Buscar

Novo biológico é alternativa contra resistência de insetos

sexta-feira, abril 06, 2018


Resultado de imagem para cigarrinha das raizes

Foi registrado no Brasil o novo inseticida microbiológico Arcar, que tem como principal alvo do a cigarrinha-das-raízes (Mahanarva fimbriolata). De acordo com a fabricante BRA Agroquímica, o Arcar é “ideal para o Manejo Integrado de Pragas (MIP), preserva os inimigos naturais das pragas e não é tóxico ao meio-ambiente, à saúde humana e aos animais”.
O produto possui como ingrediente ativo os conídios do fungo Metarhizium anisopliae e é indicado para o manejo de resistência de insetos-praga a defensivos convencionais. Segundo a BRA Agroquímica, o produto é da linhagem ESALQ E9 (Exclusiva Koppert), e possui em sua composição pó molhável (WP) de Metarril.
A fabricante destaca ainda que o novo inseticida microbiológico apresenta “ótimas características de solubilidade e suspensibilidade, o que prova sua excelente dispersão em água e condições de aplicações em campo”. De acordo com a BRA, o inseticida deve preferencialmente ser aplicado no final da tarde ou em dias nublados, com temperaturas entre 25 e 35 graus e umidade relativa do ar mínima de 60%. O responsável pela aplicação também deve realizar a limpeza prévia do equipamento de pulverização e evitar calda pronta.
“O mecanismo de ação funciona da seguinte maneira: os conídios do fungo germinam na superfície do inseto-praga, penetrando em seu tegumento e colonizando-o internamente. Assim, a liberação de toxinas no interior do inseto reduz a sua mobilidade até a morte. Posteriormente, os insetos colonizados pelo fungo se tornam imóveis e cobertos por uma camada de conídios, visível a olho nu em tons verdes. Todo o processo ocorre em até 12 dias após a aplicação, dependendo das condições climáticas”, explica a fabricante.
Fonte: AgroLink

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Total de visualizações de página