Buscar

No Dia do Agrônomo, Ministério da Agricultura regulamenta mistura de tanque

segunda-feira, outubro 15, 2018

Resultado de imagem para mistura em tanque
A regulamentação da Mistura de Tanque não veio no primeiro quadrimestre de 2018, mas também se antecipou à votação da Lei dos Defensivos. Na tarde desta quinta-feira, dia 11, o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, divulgou a assinatura da Instrução Normativa que autoriza o engenheiro agrônomo a receitar a aplicação combinada de agrotóxicos, a partir de um acordo feito com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Como o Últimas de Brasília já estava acompanhando, o Mapa trabalhava nesse pedido do setor produtivo e dos profissionais desde o ano passado. Afinal, como não havia regulamentação, muitos agricultores acabavam entrando num processo ilegal involuntariamente, sobretudo os responsáveis pelas minor crops. 
Até então, o receituário só reproduzia a previsão de bulas emitidas pelos fabricantes. Mas agora o agrônomo poderá passar a definir as misturas, com base em seu conhecimento técnico, referências bibliográficas e científicas disponíveis no mercado e na academia.  Ao conselho caberá a fiscalização dos profissionais.
Atos normativos deverão ser publicados pelo Diário Oficial da União nos próximos dias. É necessário a criação de regras que evidenciem os riscos da mistura, as possíveis incompatibilidades químicas no tanque de pulverização e suas consequências. Também será necessária a observância das culturas agrícolas e intervalos de seguranças.
Consta ainda nesta primeira IN, assinada pelo ministro e pelo Confea, que a Secretaria de Defesa Agropecuária coordenará a elaboração de manuais técnicos para subsidiar a emissão qualificada de receitas agronômicas. Todos os critérios para a mistura de tanque também serão fiscalizados por órgãos estaduais e distrital, além da próprio Mapa.
Para saber o que o ministro Blairo Maggi assista o vídeo abaixo:

Fonte: Canal Rural

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Total de visualizações de página