Buscar

Brasil sediará a maior feira latino-americana de produção de proteína animal: AveSui EuroTier South America

segunda-feira, dezembro 24, 2018


O evento será organizado por meio de uma parceria estratégica entre Gessulli Agribusiness e DLG, atendendo a um projeto de internacionalização da feira EuroTier, que no próximo ano também será realizada na China e no Oriente Médio. No Brasil, a feira acontece entre 23 e 25 de julho de 2019 em Medianeira (PR).

O Brasil será palco do maior evento da América Latina direcionado aos setores produtivos de proteína animal. A AveSui EuroTier South America será organizado no país por meio de uma parceria estratégica entre Gessulli Agribusiness e DLG - Deutsche Landwirtschafts-Gesellschaft (Sociedade Agrícola Alemã), organizadoras da AveSui América Latina e da EuroTier, respectivamente. O anúncio aconteceu durante a EuroTier 2018, realizada em novembro em Hanover, na Alemanha. A entrada da feira no mercado latino-americano faz parte de um projeto de internacionalização do evento, que no próximo ano também está programado para ocorrer na China e no Oriente Médio.

O tamanho do agronegócio brasileiro - responsável hoje por 25% do PIB nacional - e sua relevância para o mercado internacional pesou na decisão de trazer o evento para o país, assim como as expectativas de contínuo crescimento da produção e da perspectiva de novos investimentos. A AveSui EuroTier South America será realizada de 23 a 25 de julho no município de Medianeira, na região oeste do Paraná, onde ocorreu a AveSui América Latina neste ano. A região é considerada um dos maiores polos transformadores de grãos em carnes do país, com forte presença de cooperativas agropecuárias, além de ser próxima as fronteiras da Argentina e Paraguai, compondo um cinturão produtivo que contempla ainda Estados do Sul e do Centro-Oeste.

O Paraná ocupa hoje a posição de quarta economia do país, figurando entre os três maiores exportadores do agronegócio brasileiro. Em avicultura, responde por mais de 30% da produção e exportação do Brasil, ocupando a liderança em ambos os casos. Possui um rebanho bovino de 9,4 milhões de cabeças, sendo o segundo produtor brasileiro de suínos e terceiro em exportação. Além disso, é uma importante bacia leiteira e referência no cultivo de peixes em cativeiro.

Um estudo realizado pela AgriFuture Insights, departamento da DLG responsável por apontar tendências e relatórios globais do agronegócio, identificou um alto nível de confiança em investimentos direcionados para o Brasil nos próximos 12 meses, cujo percentual atingiu 40%. Os relatórios são montados a partir de pesquisas com produtores oriundos de 13 países com relevância para o agronegócio mundial.

No setor avícola brasileiro, o estudo indicou uma tendência de os produtores investirem na expansão da produção, atrelado a um forte interesse em questões como sanidade dos plantéis e fortalecimento de sua competitividade internacional. Em gado leiteiro, o relatório indicou que os produtores têm apostado em robustez genética, gerenciamento eficiente de custos e mecanização e digitalização dos processos produtivos. O setor de energia também continua a ser um importante campo de atividade para os agricultores brasileiros, segundo o estudo da AgriFuture Insights.

Nesse último aspecto, a AveSui EuroTier South America abrigará também a Energy Decentral, feira direcionada ao setor energético, principalmente com soluções para geração de energia limpa, como o biogás. A proximidade de Medianeira com a Itaipu Binacional, maior geradora de energia limpa e renovável do mundo, favorecerá o intercâmbio de informações técnicas e trocas de experiências em projetos, além de favorecer o acesso de agricultores a tecnologias para geração de energia no campo.

TRADIÇÃO EM FEIRAS

A AveSui EuroTier South America será realizada de forma conjunta entre Gessulli Agribusiness e DLG, ambas com larga tradição na organização de eventos para o agronegócio, com ênfase na produção animal. “A DLG e a Gessulli Agribusiness possuem histórias centenárias e trajetórias que se completam. Principalmente, porque para ambos o agronegócio é a sua vida. Respiramos e buscamos o desenvolvimento do agronegócio. Nós estamos muito felizes com essa parceria, a qual nos irá diferenciar das outras feiras”, ressalta Jens Kremer, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Vendas da DLG.

Centenária editora de títulos para o agronegócio, a Gessulli Agribusiness foi pioneira na organização no país de feiras voltadas à produção de aves e suínos, ainda nos anos de 1980. Desde 2002, realiza a AveSui América Latina, que se tornou o principal evento da indústria avícola e suinícola latino-americana, agregando nas últimas edições segmentos como o de Biomassa & Bioenergia, Reciclagem Animal e Psicultura. “Essa parceria é muito importante para o mercado de toda a América Latina, pois vai proporcionar a realização de um evento com forte intercâmbio de tecnologias, difusão de informações científicas e ambiente adequado para negócios e contatos”, afirma Andrea Gessulli, diretora da Gessulli Agribusiness.

Ao longo de sua história, a AveSui sempre foi o ponto de encontro de todo o setor produtivo, sendo palco para o lançamento de inovações, joint ventures, novas parcerias e também para discussões de temas centrais como bem-estar animal, sanidade e transformações de mercado. A Europa é responsável por muitas dessas tecnologias e também por apontar tendências de consumo e produção. Segundo Andrea Gessulli, ao unir essas duas vertentes num único evento, a distância entre produtores e inovações tecnológicas se reduz, acontecendo o mesmo entre o Brasil, um dos principais mercados produtores de proteína do mundo, e as empresas interessadas em atuar por aqui. “Vamos encurtar a distância entre os produtores latino-americanos e as tecnologias existentes na Europa e no mundo. Será um imenso ganho para esse cinturão produtivo composto não somente pelo oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas também pela Argentina, Paraguai e Uruguai”, ressalta Andrea.

APOIO DO SETOR PRODUTIVO

A parceria entre a Gessulli Agribusiness e a DLG na organização da AveSui EuroTier South America agradou ao setor produtivo brasileiro de proteína animal. Os empresários entendem que o evento será responsável por intensificar o intercâmbio tecnológico entre companhias nacionais e internacionais com todo o sistema produtivo do país – e também da América Latina -, além de ser um ambiente propício para o lançamento de inovações tecnológicas e para a difusão de novas técnicas de criação, assim como para o debate de questões relevantes, como a retirada dos antimicrobianos das rações, por exemplo.

O empresário Roberto Kaefer, diretor da Globoaves, uma das maiores empresas avícolas do País, com sede em Cascavel (PR), acredita que a realização conjunta entre a AveSui e EuroTier irá representar um salto de excelência na organização de feiras voltadas ao setor de proteína animal no Brasil. “É uma parceria que soma força e tradição em organização de eventos, o que para nós do Brasil será excelente”, indica Kaefer.

A confirmação do município de Medianeira, na região oeste do Paraná, onde foi realizada a AveSui América Latina nesse ano, também agradou ao setor produtivo. O oeste paranaense é um dos maiores polos transformadores de grãos em carnes do país, com forte presença de cooperativas do agronegócio. Os sistemas produtivos instalados na região são altamente tecnificados e formados por propriedades que trabalham na produção de aves, suínos, leite e peixes. “Haverá uma mobilização muito grande de todo o setor produtivo, de todas as cooperativas, para que seus produtores possam participar e aproveitar as oportunidades geradas por esse evento”, afirma Jair Meyer, superintendente de Suprimentos e Alimentos da Lar Cooperativa Agroindustrial, cuja sede fica em Medianeira.

Uma comitiva de empresários brasileiros, organizada pela Gessulli Agribusiness, visitou a EuroTier 2018. Presidente da Primato, cooperativa com sede em Toledo (PR), Ilmo Werle Welter integrou essa comitiva e teve a oportunidade de acompanhar in loco o lançamento de diversas tecnologias de ponta. “Eu conheci inovações cuja aplicação futura será responsável por ganhos significativos de produtividade e eficiência; com a realização desse evento no Brasil, juntamente com a AveSui, essas tecnologias estarão mais próximas do nosso produtor e da nossa rotina e realidade de granja”, enfatiza Welter.

O Paraná também possui relevância em geração de energia limpa, com a Itaipu Binacional, distante 40 minutos de Medianeira. O Parque Tecnológico de Itaipu dispõe ainda de uma série de projetos para produção de biogás, principalmente a partir de dejetos e resíduos dos sistemas de produção animal. Com a realização conjunta da feira Energy Decentral, que congrega empresas voltadas a soluções energéticas, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, George Hiraiwa, acredita que haverá um interesse e um intercâmbio importante também nessa área. “A AveSui EuroTier South America representa um verdadeiro divisor de águas para o nosso Estado; teremos o envolvimento de todo o setor de produção animal e ainda todo o segmento de geração energética, que é muito avançado no Paraná”, afirma o secretário.

ASSOCIAÇÃO CENTENÁRIA

A DLG foi fundada em 1885 pelo engenheiro e escritor Max Eyth. Desde a sua criação, a entidade tem como principal objetivo a difusão de inovações tecnológicas junto aos produtores rurais. Eyth foi um visionário, criando formas de apresentar essas tecnologias ao mesmo tempo em que buscava demonstrar os ganhos que trariam para a agricultura e/ou pecuária da época. A DLG é uma associação especializada, aberta a todos e politicamente independente, nascida pequena e contando hoje com mais de 27 mil membros. “A DLG não tem fins lucrativos e investe seus excedentes financeiros na melhoria de qualidade das feiras que promove e em ações positivas para o desenvolvimento da agricultura”, comenta Kremer.

A entidade atua em cinco setores-foco nas feiras que promove em todo o mundo: Produção Vegetal & Cultivo de Campo, Produção Animal & Agrícola, Energia, Silvicultura e Alimentos & Bebidas. Os eventos são plataformas de negócios e de lançamentos de inovações tecnológicas, criando ainda um espaço direcionado à disseminação de informações de mercado e das áreas técnicas e científicas. São 35 feiras organizadas pela DLG em 20 países, totalizando números superiores a seis mil empresas expositoras e 700 mil visitantes. A associação possui ainda dez subsidiárias em nove países, responsáveis por dar suporte às ações e organização dos eventos nessas regiões, além de uma rede internacional de parceiros voltados para pesquisas, desenvolvimento e apoio ao progresso de atividades agrícolas.

GARANTIA DE QUALIDADE

A atuação da DLG também extrapola o comumente imaginado para uma entidade representativa de um setor. A associação possui centros de excelência para testes de alimentos, maquinários e insumos agrícolas, os quais resultam em selos que atestam rigorosos parâmetros de qualidade. Os dados levantados durante a avaliação também ficam disponibilizados aos associados, indicando as melhores condições de uso de equipamentos e/ou insumos, por exemplo.

O Centro de Testes de Alimentos da DLG realiza análises anuais de mais de 30 mil produtos oriundos da Alemanha e de outros países. Trabalham na unidade mais de três mil especialistas em alimentos artesanais e industriais e ligados à Ciência e monitoria de qualidade de itens alimentares. Os testes de produtos alimentícios são realizados desde 1885, representando uma norma a ser seguida pelos produtores, assim como uma orientação de compra pelos consumidores via os selos que acompanham o item certificado.

O Centro de Testes de Tecnologia & Insumos Agrícolas é líder mundial em avaliações de maquinários, com acreditação alemã e internacional. A unidade é responsável pelo desenvolvimento de instrumentação e de técnicas de alta tecnologia para medição, além de instalações modernas e eficientes em ambientes fechados e externos. Por ano, são 1.100 testes técnicos; 200 selos de qualidade aplicados à máquinas e equipamentos agrícolas; 2.500 insumos agrícolas testados, com 400 selos distribuídos; e quatro mil relatórios e resultados de testes realizados.

INVESTINDO EM CONHECIMENTO

A DLG possui ainda em sua estrutura dois Centros de Competência, um direcionado para questões de Agricultura e outro para Negócios de Alimentos. Ambos visam o desenvolvimento de soluções para os desafios encontrados nas áreas agrícola e alimentícia. Só o Centro de Competência para Agricultura possui cerca de 900 técnicos e algo próximo a 50 organismos e comissões especializadas. O foco da unidade é trabalhar com produção vegetal, máquinas e equipamentos agrícolas, pecuária, nutrição animal, gestão, sustentabilidade, aquicultura, bioenergia e silvicultura.

A entidade dispõe ainda de um Centro Internacional de Produção de Cultivos. O local funciona como uma plataforma para pesquisas orientadas ao plantio de culturas e transferência dos resultados de ensaios para a prática de campo, sendo ainda um espaço para eventos e demonstrações técnicas.

O Centro de Competência em Negócios de Alimentos tem sob sua tutela mais de três mil especialistas internacionais nas áreas de Ciência e prática científica, trabalhando em temas como tecnologia de alimentos, aspectos contemporâneos para garantia de qualidade e avaliação da qualidade dos alimentos.

Toda essa estrutura demonstra o foco da DLG em buscar soluções para os novos desafios do mercado agropecuário e de alimentos. Mas, além de tudo, mostra a força das pessoas que compõem essa associação, fundada há mais de 130 anos. “A nossa associação é formada por pessoas que conhecem o agronegócio, nasceram dentro dele. Temos diretores que são produtores rurais. É o nosso DNA”, conclui Kremer.

Fonte: Suíno Cultura Industrial

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

abacate (2) ABAG (1) Abastecimento (27) ABC Plan (1) abelhas (2) abiotic stresses (23) Abiove (13) ácaros (1) acerola (2) acordo (1) acordo de Paris (2) Acordo Internacional (43) Acrocomia aculeata (78) açucar (2) Adubação (8) adubação orgânica (1) adubos (3) Adubos organominerais (1) Africa (21) african swine fever (1) agave (1) agribusiness (215) Agricultura (695) Agricultura 4.0 (41) agricultura de precisão (5) agricultura digital (11) agricultura familiar (22) agricultura orgânica (12) agricultura sustentável (8) agricultural (26) agriculture (313) agriculture 4.0 (16) agrochemical (10) agrochemistry (2) agroecologia (3) Agroenergia (240) agroenergy (37) Agrofloresta (8) agroforest (2) Agroindústria (89) agroindustry (28) agrometeorologia (1) Agronegócio (476) Agropecuária (111) agrotóxicos (18) Água (30) Àgua (1) air pollution (2) algodão (11) Alimentação Saudável (27) Alimentos (394) amazon (10) amazon monitoring (9) Amazônia (162) Ambiente (1) Ambition 2030 (1) amêndoas (1) amendoim (3) america (4) américa do sul (1) ANDA (1) animal breeding (2) animal health (37) animal nutition (3) animal production (50) ANP (128) antioxidants (1) anvisa (6) aplicação de insumos (2) aplicativos (1) APPs (6) aprendizado de maquína (1) Aprobio (2) aquaculture (4) aqualcultura (2) aquecimento global (10) aquecimento golbal. (1) argentina (29) armazenamento (7) arroz (7) Arte (1) artificial intelligence (11) Artigo (47) asia (12) Aspectos Gerais (177) atlantic forest (2) australia (4) aveia (1) aves (3) Aviação (47) avian influenza (27) Aviation fuel (26) Aviation market (25) avicultura (5) Azeite (2) B10 (8) B12 (8) B13 (2) b14 (3) b15 (6) b40 (1) bacteria (4) bambu (1) banana (4) banco de germoplasma (1) bancos (2) banks (4) barley (2) based protein (1) batata (1) beans (3) Bebidas (3) beef (5) bees (6) beet (1) Benefícios ambientais (2) Bioativo (3) Biochemistry (5) Biocombustíveis (636) Biodefensivos (15) Biodiesel (438) Biodiesel Empresas (1) Biodiversidade (39) biodiversity (30) Bioeconomia (144) Bioeconomia Agronegócio (1) bioeconomy (5) Bioeletricidade (28) Bioenergia (222) bioenergy (8) bioetanol (4) bioethanol (5) Biofertilizantes (21) biofertilizers (4) Biofuels (210) biofuels market (19) biogas (14) biogás (3) Bioinsumos (37) Biologia do Solo (2) biological control (2) biological nitrogen fixation (2) biological products (1) Biomas (31) Biomass (12) Biomassa (103) Biomateriais (6) biomes (9) biometano (8) biopesticides (5) Bioplastic (1) bioplásticos (4) bioplastics (1) Biopolímeros (16) Bioproducts (6) Bioprodutos (31) Bioquerosene (56) biorefinery (4) Biorrefinaria (8) Biorrenováveis (1) Biotechnology (46) Biotecnologia (98) BNDES (8) bolivia (3) Bolsa de Valores (41) boro (1) boron (1) bovinocultura (1) Brahman (1) bran (1) Brasil (181) Brazil (104) breeding (2) Caatinga (4) Cacau (14) Cadeia Produtiva (29) café (16) calcium (1) Cambodia (1) cana-de-açucar (24) cana-de-açúcar (17) canada (5) Canadá (1) cannabis (1) canola (4) Capacitação (32) CAR (5) carbon credit (13) carbon dioxide (9) carbon emissions (71) carbon market (13) carbon sequestration (8) Carbonatação (1) Carbono (17) carbono negativo (2) Carbono Neutro (18) Carbono Zero (27) carne orgânica (1) carnes (5) Carvão Ativado (11) carvão vegetal (8) cattle (2) CBios (85) CCEE (1) cellulose (1) Celulose (20) central america (2) cereais (1) cereais de inverno (5) cereal (3) cereals (26) Cerrado (49) Certificação (1) certification (1) cevada (2) Chile (8) china (55) Chuvas (20) Cidades (1) Ciência e Tecnologia (486) circular economy (4) cítricos (1) citros (9) citrus (1) Classificação (1) Clima e ambiente (356) Clima e ambiente Preços (2) climate and environment (94) climate change (143) climate changed (68) climate crisis (7) CNA (7) CNPE (12) coal (5) cocoa (3) Código Florestal (7) coffee (10) Cogeração de energia (30) colheita (8) Colombia (6) Combustíveis (118) Combustíveis Fósseis (43) Combustíveis verde (6) comercialização (2) Comércio (50) commodity (19) comodities (1) complexo soja (15) compostagem (1) conab (2) congo (1) Consciência Ecológica (28) conservação (2) conservação ambiental (1) conservação de alimentos (2) conservation units (7) controle biológico (6) controlled fires (2) cooperativas (3) COP24 (76) COP25 (20) COP26 (27) cop27 (23) cop30 (1) Copolímeros (2) coqueiro (1) corn (71) Cosméticos (40) cotton (12) cover crops (2) covid-19 (1) Crédito de Carbono (78) Crédito Rural (21) Créditos de Descarbonização (34) crisis (1) CRISPR-Cas9 (6) crop 21/22 (1) crop 22/23 (2) crops (4) Culinária (1) Cultivo (122) cultivo de grãos (8) cultura de tecidos (1) cultura energética (2) Culturas Perenes. Agricultura (6) cupuaçu (2) Curso (15) Dados (1) dairy products (3) data analysis (1) Davos (4) decarbonization (9) decarbonization credits (3) defensivos (12) defesa sanitária (3) deforestation (39) demandaXoferta (2) Dendê (7) derivados do leite (1) Desafios (3) Descarbonização (35) descarbonization (11) desenvolvimento econômico (3) desenvolvimento rural (8) Desenvolvimento Sustentável (264) desert (2) Desmatamento (63) Diesel (27) Diesel Verde (25) digital agriculture (9) discovery (1) diseases (16) diversidade (2) Doenças Vegetais (17) domestic market (1) drones (12) droughts (33) eco-friendly (5) ecology (1) Economia (195) Economia Circular (22) Economia Internacional (155) Economia Sustentável (5) Economia Verde (191) Economy (129) ecossitemas (3) Ecosystem (9) Ecosystem services (4) edição gênica (1) Educação (1) education (1) Efeito estufa (27) Eficiência energética (56) egypt (2) eletric power (1) emater (3) Embrapa (111) Emissões de Carbono (92) Empreendedorismo (9) Empresas (170) Energia (108) energia eólica (2) energia limpa (27) Energia Renovável (303) Energia Solar Fotovoltaica (27) energy (3) energy crisis (8) energy security (5) energy transition (42) engenharia (3) entomologia (36) entomology (17) environment (88) environment issues (10) environment protection (22) environmental benefits (3) environmental conservation (34) environmental education (1) environmental health (2) environmental policies (45) enzimas (1) enzymes (2) erva-mate (1) ervas daninhas (2) ESG (37) espécies ameaçadas (1) espécies nativas (3) essential oils (2) estiagem (1) estresse hídrico (4) estresses abióticos (9) Estudo (5) Etanol (139) ethanol (49) etileno (1) EU (39) EUA (2) eucalipto (2) eucalyptus (1) Europa (3) europe (38) event (12) Eventos (178) exploração de madeira (6) Exportações (146) exports (127) extensão (1) Extrativismo (66) factory (1) family farming (3) FAO (16) Farelos (54) farm (1) fatty acids (1) fauna (1) feijão (5) Fertilidade (21) fertility (5) fertilizantes (31) fertilizantes orgânicos (1) Fertilizers (43) Fibras (12) fibres (2) Finanças (5) Financiamento (2) financing (1) fiscalização (4) fishing (1) fisiologia vegetal (3) fitopatologia (32) Fitossanidade (51) Fitotecnia (3) Fixação de Nitrogênio (4) flavored rice (1) flax (1) Floresta (71) Floresta plantada (124) florestas nativas (2) florestas plantadas (1) floricultura (6) floriculture (3) Fomento (42) Food (48) food crisis (7) food production (22) food safety (9) food security (71) food systems (1) foreign market (4) forest (21) forest code (1) forest fires (12) forest management (6) forest market (1) forest products (3) forest restoration (8) forestry (2) Fosfato (4) fósforo (3) fossil fuels (16) fotossíntese (4) france (4) fruit growing (18) Fruticultura (94) Fuels (28) full color (1) functional redundancy (1) fungicides (1) fungos (1) G20 (2) G7 (4) gabrage (1) Gamificação (1) garimpo (2) Gás (4) Gás natural (2) Gasolina (4) Gastronomia (1) gdp (2) GEE (68) genetic engineering (65) genetic improvement (19) Genome (1) geração de emprego (1) Germany (11) germoplasm (1) girassol (2) Glicerina (2) Global warming (186) GM (1) gmo (10) governance (2) grain (39) grãos (10) grape (5) green ammonia (2) green cement (2) green chemistry (1) green consumerism (1) green diesel (3) Green Economy (137) green hydrogen (8) green steel (1) greenhouse gases (70) gripe aviária (3) guatemala (1) Guerra (3) Guerra RussiaxUcrânia (4) Harvest (7) health (29) hemp (1) herbicidas (6) herbicides (7) híbridos (2) hidrogênio (1) Hidrogênio Verde (12) História (1) horticultura (9) horticulture (10) hybrid (1) hydrogen (4) IAC (1) ibama (6) IBP (1) ICMS (1) ILPF (22) iluminação (2) impacto ambiental (6) import (24) importação (9) impostos (8) incêndios (1) incêndios florestais (8) Incentivos (4) India (28) indigenous knowledge (1) indigenous lands (7) indíos (1) Indonesia (15) indústria (2) Industry (3) Industry 4.0 (3) inflação (1) inflation (1) innovation (28) Ìnovaç (1) Inovação (232) insects (8) inseticidas (5) insetos (18) inspections (1) Instituição (1) Insumos (45) integrated pest management (29) integrated systems (6) inteligência artificial (16) international agreement (58) international economy (67) international market (14) international trade (17) invasive species (1) Investimento (15) Investimentos (4) IPC (1) IPCC (22) IPFL (1) Irrigação (11) irrigation (8) jabuticaba (1) japan (1) JBS (1) kinetic energy (1) L72 (4) L73 (7) land use (15) Latin America (2) LED's (1) Legislação (82) legislation (25) Leguminosas (7) leite (3) licenciamento ambiental (3) liga árabe (1) lignin (1) Lignina (10) livestock (76) livestock farming (2) logística (3) logistics (3) Low Impact Agriculture (2) Low-Carbon (69) Lubrificantes e Óleos (20) macarrão (1) Macaúba (619) machine learning (4) Madeira (31) magnesium (1) maize (1) Malaysia (1) Mamona (2) management (24) mandioca (4) manegement (2) Manejo (63) Manejo e Conservação (146) manejo florestal (4) manejo integrado (3) manejo integrado de pragas (42) manejo sustentável (8) manure (1) MAPA (115) mapbiomas (1) Máquinas e equipamentos (5) marine ecosystems (1) Market (5) Mata Atlântica (16) matéria orgânica (6) Matéria Prima (10) Matéria-Prima (6) matéria-prima renovável (1) Matéria-PrimaResíduos (2) matérias-primas (4) MCTI (8) meat (13) mecanização (1) medicinal cannabis (1) Medida Provisória (1) Meio Ambiente (477) Melhoramento e Diversidade Genética (143) Mercado (4152) mercado de carbono (14) Mercado de Combustíveis (94) Mercado de fertilizantes (1) Mercado Financeiro (14) Mercado florestal (78) mercado global (3) Mercado Internacional (96) mercosul (3) metais pesados (1) metano (7) Metas (5) metaverso (3) methane (13) mexico (8) Micotoxinas (1) microbiologia (12) microbiology (8) micromobility (1) micronutrient (4) micronutriente (1) micropropagação (1) Milho (96) Minas Gerais (1) Minas Gerias (1) Mineração (12) mineral nutrition (16) mining (5) ministério da economia (2) mirtilo (1) mites (1) MMA (9) MME (76) molecular biology (2) monitoramento (5) monitoring (1) monocultura (1) Morocco (2) Mudanças Climáticas (141) mudas (6) Mundo (203) Nações Unidas (4) NASA (6) national production (1) natural disasters (1) natural gas (4) nature (7) natureza (3) Negócios (13) nematoides (6) nergia limpa (1) net-zero (51) neutral carbon (4) Neutralidade Tributária (2) new species (1) new zealand (1) nitrogen (9) nitrogenand (1) nitrogênio (4) non-timber forest products (4) novos produtos (3) Nutrição animal (22) Nutrição Mineral (23) nutrição vegetal (3) nutrients (2) nutrition (15) nutritional quality (2) ocean heat (1) oceans (1) ODS (1) OECD (8) OGM (4) Oil (54) Oil Food (1) Oleaginosas (147) óleo de palma (8) óleo de soja (11) Oleochemicals (11) Óleos (255) Óleos Essenciais (8) Óleos Vegetais (49) oliva (1) olives (1) Olivicultura (1) OMC (4) ONGs (1) ONU (47) Oportunidade (10) Oportunidades (9) organic agriculture (3) organic food (1) other (1) otimização (1) oxidative stability (1) ozone layer (6) Palm (2) palm oil (14) Palma (36) palmeiras (11) pampa (3) pantanal (8) papel e celulose (2) paper (1) PARAGUAY (3) Paris Agreement (110) partnership (2) pastagens (11) Pasture Management (3) Pasture Recovery (5) pecan (1) Pecuária (178) pecuária 4.0 (1) pecuária sustentável (5) Pegada de Carbono (108) Personal Care (3) Peru (3) Pesquisa (151) pesquisa e desenvolvimento (43) Pessoas (2) pesticides (25) pests (12) Petrobras (12) Petróleo (34) philippines (1) phosphates (5) photosynthesis (2) phytoplankton (1) phytosanitary (37) PIB (25) pinhão-manso (2) pirólise (3) Piscicultura (1) pitaya (1) planejamento estratégico (1) Plano Safra (5) Plant Based (31) plant pathology (1) plant patology (7) plant production (33) Plant-Based (4) plantas daninhas (11) plantas de cobertura (4) plantio direto (5) pnpb (4) polinização (2) Política (111) Política Ambiental (72) política de preços de combustíveis (1) Políticas (1) políticas públicas (28) politics (6) pollination (7) polluting activities (3) pollution (6) polyculture (1) pork (2) Portugal (2) pós-colheita (2) post-harvest (3) potássio (5) potassium (3) potato (5) poultry (10) povos indígenas (3) pragas (32) Preços (86) Preservação Ambiental (94) prices (5) Produção Agrícola (83) Produção Animal (51) produção de alimentos (14) produção de mudas (1) Produção Integrada (3) Produção Sustentável (83) Produção vegetal (61) production (2) productivity (50) Produtividade (230) Produtos (151) produtos florestais não madeireiros (13) Proteção Ambiental (25) proteção de nascentes (4) proteção de plantas (1) proteína animal (2) proteína vegetal (28) proteins (6) public health (17) public policies (2) pulp (1) Qualidade (14) qualidade da água (4) qualidade de vida (2) Qualidade do Ar (10) queimadas (3) química (1) químicos verdes (1) rapeseed (1) rastreabilidade vegetal (1) raw material (3) reciclagem (13) record (1) Recuperação Ambiental (10) Recuperação de área Degradada (70) Recuperação Econômica (3) recursos naturais (1) Recycling (9) REDD+ (2) redução da poluição (4) Reflorestamento (40) reforestation (5) regulamentação (4) regulation (1) Relatório (17) renewable energy (91) renewable fuel (9) RenovaBio (110) renovaCalc (3) Report (2) research (8) Research and Development (65) Reservas Legais (4) Resíduos (40) resistence (7) Responsabilidade Social (1) restauração florestal (3) rice (14) robótica (1) robots (6) rotação de culturas (4) Russia (21) Rússia (1) Russia x Ukraine (61) Sabão (1) SAF (11) Safra (12) safra 21/22 (1) safra 22/23 (5) safrinha (1) Santa Catarina (1) Saúde e Bem-Estar (159) saúde e bem-estar animal (8) SBNs (1) science (4) science and technology (91) sea (1) sea levels (1) seaports (1) Sebo (6) seca (8) seeds (7) Segurança Alimentar (209) Segurança Energética (21) Selo Social (17) sementes (19) sequestro de carbono (10) serviços ambientais (3) sewage waste (1) silvicultura (7) singapore (3) Sistema Agroflorestal (52) Sistemas Integrados (54) social (2) social inequality (1) Sociobiodiersidade (14) Soil (23) soil biology (1) Soja (244) solar energy (2) solid waste (4) Solos (101) sorgo (2) south africa (1) south america (26) south korea (1) southern Agricultural Council (1) soybean (42) soybean complex (5) soybean oil (6) soybeans (18) spain (1) steam (1) storage (4) sugar (8) sugarcane (32) suinocultura (2) suínos (1) sunflower (10) sunflower oil (6) Sustainability (160) sustainable agriculture (11) Sustainable Development (23) Sustainable Energy (72) Sustentabilidade (839) swine (2) taxes (8) taxonomy (1) technology (64) Tecnologia (151) tecnologias digitais (15) Tempo (2) terras indígenas (16) thailand (1) Títulos verdes (4) tomato (14) transgenic (34) transgênicos (17) transição energética (39) Transportes (17) transports (13) trees (5) Trigo (23) tubers (1) Turismo Sustentável (7) turkey (1) ubrabio (12) Ucrânia (3) UK (5) Ukraine (9) Unica (1) Unidades de Conservação (11) urea (2) uruguay (3) USA (91) USDA (19) uso do solo (21) uva (1) vaccination (1) vaccine (2) vacinação (2) vazio sanitário (3) VBP (1) vegetable nutrition (8) vegetable oils (18) versatilidade (1) vertical farms (1) Vídeo (308) vinhos (1) viruses (3) War (36) waste (4) water (8) webinar (1) wheat (51) wine (4) winter crops (1) wood (4) World (190) World Economy (92) WTO (1) ZARC (2) zero tariff (2) Zero-Carbon (3) zoneamento agrícola (10) zoneamento climático (3) zoneamento territorial (1) zootecnia (1)

Total de visualizações de página