Buscar

Aplicativos para agronegócios: uma nova tendência que veio pra ficar

quarta-feira, novembro 07, 2018


Aplicativos para Agronegócios: Uma Nova Tendência Que Veio Pra Ficar

Os aplicativos para agronegócios vêm sendo cada vez mais utilizados por inúmeros profissionais da área.
Isto porque estas ferramentas contribuem em diversas funções como a otimização da produção, monitoramento de máquinas de forma remota, controle do alimento do gado, entre outros.
Entender sua importância é ter um diferencial competitivo: os aplicativos para agronegócios são uma tendência consolidada, mas muitos ainda negligenciam a importância de utilizar essas ferramentas digitais.
Com mais opções para seu smartphone ou tablet, é possível enxergar os resultados em pouco tempo.

Aplicativos para agronegócios: suporte e inovação

O Brasil vem, a cada dia, trazendo mais deste recurso indispensável – e isto pode ser visto através de ações das entidades e órgãos voltados ao agronegócio nacional.
Um deles é a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que dispõe de um app com interface intuitiva ao produtor rural, abrangendo todas as áreas.
Além de abarcarem características técnicas, como sistema de gestão para o controle de cabeças de gado ou análise do solo para a rotação de culturas, há outras vantagens.
Entre elas estão cursos e informações preciosas que você precisa, desde o mercado de commodities, até as melhores tecnologias desenvolvidas para o setor que atua.
Desta forma, os aplicativos para agronegócios trabalham em duas frentes: suporte, oferecendo mais opção a sua necessidade; e inovação, pois permitem que você possa conhecer métodos que vêm ganhando destaque – e, quem sabe, otimizar a sua propriedade agrícola para expandir a criação.

Principais funções dos aplicativos

Os recursos variam e podem ser utilizados desde pequenos produtores até quem cuida de uma vasta área produtiva.
Entre as principais funções dos aplicativos para o agronegócios podemos destacar:
Detecção de pragas: Há inúmeros apps que cumprem esta função e de formas variadas. Alguns apresentam as características que mostram quando há doenças na lavoura, enquanto outros dispõem de técnicos que analisam as imagens enviadas pelo próprio aplicativo, facilitando a sua vida.
Pulverizando: Outro recurso que vem se destacando é um app que demonstra qual é o melhor bico pulverizador, escolhendo dados como a quantidade a ser pulverizada, por exemplo.
Agrometeorologia: Não apenas se precaver das futuras condições climáticas, mas analisar períodos históricos para determinadas culturas é o que alguns aplicativos para agronegócio contribuem para os mais variados casos – incluindo a sua área de atuação.
Análise de mercado: Para quem não quer ficar de fora de nenhum assunto do mercado do agronegócio, existem apps que fazem cotações em tempo real. Alguns permitem filtrar por região, cultura ou precificação do gado, trazendo mais opções para quem procura construir maiores (e melhores) relações comerciais.
GPS: Atualmente o mercado de GPS para o agronegócio está cada vez mais aquecido, mas aplicativos para smartphones vêm ganhando espaço. Suas vantagens são menor custo, inúmeras funções (há a possibilidade de contar com mais de um app do gênero) e facilidade no manuseio.
Há vários outros aplicativos para agronegócios que mostram porque essa é uma tendência para ajudar profissionais da área em questões como:
  • Suplementação do alimento do rebanho na entressafra;
  • Logística, acompanhando o direcionamento dos produtos oriundos da sua lavoura;
  • Quantia da calagem junto ao solo;
  • Seleção de sementes;
  • e uma diversidade de opções.

Diferenciais competitivos

Vale novamente destacar: não apenas tendências, mas diferenciais competitivos são o que os aplicativos para agronegócio vêm trazendo para os profissionais da área – seja você dono da propriedade, veterinário, agrônomo, engenheiro ou qualquer segmento correlato.
Isto porque mais apps estão sendo desenvolvidos e não deixam ninguém de fora. Desta forma os aplicativos surgem como diferencial competitivo por alguns motivos.
São eles:
  1. Reduz-se o tempo de trabalho, com dados, índices e informações a poucos toques na tela do seu dispositivo móvel;
  2. O controle do gado, da criação ao abate, da venda à cotação, permite a valorização de cada arroba do boi no mercado, por exemplo;
  3. Perde-se menos culturas por pragas e intempéries causados pelo clima, maximizando o cultivo e antevendo problemas na lavoura;
  4. Contribui para outros profissionais que atuam junto a você e/ou são contratados para executarem os serviços na sua propriedade;
  5. Tem um custo relativamente menor e com uma eficiência muito próxima de equipamentos próprios, como o GPS, ou a necessidade de especialistas de forma presencial;
  6. Muitos ainda não utilizam, mesmo com grandes propriedades rurais, tornando o uso desta tecnologia um passo a mais na sua atuação no mercado do agronegócio.
Aplicativos para Agronegócios: Uma Nova Tendência Que Veio Pra Ficar

O agronegócio na ponta dos dedos

Conhecendo mais sobre a importância de utilizar aplicativos para o agronegócio, é possível consultar, em poucos cliques, quais são os recursos para a sua necessidade.
A maioria destas ferramentas está disponível para dispositivos iOS e Android, portanto aproveite essa tendência que contribui efetivamente para os profissionais da área.
Agora queremos saber: você já usa algum aplicativo voltado para o agronegócio? Se sim, conte pra gente quais aqui embaixo nos comentários.
Fonte: AgroComunica

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Total de visualizações de página