Buscar

Armazenamento móvel dá poder e autonomia para produtores rurais de diferentes portes

terça-feira, agosto 21, 2018


Resultado de imagem para silos bolsa

Armazenagem segregada de grãos de acordo com sua qualidade comercial ou transgenia

Já consolidado em todo o país, o armazenamento em silos-móveis torna-se cada vez mais uma alternativa que dá poder e autonomia ao produtor rural.
Estimativas da Marcher Brasil, que atua no mercado de armazenagem móvel e é pioneira no desenvolvimento e fabricação de implementos para o setor no Brasil, apontam que 11% da safra de 2018 foi estocada em silos-bolsa.
A possibilidade de armazenar de forma independente a própria produção é um passo estratégico para produtores rurais de diferentes portes. A estocagem adequada também se torna crucial no momento em que se aguarda o impacto da nova tabela de fretes nos preços das sacas dos grãos, e consequentemente, na lucratividade da produção.
Outros números:
· Em 2017, o número de grãos armazenados em silos-bolsa no Brasil alcançou a marca de 18 milhões de toneladas, aumento de 97% sobre o montante conservado da mesma forma no ano anterior.
· Em 2017, foram comercializadas 100 mil bolsas, aumento de 150% sobre 2016.
· A expectativa da Marcher é de que o Brasil siga os passos da Argentina, que já embolsa cerca de 60%.
· De acordo com indicadores da Marcher Brasil, desde 2016, a variação média do valor dos fretes entre safra e entressafra tem sido de 21%, podendo atingir até 40% em alguns trechos. A oscilação, no entanto, poderá ser ainda maior a partir do novo tabelamento.
· As variações de preços nas sacas têm sido expressivas. Entre 2016 e 2017, as sacas de soja e de milho tiveram redução de 13,3% e 31,4% respectivamente. Já de 2017 para 2018, houve um aumento de 33% e 67%.
Sobre a Marcher Brasil
Fundada em 2004, a Marcher Brasil atua no mercado agropecuário de armazenagem móvel, sendo pioneira no Brasil no desenvolvimento e fabricação de implementos, fornecendo soluções para clientes de todo porte. Compõem o portfólio da Marcher Brasil máquinas de alta qualidade para embolsamento e extração de grãos secos, úmidos e forragem, armazenados em silos-bolsa.
Características dos silos-bolsa:
· Na bolsa, o grão se mantém com a mesma qualidade do dia em que foi colhido. Isso se deve ao fato de que, ao ser embolsado, o grão consome quase todo oxigênio presente dentro da bolsa, deixando o ambiente rico em dióxido de carbono, que mantém distante os insetos e impossibilita a existência e proliferação de pragas, fungos ou insetos.
· Os silos-bolsa são feitos de polietileno e aditivos anti-UV, que o seu conteúdo protegido. As bolsas têm vida útil de 24 meses e, após o uso, o silo pode ser vendido para empresas de reciclagem.
Vantagens do armazenamento em silos-bolsa:
· Permite que o armazenamento aconteça em diferentes localizações da propriedade rural, como ao lado da sede, por exemplo.
· Os grãos ou forragem ficam totalmente selados.
· Facilita a adaptação dos agricultores as suas necessidades de armazenamento anuais.
· Permite vender o produto na entressafra, reduzindo os custos com fretes e elevando o preço médio de venda da safra.
· Dispensa a contratação de frete entre a fazenda e a cooperativa/trading no período de colheita.
· O silo-bolsa permite obter preço de venda para o mercado de lotes, sem intermediários, ampliando a lucratividade na hora da comercialização.
· Armazenagem segregada de grãos de acordo com sua qualidade comercial ou transgenia.
Incremento da capacidade de recepção e armazenagem em plantas armazenadoras já existentes.
Fonte: AgroLink

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Total de visualizações de página