Buscar

A poética fotográfica do Censo Agropecuário 2017

sexta-feira, setembro 21, 2018



Nem só de dados estatísticos é formado o Censo Agropecuário de 2017, mas também da captação da poética, da beleza e da profundidade de paisagens rurais brasileiras, pelas quais os responsáveis pelo levantamento passaram.
As melhores fotografias – produzidas pelos próprios recenseadores e já escolhidas pelas Unidades Federativas – participam de um concurso realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e estão expostas no site para votação até o dia 5 de outubro. Os ganhadores serão conhecidos no dia 15 de outubro.

As fotos foram divididas em três categorias: atividade agropecuária, cenários rurais e cenários urbanos. Na primeira delas, eles poderiam inscrever imagens de plantações, produtos agrícolas, criação de animais, equipamentos agrícolas, produção pecuária, extrativista, silvicultura, por exemplo.

Em “cenários rurais”, o participante poderia submeter imagens tiradas no percurso até as propriedades que retratassem cenas naturais, como montanhas, rios, cachoeiras ou edificações, como as fachadas das fazendas.
Já na última categoria, o enfoque foi no município visitado, com praças, monumentos, ruas e pontos turísticos.
Era vedado pelas regras fotografar pessoas. Ao todo são 81 imagens, 27 de cada categoria, escolhidas pelas unidades de federação do IBGE e que concorrem o prêmio de R$ 5 mil pela melhor foto de cada tema. O site aponta que mais de 9 mil pessoas já deram sua opinião.

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página