Buscar

Maciços naturais de macaúba (Acrocomia aculeata): mapeamento e análise do potencial para produção de biodiesel

sexta-feira, maio 25, 2018

Autores: Marina de Fátima Vilela, Fabiana de Góis Aquino, Nilton Tadeu Vilela Junqueira, Leo Duc Haa Carson Schwartzhaupt da Conceição

Resumo: 

Macaúba (Acrocomia aculeata) é uma palmeira nativa de múltiplos usos e com grande potencial para a produção de óleo com fins energéticos, o que tem despertado o interesse de vários setores. 
O objetivo deste trabalho foi mapear os maciços naturais de macaúba e analisar o potencial produtivo da espécie para biodiesel. Foram mapeados 513.681 ha utilizando imagens de satélites de alta resolução e registrados 143.308 indivíduos de A. aculeata, cuja maior ocorrência foi observada em Arapuá, Carmo do Paranaíba, Córrego Danta (MG) e Formosa (GO).
Resultado de imagem para palmeira macaubaBaseado no numero de indivíduos mapeados, na produção média de frutos e no rendimento de óleo dos maciços analisados estima-se uma produção de 606.519 kg de biodiesel/ano para uma área mapeada de 22.000 ha. Extrapolando os valores encontrados nas áreas mapeadas para os municípios onde estão localizados um dos maciços, o potencial de produção de biodiesel saltaria para 4.065.356 kg/ano, apenas considerando a área dos municípios de Arapuá e Carmo do Paranaíba. Em plantios adensados o potencial de produção pode aumentar exponencialmente, sobretudo se considerado a seleção de materiais promissores. Deve-se, em entanto, atentar para a necessidade de estudos de boas práticas de manejo de maciços naturais visando o extrativismo sustentável.
Ano de publicação: 2014
Tipo de publicação: Parte de livro
Unidade: Embrapa Cerrados
Palavras-chave: Macaúba

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Total de visualizações de página