Buscar

Extração do óleo da polpa e da amêndoa da macaúba utilizando solventes e por prensagem

sexta-feira, outubro 20, 2017

Resultado de imagem para Extração do óleo da polpa e da amêndoa da macaúba utilizando solventes e por prensagem
AUTORES: Elizabeth da Silva Figueiredo (LACOL/INT, elizabeth.figueiredo@int.gov.br), Felipe Menezes Cairo (LACOL/INT,felipe.cairo@int.gov.br), Sandro Dourado Silveira (LACOL/INT, sandourado@terra.com.br), Renata de Araujo Dantas (LACOL/INT, renatadantas.quimica@gmail.com), Jaqueline Souza de Freitas (LACOL/INT, jaqueline.freitas@int.gov.br)

RESUMO: O Brasil é conhecido pela sua extensão continental e pela sua diversidade de climas, como o tropical, o subtropical, o equatorial entre outros, que aliados aos diferentes tipos de solos proporcionam uma variedade de cultivos. Dentre os diversos frutos e sementes existentes na flora brasileira, podemos citar a macaúba.A macaúba é uma palmeira (família Arecaceae) que se encontra distribuída ao longo da América Tropical e Subtropical, desde o sul do México e Antilhas até a região sul, incluindo o Brasil. O principal produto da macaúba são os frutos, pequenos cocos compostos por uma casca externa(epicarpo) que envolve um material fibroso e oleoso (polpa ou mesocarpo), um endocarpo duro e de uma ou duas amêndoas oleosas na região interna. O óleo da polpa e da amêndoa são dois importantes produtos extraídos do fruto da macaúba. O óleo da polpa é constituído de ácidos graxos insaturados (62,7% a 80,8%),além da presença de carotenoides e vitamina A. O óleo extraído de amêndoa apresenta um alto teor de ácidos graxos saturados que variam entre 71,2% e 84,6%, predominando o ácido láurico (C12) que varia entre 39% e 59% do conteúdo total de ácidos graxos. A polpa e amêndoa também apresentam em sua composição a presença compostos fenólicos e tocoferóis, que são compostos que agem como agentes anti oxidantes 3.O óleo proveniente do fruto pode ser aplicado com diferentes propósitos, incluindo a indústria de cosméticos, farmacêutica e alimentos. As tortas produzidas a partir do processamento da polpa e da amêndoa são aproveitáveis para ração animal, e a partir da casca (endocarpo) que envolve amêndoa é produzido um carvão que possui alto poder calorífico. Além disso, pesquisadores têm investigado o potencial do uso da macaúba como fonte de matéria-prima para a produção de biodiesel 2,4,5. No Brasil, o biodiesel deve atender à especificação estabelecida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O biodiesel pode ser produzido pela alcoólise de óleos vegetais e/ou gorduras animais ou pela esterificação de ácidos graxos, empregando álcoois de cadeia curta na presença de um catalisador que pode ser homogêneo, heterogêneo ou enzimático. Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo extrair o óleo da polpa e da amêndoa da macaúba utilizando duas técnicas (soxhlet e prensagem) e determinar o teor de compostos fenólicos e carotenoides dos óleos,visando à produção de biodiesel.
Trabalho Apresentado no 6° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.
Trabalho completo: Livro 1 p. 407

Por Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel

Veja também:

4 comentários

  1. Quero fazer sabão do coco da macauba, mas não estou encontrando como fazer. Alguem poderá me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. O Caramelo da Macaúba, pode resolver problemas de Bronquite. Eu fiz tipo um Mel, coloquei 04 litros de Água, com 90 cocos de macaúba, deixei ferver até ficar i,5 litros, coloquei um kilo de açucar refinado, e deixei em um litro, será que resolver o problema de Bronquite

    ResponderExcluir
  3. Onde compro mudas de macaúba prontas para o plantio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode obter mais informações sobre mudas na Acrotech, o contato é: felipe@acrotech.com.br

      Excluir

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Total de visualizações de página