Buscar

A relação entre florestas e a disponibilidade de água

quinta-feira, novembro 15, 2018


Resultado de imagem para FLORESTAS e agua

Estudo observa a composição e configuração da cobertura florestal na bacia hidrográfica e seus efeitos nos serviços hidrológicos

Um estudo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Recursos Florestais, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) testou se o aumento da floresta nativa em bacia hidrográfica pode ser benéfico e até que ponto isto pode ocorrer quando se pensa em quantidade de água nos riachos. O trabalho é de Lara Gabrielle Garcia com orientação do professor Silvio Ferraz, do departamento de Ciências Florestais.
Diante da recente crise hídrica que se intensificou em algumas regiões do país, a restauração florestal vem sendo incentivada, principalmente com objetivo de aumentar a disponibilidade de água. “Sabe-se que a floresta tem forte influência no ciclo hidrológico local, no entanto, existem limitações econômicas para o aumento das florestas nas áreas agrícolas, e o planejamento do uso do solo é fundamental nestes locais”, disse a pesquisadora.
O aumento da floresta nas áreas agrícolas resultou em redução na disponibilidade de água e diminuição dos picos de vazão. De acordo com a autora, foi observado que existe um limiar de 50% de ocupação na bacia por floresta a partir do qual a disponibilidade de água e os picos de vazões diminuem consideravelmente. “O aumento da floresta não necessariamente irá resultar em maiores vazões, mas sim em outros benefícios, como a redução dos picos de vazão. Ou seja, a ocupação da bacia de forma planejada pelas florestas nativas pode resultar em diminuição da vazão e melhor distribuição temporal da água” explicou Lara.
Em relação à limitação de aumento da floresta nas áreas agrícolas, foi analisada a mesma quantidade de floresta na bacia hidrográfica. A posição da mesma nas áreas próximas ao rio, apresentou redução na disponibilidade de água e maior redução nos picos de vazão, enquanto que nas demais áreas, como topos de morro e encostas, os efeitos não foram observados.
Segundo a pesquisadora, o local onde se instala a floresta nas áreas agrícolas é importante para a quantidade de água no riacho. “Diante dos resultados encontrados, é possível concluir que existe uma relação de perda e ganho com o aumento da floresta e sua localização na bacia hidrográfica, sendo necessário aos programas de restauração conhecerem este ponto de equilíbrio para garantir água constante e em abundância nas bacias agrícolas”.
Os resultados mostraram que a presença da floresta é essencial para os recursos hídricos, sendo fundamental esta coexistência. “Por ocuparem pequenas porções das bacias, as florestas não possuem a capacidade de mitigar os efeitos das áreas agrícolas e que é fundamental o correto manejo destas áreas para a conservação de água e solos, potencializando os efeitos das florestas”, finaliza a pesquisadora.
Fonte: ESALQ - USP

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Acrocomia aculeata (2) Alimentos (219) animal nutition (1) Aspectos Gerais (174) Aviação (24) Aviation market (13) Biocombustíveis (166) Biodiesel (68) Bioeconomia (15) Bioeletricidade (2) Biofertilizantes (1) Biofuels (83) Biomass (7) Biomassa (49) Biopolímeros (3) Bioquerosene (18) Biotechnology (21) Biotecnologia (2) Brazil (19) Cerrado (1) Ciência e Tecnologia (173) Clima e ambiente (181) climate changed (20) Cogeração de energia (9) COP24 (76) COP25 (13) Cosméticos (19) Crédito de Carbono (26) Cultivo (96) eco-friendly (2) Economia Internacional (60) Economia Verde (154) Economy (25) Ecosystem (1) Efeito estufa (4) Energia (26) Energia Renovável (149) event (6) Eventos (71) Extrativismo (19) Farelos (27) farm (1) Fibras (8) Floresta plantada (62) Food (40) food security (1) Fuels (16) Global warming (77) Green Economy (111) health (21) Industry 4.0 (1) IPCC (13) livestock (4) Low-Carbon (39) Lubrificantes e Óleos (18) Macaúba (493) Manejo e Conservação (37) Meio Ambiente (79) Melhoramento e Diversidade Genética (52) Mercado (3832) Mercado florestal (43) Nutrição animal (15) nutrition (9) Oil (42) Óleos (209) other (1) Paris Agreement (57) Pecuária (59) Pegada de Carbono (40) pirólise (1) Plant Based (6) Política (51) Produtos (140) proteína vegetal (21) Recuperação de área Degradada (23) renewable energy (10) Research and Development (7) SAF (1) Saúde e Bem-Estar (73) science and technology (25) Segurança Alimentar (34) Soil (7) Solos (8) Sustainability (34) Sustainable Energy (52) Sustentabilidade (286) Vídeo (193) World Economy (62)

Total de visualizações de página