Cerrado, que promove práticas de agricultura com baixa emissão de carbono.

Um dos estados e também um dos destaques é Mato Grosso do Sul, que já recebeu cerca de R$ 1 milhão do total de US$ 10,6 milhões do FIP, sigla em inglês para o Programa de Investimentos em Florestas, do Banco Mundial. Financiado pelo Banco, o projeto tem parceria do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Com o dinheiro, a Embrapa fornece tecnologia e o Senar é responsável pela orientação dos produtores, distribuição da tecnologia e acompanhamento das atividades. O ABC Cerrado, que em Mato Grosso do Sul contempla produtores de médio e grande porte – em especial pecuaristas – estabelece 4 técnicas que aumentam a produtividade e preservam o meio ambiente:

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – Uma área pode abrigar floresta plantada e pastagens e lavouras, uma integração que permite o controle natural de pragas e a diminuição da emissão do carbono; Sistema Plantio Direto - A palhada que vem da colheita protege o solo do sol e da chuva, evita o surgimento de erosões e ajuda na fixação do carbono no solo. Além delas, há também a Recuperação de Pastagens Degradadas e o Plantio de Florestas.

O Senar em Mato Grosso do Sul, afirma, por meio da assessoria de imprensa, que entre 2016 e 2018 70 turmas com 911 participantes foram capacitados em Campo Grande e outros 25 municípios. Conforme o Serviço, a maior demanda foi pela formação que ensina aos produtores como recuperar as pastagens degradadas.

Produzir mais, em menor área, com tecnologia – É o que explicou, de Washington, Capital dos Estados Unidos, o especialista sênior em agricultura e responsável pelo projeto ABC Cerrado no Banco Mundial, Maurizio Guadagni.

“Fundamentalmente o objetivo é demonstrar que no Brasil a agricultura pode crescer como há crescido e também estender sem abrir novas áreas. Crescer sem necessariamente ampliar a área, reduzindo a devastação das florestas e a grande quantidade de emissão de carbono na atmosfera”, comenta.

Maurizzio afirma que a pecuária é a atividade “onde há mais espaço para melhorar”. Um dos objetivos do projeto é aumentar o número de cabeças de gado por hectare, ou seja, produzir mais carne em menor área, reduzindo assim, o dano ambiental e contribuindo com a demanda de alimentos.

“É melhorar o ritmo de incremento, para fazer crescer o país, abastecer o mundo de comida e deixar a área livre de pastagem. A demanda pela soja e carne está aumentando, a população está aumentando, especialmente na Ásia e na China, para produzir essa carne é mais caro. Se for possível com o mínimo uso de recursos naturais, o objetivo é crescimento verde, mantendo recursos naturais”, relata.

“Para o banco mundial é necessário abastecer o mundo de comida. O Brasil tem todo esse potencial porque tem terras férteis, água e tudo pode ser afetado se a floresta não for mantida”, alerta.

O especialista explica que em diversos países há cerca de 5 cabeças de gado por hectare e que essa realidade é “é relativamente fácil de conseguir” desde que haja assistência técnica. “A assistência técnica é um segmento muito importante aos pecuaristas, com investimento e assistência técnica o projeto conseguiu intensificar a produção”.

“O cerrado é a área de expansão de agricultura mais grande do mundo neste momento, é uma área com potencial agrícola enorme, é muito maior do que na Amazônia. Não é somente importante proteger a Amazônia para o mundo, porque tem um papel muito importante que é produzir as chuvas para o restante do país incluindo Mato grosso do sul”, pontua, sobre a importância de conservar o bioma.

Maurizzio visitou Mato Grosso do Sul em 2018, conheceu as propriedades que aplicaram o projeto e afirma que o estado “tem potenciais enormes”. “O impacto foi grande, é visível, a cada pastagem que víamos podíamos ver qual era o nível de degradação, e algumas áreas onde tinha a tecnologia de integração lavoura-floresta foi fácil dobrar a produtividade”, afirma.

Segundo o Banco Mundial, o projeto, em todos o estados, já recuperou mais de 88 mil hectares de pastagens de forma direta e 312 mil de pastagens de forma indireta. A média de ocupação do gado por hectare, que antes era de 0,7, passou a 2,5. O ganho de peso do gado aumentou de 400 para 900 quilos e os meses de abate, que antes eram de 36, diminuíram para 19.

Programa chega ao fim – Responsável por formar duas turmas em Mato Grosso do Sul, o Senar explica que em fevereiro o programa chega ao fim no estado, mas deixa um rastro de resultados positivos. É o que explicou o coordenador do departamento de assistência técnica e gerencial do Senar, Francisco Pereira Paredes Junior.

“Trabalhamos na primeira fase com 216 produtores. Ao longo de 2017 começou a segunda fase, atendendo 44 produtores. Aí as tecnologias que os produtores adotarem eles continuam. Tem alguns produtores de pecuária de corte que a gente tem outro programa que é o Mais Inovação. Esses, como gostaram do trabalho, migraram com o regional”, comenta.

“Teve um aumento de unidade animal por hectare, passamos de 1,8 a 2,3 e esse ganho de produtividade é dinheiro no bolso. A gente trabalhou aproximadamente com 6 mil hectares, teve áreas que foram renovadas, recuperando pastagem ou outro tipo de manejo e ela tem um impacto direto na parte ambiental, é uma questão de manejo do produtor, é um número bastante grande e no dia a dia. Então essas inovações foram muito significativas”, afirma.

Propriedade modelo – Em São Gabriel do Oeste, a 140 km de Campo Grande, uma propriedade que abriga pecuária de melhoramento genético é “modelo” do projeto ABC Cerrado e foi utilizada no portfólio do Banco Mundial como exemplo de sucesso.

Guavirá Poty – “Flor de Guavira”, em guarani – é a menina dos olhos do proprietário Renê Miranda Alves. Nos 270 hectares da propriedade, Renê conseguiu, com a tecnologia e a formação, melhorar a produção e recuperar as pastagens.

“Eu consegui incrementar mais produtividade na área, depois do projeto eu consegui colocar mais unidade animal por hectare”. Antes, a ocupação do gado era de 1,6 a 2 cabeças de gado por hectare. Agora, conta, a média é de 3,5. “Tem setor dentro da propriedade mais intensificado que trabalha com até 6 cabeças de gado por hectare”, comenta.

Além de reduzir a ocupação do gado, Renê aplicou, na propriedade, a técnica de integração agricultura pecuária, com objetivo de alimentar o gado. “A gente plantou o milho para fazer silagem para suplementar o gado na época da seca. Se você não tiver uma fonte alternativa para época da seca a propriedade não comporta”, explica.

Hoje, afirma, 100% da propriedade está com a pastagem recuperada. Renê abrigou o ABC Cerrado porque já era tradição, conta, a preservação ambiental. Antes do projeto, ele já havia implementado um processo de recuperação de nascentes na fazenda.

“Eu tenho um trabalho de recuperação de nascentes há mais de 20 anos, que é maravilhoso. O projeto ABC Cerrado fez a gente ser mais cuidadoso. A gente foi cuidando dos detalhes, hoje dentro daquilo que a gente pensa do meio ambiente, a gente está fazendo o trabalho de casa”, relata.

O projeto também ajudou o produtor a lidar com as mudanças climáticas, que provocaram, conta ele, instabilidade nas estações do ano. “Antes eram mais definidas as estações, a chuva e a seca. Há alguns anos está havendo instabilidade muito grande, a seca começa antes, as águas demoram para começar”, explica.

“O ano passado nós tivemos o privilégio da nossa propriedade ser escolhida para representar Mato Grosso do Sul no Banco Mundial. Nós recebemos a visita do Maurizzio, ele esteve na propriedade e ficou de queixo caído com a recuperação de nascente”, declara, orgulhoso.

Renê afirma que ao comprar a fazenda, anos atrás, as nascentes eram apenas erosões. “Eu identifiquei onde nascia e fui recuperando”. Hoje, com o ABC Cerrado, conseguiu incremento acima de 10% na produção e aumento de 50 a 60% no índice de produtividade.

Fonte: Campo Grande News

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

abacate (2) ABAG (1) Abastecimento (27) ABC Plan (1) abelhas (2) abiotic stresses (23) Abiove (13) ácaros (1) acerola (2) acordo (1) acordo de Paris (2) Acordo Internacional (43) Acrocomia aculeata (78) açucar (2) Adubação (8) adubação orgânica (1) adubos (3) Adubos organominerais (1) Africa (21) african swine fever (1) agave (1) agribusiness (215) Agricultura (695) Agricultura 4.0 (41) agricultura de precisão (5) agricultura digital (11) agricultura familiar (22) agricultura orgânica (12) agricultura sustentável (8) agricultural (26) agriculture (313) agriculture 4.0 (16) agrochemical (10) agrochemistry (2) agroecologia (3) Agroenergia (240) agroenergy (37) Agrofloresta (8) agroforest (2) Agroindústria (89) agroindustry (28) agrometeorologia (1) Agronegócio (476) Agropecuária (111) agrotóxicos (18) Água (30) Àgua (1) air pollution (2) algodão (11) Alimentação Saudável (27) Alimentos (394) amazon (10) amazon monitoring (9) Amazônia (162) Ambiente (1) Ambition 2030 (1) amêndoas (1) amendoim (3) america (4) américa do sul (1) ANDA (1) animal breeding (2) animal health (37) animal nutition (3) animal production (50) ANP (128) antioxidants (1) anvisa (6) aplicação de insumos (2) aplicativos (1) APPs (6) aprendizado de maquína (1) Aprobio (2) aquaculture (4) aqualcultura (2) aquecimento global (10) aquecimento golbal. (1) argentina (29) armazenamento (7) arroz (7) Arte (1) artificial intelligence (11) Artigo (47) asia (12) Aspectos Gerais (177) atlantic forest (2) australia (4) aveia (1) aves (3) Aviação (47) avian influenza (27) Aviation fuel (26) Aviation market (25) avicultura (5) Azeite (2) B10 (8) B12 (8) B13 (2) b14 (3) b15 (6) b40 (1) bacteria (4) bambu (1) banana (4) banco de germoplasma (1) bancos (2) banks (4) barley (2) based protein (1) batata (1) beans (3) Bebidas (3) beef (5) bees (6) beet (1) Benefícios ambientais (2) Bioativo (3) Biochemistry (5) Biocombustíveis (636) Biodefensivos (15) Biodiesel (438) Biodiesel Empresas (1) Biodiversidade (39) biodiversity (30) Bioeconomia (144) Bioeconomia Agronegócio (1) bioeconomy (5) Bioeletricidade (28) Bioenergia (222) bioenergy (8) bioetanol (4) bioethanol (5) Biofertilizantes (21) biofertilizers (4) Biofuels (210) biofuels market (19) biogas (14) biogás (3) Bioinsumos (37) Biologia do Solo (2) biological control (2) biological nitrogen fixation (2) biological products (1) Biomas (31) Biomass (12) Biomassa (103) Biomateriais (6) biomes (9) biometano (8) biopesticides (5) Bioplastic (1) bioplásticos (4) bioplastics (1) Biopolímeros (16) Bioproducts (6) Bioprodutos (31) Bioquerosene (56) biorefinery (4) Biorrefinaria (8) Biorrenováveis (1) Biotechnology (46) Biotecnologia (98) BNDES (8) bolivia (3) Bolsa de Valores (41) boro (1) boron (1) bovinocultura (1) Brahman (1) bran (1) Brasil (181) Brazil (104) breeding (2) Caatinga (4) Cacau (14) Cadeia Produtiva (29) café (16) calcium (1) Cambodia (1) cana-de-açucar (24) cana-de-açúcar (17) canada (5) Canadá (1) cannabis (1) canola (4) Capacitação (32) CAR (5) carbon credit (13) carbon dioxide (9) carbon emissions (71) carbon market (13) carbon sequestration (8) Carbonatação (1) Carbono (17) carbono negativo (2) Carbono Neutro (18) Carbono Zero (27) carne orgânica (1) carnes (5) Carvão Ativado (11) carvão vegetal (8) cattle (2) CBios (85) CCEE (1) cellulose (1) Celulose (20) central america (2) cereais (1) cereais de inverno (5) cereal (3) cereals (26) Cerrado (49) Certificação (1) certification (1) cevada (2) Chile (8) china (55) Chuvas (20) Cidades (1) Ciência e Tecnologia (486) circular economy (4) cítricos (1) citros (9) citrus (1) Classificação (1) Clima e ambiente (356) Clima e ambiente Preços (2) climate and environment (94) climate change (143) climate changed (68) climate crisis (7) CNA (7) CNPE (12) coal (5) cocoa (3) Código Florestal (7) coffee (10) Cogeração de energia (30) colheita (8) Colombia (6) Combustíveis (118) Combustíveis Fósseis (43) Combustíveis verde (6) comercialização (2) Comércio (50) commodity (19) comodities (1) complexo soja (15) compostagem (1) conab (2) congo (1) Consciência Ecológica (28) conservação (2) conservação ambiental (1) conservação de alimentos (2) conservation units (7) controle biológico (6) controlled fires (2) cooperativas (3) COP24 (76) COP25 (20) COP26 (27) cop27 (23) cop30 (1) Copolímeros (2) coqueiro (1) corn (71) Cosméticos (40) cotton (12) cover crops (2) covid-19 (1) Crédito de Carbono (78) Crédito Rural (21) Créditos de Descarbonização (34) crisis (1) CRISPR-Cas9 (6) crop 21/22 (1) crop 22/23 (2) crops (4) Culinária (1) Cultivo (122) cultivo de grãos (8) cultura de tecidos (1) cultura energética (2) Culturas Perenes. Agricultura (6) cupuaçu (2) Curso (15) Dados (1) dairy products (3) data analysis (1) Davos (4) decarbonization (9) decarbonization credits (3) defensivos (12) defesa sanitária (3) deforestation (39) demandaXoferta (2) Dendê (7) derivados do leite (1) Desafios (3) Descarbonização (35) descarbonization (11) desenvolvimento econômico (3) desenvolvimento rural (8) Desenvolvimento Sustentável (264) desert (2) Desmatamento (63) Diesel (27) Diesel Verde (25) digital agriculture (9) discovery (1) diseases (16) diversidade (2) Doenças Vegetais (17) domestic market (1) drones (12) droughts (33) eco-friendly (5) ecology (1) Economia (195) Economia Circular (22) Economia Internacional (155) Economia Sustentável (5) Economia Verde (191) Economy (129) ecossitemas (3) Ecosystem (9) Ecosystem services (4) edição gênica (1) Educação (1) education (1) Efeito estufa (27) Eficiência energética (56) egypt (2) eletric power (1) emater (3) Embrapa (111) Emissões de Carbono (92) Empreendedorismo (9) Empresas (170) Energia (108) energia eólica (2) energia limpa (27) Energia Renovável (303) Energia Solar Fotovoltaica (27) energy (3) energy crisis (8) energy security (5) energy transition (42) engenharia (3) entomologia (36) entomology (17) environment (88) environment issues (10) environment protection (22) environmental benefits (3) environmental conservation (34) environmental education (1) environmental health (2) environmental policies (45) enzimas (1) enzymes (2) erva-mate (1) ervas daninhas (2) ESG (37) espécies ameaçadas (1) espécies nativas (3) essential oils (2) estiagem (1) estresse hídrico (4) estresses abióticos (9) Estudo (5) Etanol (139) ethanol (49) etileno (1) EU (39) EUA (2) eucalipto (2) eucalyptus (1) Europa (3) europe (38) event (12) Eventos (178) exploração de madeira (6) Exportações (146) exports (127) extensão (1) Extrativismo (66) factory (1) family farming (3) FAO (16) Farelos (54) farm (1) fatty acids (1) fauna (1) feijão (5) Fertilidade (21) fertility (5) fertilizantes (31) fertilizantes orgânicos (1) Fertilizers (43) Fibras (12) fibres (2) Finanças (5) Financiamento (2) financing (1) fiscalização (4) fishing (1) fisiologia vegetal (3) fitopatologia (32) Fitossanidade (51) Fitotecnia (3) Fixação de Nitrogênio (4) flavored rice (1) flax (1) Floresta (71) Floresta plantada (124) florestas nativas (2) florestas plantadas (1) floricultura (6) floriculture (3) Fomento (42) Food (48) food crisis (7) food production (22) food safety (9) food security (71) food systems (1) foreign market (4) forest (21) forest code (1) forest fires (12) forest management (6) forest market (1) forest products (3) forest restoration (8) forestry (2) Fosfato (4) fósforo (3) fossil fuels (16) fotossíntese (4) france (4) fruit growing (18) Fruticultura (94) Fuels (28) full color (1) functional redundancy (1) fungicides (1) fungos (1) G20 (2) G7 (4) gabrage (1) Gamificação (1) garimpo (2) Gás (4) Gás natural (2) Gasolina (4) Gastronomia (1) gdp (2) GEE (68) genetic engineering (65) genetic improvement (19) Genome (1) geração de emprego (1) Germany (11) germoplasm (1) girassol (2) Glicerina (2) Global warming (186) GM (1) gmo (10) governance (2) grain (39) grãos (10) grape (5) green ammonia (2) green cement (2) green chemistry (1) green consumerism (1) green diesel (3) Green Economy (137) green hydrogen (8) green steel (1) greenhouse gases (70) gripe aviária (3) guatemala (1) Guerra (3) Guerra RussiaxUcrânia (4) Harvest (7) health (29) hemp (1) herbicidas (6) herbicides (7) híbridos (2) hidrogênio (1) Hidrogênio Verde (12) História (1) horticultura (9) horticulture (10) hybrid (1) hydrogen (4) IAC (1) ibama (6) IBP (1) ICMS (1) ILPF (22) iluminação (2) impacto ambiental (6) import (24) importação (9) impostos (8) incêndios (1) incêndios florestais (8) Incentivos (4) India (28) indigenous knowledge (1) indigenous lands (7) indíos (1) Indonesia (15) indústria (2) Industry (3) Industry 4.0 (3) inflação (1) inflation (1) innovation (28) Ìnovaç (1) Inovação (232) insects (8) inseticidas (5) insetos (18) inspections (1) Instituição (1) Insumos (45) integrated pest management (29) integrated systems (6) inteligência artificial (16) international agreement (58) international economy (67) international market (14) international trade (17) invasive species (1) Investimento (15) Investimentos (4) IPC (1) IPCC (22) IPFL (1) Irrigação (11) irrigation (8) jabuticaba (1) japan (1) JBS (1) kinetic energy (1) L72 (4) L73 (7) land use (15) Latin America (2) LED's (1) Legislação (82) legislation (25) Leguminosas (7) leite (3) licenciamento ambiental (3) liga árabe (1) lignin (1) Lignina (10) livestock (76) livestock farming (2) logística (3) logistics (3) Low Impact Agriculture (2) Low-Carbon (69) Lubrificantes e Óleos (20) macarrão (1) Macaúba (619) machine learning (4) Madeira (31) magnesium (1) maize (1) Malaysia (1) Mamona (2) management (24) mandioca (4) manegement (2) Manejo (63) Manejo e Conservação (146) manejo florestal (4) manejo integrado (3) manejo integrado de pragas (42) manejo sustentável (8) manure (1) MAPA (115) mapbiomas (1) Máquinas e equipamentos (5) marine ecosystems (1) Market (5) Mata Atlântica (16) matéria orgânica (6) Matéria Prima (10) Matéria-Prima (6) matéria-prima renovável (1) Matéria-PrimaResíduos (2) matérias-primas (4) MCTI (8) meat (13) mecanização (1) medicinal cannabis (1) Medida Provisória (1) Meio Ambiente (477) Melhoramento e Diversidade Genética (143) Mercado (4152) mercado de carbono (14) Mercado de Combustíveis (94) Mercado de fertilizantes (1) Mercado Financeiro (14) Mercado florestal (78) mercado global (3) Mercado Internacional (96) mercosul (3) metais pesados (1) metano (7) Metas (5) metaverso (3) methane (13) mexico (8) Micotoxinas (1) microbiologia (12) microbiology (8) micromobility (1) micronutrient (4) micronutriente (1) micropropagação (1) Milho (96) Minas Gerais (1) Minas Gerias (1) Mineração (12) mineral nutrition (16) mining (5) ministério da economia (2) mirtilo (1) mites (1) MMA (9) MME (76) molecular biology (2) monitoramento (5) monitoring (1) monocultura (1) Morocco (2) Mudanças Climáticas (141) mudas (6) Mundo (203) Nações Unidas (4) NASA (6) national production (1) natural disasters (1) natural gas (4) nature (7) natureza (3) Negócios (13) nematoides (6) nergia limpa (1) net-zero (51) neutral carbon (4) Neutralidade Tributária (2) new species (1) new zealand (1) nitrogen (9) nitrogenand (1) nitrogênio (4) non-timber forest products (4) novos produtos (3) Nutrição animal (22) Nutrição Mineral (23) nutrição vegetal (3) nutrients (2) nutrition (15) nutritional quality (2) ocean heat (1) oceans (1) ODS (1) OECD (8) OGM (4) Oil (54) Oil Food (1) Oleaginosas (147) óleo de palma (8) óleo de soja (11) Oleochemicals (11) Óleos (255) Óleos Essenciais (8) Óleos Vegetais (49) oliva (1) olives (1) Olivicultura (1) OMC (4) ONGs (1) ONU (47) Oportunidade (10) Oportunidades (9) organic agriculture (3) organic food (1) other (1) otimização (1) oxidative stability (1) ozone layer (6) Palm (2) palm oil (14) Palma (36) palmeiras (11) pampa (3) pantanal (8) papel e celulose (2) paper (1) PARAGUAY (3) Paris Agreement (110) partnership (2) pastagens (11) Pasture Management (3) Pasture Recovery (5) pecan (1) Pecuária (178) pecuária 4.0 (1) pecuária sustentável (5) Pegada de Carbono (108) Personal Care (3) Peru (3) Pesquisa (151) pesquisa e desenvolvimento (43) Pessoas (2) pesticides (25) pests (12) Petrobras (12) Petróleo (34) philippines (1) phosphates (5) photosynthesis (2) phytoplankton (1) phytosanitary (37) PIB (25) pinhão-manso (2) pirólise (3) Piscicultura (1) pitaya (1) planejamento estratégico (1) Plano Safra (5) Plant Based (31) plant pathology (1) plant patology (7) plant production (33) Plant-Based (4) plantas daninhas (11) plantas de cobertura (4) plantio direto (5) pnpb (4) polinização (2) Política (111) Política Ambiental (72) política de preços de combustíveis (1) Políticas (1) políticas públicas (28) politics (6) pollination (7) polluting activities (3) pollution (6) polyculture (1) pork (2) Portugal (2) pós-colheita (2) post-harvest (3) potássio (5) potassium (3) potato (5) poultry (10) povos indígenas (3) pragas (32) Preços (86) Preservação Ambiental (94) prices (5) Produção Agrícola (83) Produção Animal (51) produção de alimentos (14) produção de mudas (1) Produção Integrada (3) Produção Sustentável (83) Produção vegetal (61) production (2) productivity (50) Produtividade (230) Produtos (151) produtos florestais não madeireiros (13) Proteção Ambiental (25) proteção de nascentes (4) proteção de plantas (1) proteína animal (2) proteína vegetal (28) proteins (6) public health (17) public policies (2) pulp (1) Qualidade (14) qualidade da água (4) qualidade de vida (2) Qualidade do Ar (10) queimadas (3) química (1) químicos verdes (1) rapeseed (1) rastreabilidade vegetal (1) raw material (3) reciclagem (13) record (1) Recuperação Ambiental (10) Recuperação de área Degradada (70) Recuperação Econômica (3) recursos naturais (1) Recycling (9) REDD+ (2) redução da poluição (4) Reflorestamento (40) reforestation (5) regulamentação (4) regulation (1) Relatório (17) renewable energy (91) renewable fuel (9) RenovaBio (110) renovaCalc (3) Report (2) research (8) Research and Development (65) Reservas Legais (4) Resíduos (40) resistence (7) Responsabilidade Social (1) restauração florestal (3) rice (14) robótica (1) robots (6) rotação de culturas (4) Russia (21) Rússia (1) Russia x Ukraine (61) Sabão (1) SAF (11) Safra (12) safra 21/22 (1) safra 22/23 (5) safrinha (1) Santa Catarina (1) Saúde e Bem-Estar (159) saúde e bem-estar animal (8) SBNs (1) science (4) science and technology (91) sea (1) sea levels (1) seaports (1) Sebo (6) seca (8) seeds (7) Segurança Alimentar (209) Segurança Energética (21) Selo Social (17) sementes (19) sequestro de carbono (10) serviços ambientais (3) sewage waste (1) silvicultura (7) singapore (3) Sistema Agroflorestal (52) Sistemas Integrados (54) social (2) social inequality (1) Sociobiodiersidade (14) Soil (23) soil biology (1) Soja (244) solar energy (2) solid waste (4) Solos (101) sorgo (2) south africa (1) south america (26) south korea (1) southern Agricultural Council (1) soybean (42) soybean complex (5) soybean oil (6) soybeans (18) spain (1) steam (1) storage (4) sugar (8) sugarcane (32) suinocultura (2) suínos (1) sunflower (10) sunflower oil (6) Sustainability (160) sustainable agriculture (11) Sustainable Development (23) Sustainable Energy (72) Sustentabilidade (839) swine (2) taxes (8) taxonomy (1) technology (64) Tecnologia (151) tecnologias digitais (15) Tempo (2) terras indígenas (16) thailand (1) Títulos verdes (4) tomato (14) transgenic (34) transgênicos (17) transição energética (39) Transportes (17) transports (13) trees (5) Trigo (23) tubers (1) Turismo Sustentável (7) turkey (1) ubrabio (12) Ucrânia (3) UK (5) Ukraine (9) Unica (1) Unidades de Conservação (11) urea (2) uruguay (3) USA (91) USDA (19) uso do solo (21) uva (1) vaccination (1) vaccine (2) vacinação (2) vazio sanitário (3) VBP (1) vegetable nutrition (8) vegetable oils (18) versatilidade (1) vertical farms (1) Vídeo (308) vinhos (1) viruses (3) War (36) waste (4) water (8) webinar (1) wheat (51) wine (4) winter crops (1) wood (4) World (190) World Economy (92) WTO (1) ZARC (2) zero tariff (2) Zero-Carbon (3) zoneamento agrícola (10) zoneamento climático (3) zoneamento territorial (1) zootecnia (1)

Total de visualizações de página