A sustentabilidade empresarial vem sendo ampliada nos últimos anos a partir da incorporação de práticas sociais e ambientais, visando atender as necessidades da sociedade. .A sustentabilidade • não visa , tão somente, a formação de uma relação do empreendimento com os clientes, visando o estabelecimento de diálogos e uma relação ética e transparente com esse público. Busca , sobretudo, a incorporação das práticas corretas de sustentabilidade para a valorização da imagem institucional e da marca. Objetiva, também, além a maximização da riqueza dos acionistas, a preservação de recursos ambientais e culturais, respeitando as diversidades, buscando a redução da desigualdade social. A sustentabilidade empresarial tem como seus principais resultados a maior lealdade do consumidor, a maior capacidade de recrutar e manter talentos, a flexibilidade, a capacidade de adaptação e, por conseqüente, a longevidade do empreendimento.
Os chamados Stakeholders, ou seja, todos aqueles grupos que tenham algum interesse na organização, incluindo, sobretudo , os acionistas são chamados que são os maiores interessados para que os negócios da empresa obtenham lucro. Além dos acionistas, os stakeholders é formado pelos funcionários da empresa, gestores, gerentes, proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ação ou projeto. A empresa, como sendo uma organização social, objetiva trazer algum tipo de benefício a todos os parceiros de negócios ou partes interessadas, neste caso, os stakeholders. Stakeholders e responsabilidade social não são temas distintos, pois os mesmos, também devem estar preocupados com a questão da sustentabilidade, objetivando a integração entre as dimensões econômica, social e ambiental.
Desta forma, não cabe aos stakeholders cobrar da empresa um modelo de responsabilidade financeira mais rentável, mesmo que isso cause um ônus socioambiental.
A responsabilidade social é um forte instrumento de gestão. Que define uma forma que envolve ética e transparência.Envolve ,também, metas empresariais que impulsionam o desenvolvimento sustentável. Objetiva a preservação dos recursos ambientais e, busca reduzir as desigualdades .
De acordo com Barbieri e Cajazeira , o desenvolvimento sustentável se apoia em cinco pilares: 1) sustentabilidade social, 2) sustentabilidade econômica, 3) sustentabilidade ecológica, 4) sustentabilidade espacial e 5) sustentabilidade cultural. O pilar da sustentabilidade social está relacionado à distribuição equitativa de bens e renda. A sustentabilidade espacial visa promover o equilíbrio do assentamento urbano e rural. O pilar da sustentabilidade econômica, não deveria significar o crescimento econômico dos mais ricos.
O ponto de vista clássico da responsabilidade social sustenta que, produzindo e comercializando bens e serviços com eficiência, a empresa, está sendo socialmente responsável.
Vários são os argumentos que justificam a adoção da responsabilidade social. Entre estes, destacam-se: É ético preocupar-se com a sociedade. Ações sociais podem ser lucrativas. É de interesse das empresas promoverem e melhorar a comunidade com a qual seus negócios são realizados.
No âmbito da responsabilidade social empresarial, há influências importantes para a empresa que se comporta de maneira socialmente responsável.
Várias são as práticas que as empresas , no contexto da responsabilidade ambiental, podem adotar. É possível citar : Possuir processos de destinação adequada de resíduos. Buscar reduzir o consumo de insumos. Monitorar e controlar regularmente possíveis impactos da atividade sobre o meio ambiente e, Desenvolver ações de educação ambiental para os colaboradores
No âmbito da responsabilidade social, a empresa não deve se limitar a respeitar os direitos dos trabalhadores, ainda que esse seja um pressuposto indispensável. A empresa deve estar atenta para o respeito às culturas locais, revelado por um relacionamento ético e responsável com as minorias e instituições que representam seus interesses. A empresa deve oferecer oportunidades iguais às pessoas, independente de sexo, raça, idade, origem, orientação sexual, religião, deficiência física e condições de saúde. As empresas socialmente responsáveis devem incentivar os programas de gestão participativa, sem o interesse primário da busca por resultados financeiros imediatos.
No que diz respeito ao Sistema de Gestão Ambiental (SGA), sabemos que é um o conjunto de responsabilidades organizacionais, procedimentos, processos e meios adotados para implantar uma política ambiental em determinada empresa ou unidade produtiva. O SGA deve cumprir requisitos quanto: À política ambiental. Ao planejamento ambiental, e a implementação e à operação da gestão ambiental.
Os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial são uma ferramenta de aprendizado e avaliação da gestão no que se refere à incorporação de práticas de responsabilidade social empresarial ao planejamento estratégico e ao monitoramento e desempenho geral da empresa. Trata-se de um instrumento de auto-avaliação e aprendizagem de uso essencialmente interno. Vários são os temas que compõem o questionário. São eles: Valores, transparência e governança. Público interno. Meio ambiente. Consumidores e clientes.
Como foi observado, A expressão “desenvolvimento sustentável” é amplamente empregada para designar a preservação da natureza, com vistas à promoção de uma maior conscientização ambiental na sociedade. Esse termo designa, especificadamente: A manutenção do desenvolvimento econômico de modo a garantir a preservação da natureza e dos recursos naturais para as gerações futuras. A adoção de medidas de expansão das áreas naturais sobre as zonas de ocupação humana, de forma a reconstruir o império dos domínios da natureza. A ampliação das medidas sócio-educativas para o uso consciente da natureza, de modo a garantir, sobretudo, o desenvolvimento econômico e urbano.
- “Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente”. (WWF Brasil. O que é desenvolvimento sustentável. Disponível em: <WWF.org>. A forma incorreta de promover o desenvolvimento sustentável, entre várias, repousa na ampliação desmedida e irresponsável, na ampliação das áreas cultiváveis, promovendo o desmatamento
Estudos diversos apontam para os atuais padrões de consumo, sempre crescentes, o que compromete a regeneração dos sistemas naturais. Ou seja, para manter os níveis de uso de recursos como a água, os minérios, os solos e as florestas da maior parte da população mundial, seriam necessários vários planetas Terra”.
O padrão não sustentável de consumo das sociedades atuais fez emergir uma grande preocupação quanto ao esgotamento dos recursos naturais. Há um evidente esgotamento dos recursos naturais que, em outras palavras pode ser traduzido por pegada ecológica.
A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. O desenvolvimento sustentável, significa a conciliação do crescimento econômico com a preservação do meio ambiente.
A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que: o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável. Mesmo com a baixa industrialização os países subdesenvolvidos ,nem sempre , preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
Portanto, a sustentabilidade nas organizações deve ser uma preocupação de todos os gestores e os profissionais de Marketing têm papel fundamental na consecução desse objetivo. O tripé da Sustentabilidade Empresarial é representado pela Sustentabilidade Econômica, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social. Para tanto, é preciso empregar tecnologias limpas, fazer uso da reciclagem, utilizar ou produzir produtos ecologicamente corretos e minimizar impactos ambientais.
Fonte: Administradores
Curta nossa página no Facebook!
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)