Buscar

Conheça o satélite que promete resolver o problema de conexão no campo

quarta-feira, outubro 17, 2018


Resultado de imagem para satelite agro

Batizado com a sigla SGDC, equipamento tem no agronegócio um mercado potencial em razão da falta de conectividade em áreas remotas

O lançamento ocorreu na base de Korou, na Guiana Francesa. Mas todas as atenções estavam voltadas para vastas áreas no coração do Brasil. Era para elas que, assim que rompesse a atmosfera terrestre, um satélite batizado com a sigla SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas) apontaria suas antenas. A promessa é de que o equipamento ajude a resolver um dos mais evidentes problemas do agronegócio brasileiro: o acesso à internet em banda larga por um preço acessível a todos os produtores. De um modo geral, falta conexão de qualidade no interior do País, principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A mesma carência é sentida na área rural de cidades médias e pequenas. E o novo satélite, que cobre todo o território nacional, deve superar esse entrave. Sua banda Ka permite que o custo da internet na zona rural, com 99% de disponibilidade — o que representa um funcionamento estável e permanente –, despenque em relação às soluções oferecidas hoje no mercado.
“Pelos estudos que fizemos, o preço do acesso à internet deve ficar pelo menos 10% menor do que os valores mais baixos hoje praticados por operadores de satélite e telefonia móvel, hoje na casa dos R$ 250”, afirmou o presidente da Telebras, Jarbas Valente, em São Paulo, na primeira de uma série de apresentações para promover o edital do leilão de capacidade do SGDC. “E o agronegócio, como apresenta grande demanda reprimida, será certamente um importante comprador do serviço.”

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Total de visualizações de página