Buscar

Cresce a utilização de drones entre produtores rurais

quarta-feira, maio 16, 2018



Pulverização, mapeamento e vigilância: com foco na redução de custos, precisão de dados e maior produtividade, cresce a oferta de drones e softwares voltados para o campo no Brasil, incluindo de gigantes como a CNH Industrial, dona das marcas New Holland e Case.
A partir de julho, o grupo oferecerá aos clientes a possibilidade de pagar pelo uso do drone de acordo com o número de hectares mapeados para que as informações captadas sejam processadas e repassadas ao agricultor. Os drones serão fornecidos por uma empresa parceira às concessionárias.
“O drone é uma ferramenta que permite um melhor desempenho das máquinas no campo, seja para um melhor nivelamento ou direcionamento de piloto automático”, afirma o especialista em marketing de produto da New Holland, Marco Milan.
O dispositivo aéreo não tripulado é indicado para lugares que podem ser ou não de difícil acesso, e que que exigem precisão na aplicação e que capta dados que serão analisados por um profissional da área posteriormente.
Os equipamentos são usados, por exemplo, para a identificação de nematoide, topografia, irrigação de arroz (onde simulam alagamento de área baseado nas imagens feitas pelo equipamento) e cálculo de barragem, por exemplo. Tem até universidade do Rio Grande do Sul usando drone para correlacionar o uso de nitrogênio em trigo com o vigor da planta, o que a olho nu é inviável.
Startups e grandes companhias investem na diversificação do uso dos equipamentos no campo e prometem ganhos de produtividade que podem chegar a 15%. As aplicações utilizando os drones são diversas: desde a identificação de doenças à pulverização de lavouras, além de contagem e vistoria de rebanhos.

Pecuária e segurança

Não é só na lavoura que a tecnologia traz grande ajuda. Na pecuária estão começando a utilizar etiquetas de rádio frequência para identificação de gado e, em alguns casos, essas etiquetas monitoram a temperatura do rebanho e batimento cardíaco.
Os drones também podem ajudar a evitar crimes, já que algumas empresas estão usando drone para vigilância da propriedade por causa do roubo frequente de gado. Outra utilização é para o monitoramento contra outra espécie invasora que possa perturbar o rebanho.

Tecnologia para o setor rural

Em minhas palestras reforço e que entender e saber como utilizar a tecnologia a favor pode ser um grande aliado do produtor rural, com análises preditivas, big data e como a própria matéria menciona, drones que acabam por baratear processos que antes era muito mais caros.
Saiba mais em www.migueldaoud.com.br.
Fonte: Agroadvisor

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Total de visualizações de página