Buscar

Irrigação aumenta a produção de açaí no Pará

terça-feira, novembro 20, 2018





Ronaldo Rosa - Cacho de açaí em plantio de terra firmeO final do período de safra do açaí se aproxima e para manter a produção do fruto durante a entressafra a irrigação é a saída para o produtor. Técnicas para produção de açaí em terra firme com irrigação serão apresentadas aos produtores do município de Tomé-Açu, na região Nordeste Paraense. O curso, que acontece nesta terça (20) e quarta-feira (21), é realizado pela Embrapa Amazônia Oriental em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.
“O sistema de irrigação possui um efeito direto na redução da sazonalidade da produção de frutos”, afirma o pesquisador João Tomé de Faria Neto, da Embrapa. A safra do açaí (euterpe oleracea) inicia em julho e se estende até dezembro. Mas é na entressafra – de janeiro a junho - que o retorno financeiro ao produtor rural é maior, especialmente para aqueles que já utilizam a irrigação nos plantios de terra firme.
O pesquisador explica que aumentar e padronizar a produção de açaí no Pará são desafios que a pesquisa agropecuária vem enfrentando há muitos anos.  A Embrapa já lançou o Manejo de Açaizais Nativos e a cultivar de açaí de terra firme BRS Pará, importantes passos da pesquisa para melhorar a cadeia produtiva dessa palmeira. Mas é no sistema de irrigação que está a novidade para a produção na entressafra.
No curso, dividido entre parte teórica e prática, serão apresentados resultados do trabalho de pesquisa já validados no campo, como espaçamento, adubação, produção por safra ou idade e sistema de irrigação. “Em termos produção, já é possível afirmar que em área de várzea a produtividade média de açaí está em torno de seis toneladas por hectare ao ano, com o manejo. E em área de terra firme com adubação e irrigação, o produtor consegue fazer de 15 a 17 toneladas de frutos por hectare ao ano”, afirma o especialista da Embrapa.
O curso acontece no auditório da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), no dia 20, e no campo experimental da Embrapa, dia 21, ambos no distrito de Quatro Bocas, no município de Tomé-Açu.


Fonte: Embrapa Amazônia Orienta

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página