Dependemos muito das florestas, principalmente, pois as árvores purificam o nosso ar, já tão afetado pela poluição. Outros objetivos de preservá-las é que delas também tiramos alimento, e muitas pessoas, inclusive os índios, dependem muito das florestas para seus abrigos e sustento.
Nem sempre se tem noção do impacto que os desmatamentos causam no meio ambiente, portanto, é necessário refazer o plantio de mais árvores, e muito mais do que isso: proteger e preservar. O solo fica desprotegido e deixa de absorver água, afeta na temperatura e expõe à erosão entre outros problemas.
Infelizmente, o Brasil é um dos principais países onde o desmatamento é praticado criminalmente, sem medição das consequências, principalmente pela ganância das indústrias madeireiras, muitas delas funcionando sem alvará.
É um fato muito preocupante, mesmo porque fica difícil ter um controle por parte dos órgãos responsáveis.
Os incêndios provocados também contribuem negativamente, aumentando o problema do efeito estufa.
As madeireiras, a especulação imobiliária e a criação de gado são as atividades que mais praticam o desmatamento.
Os animais também são prejudicados, pois muitas espécies de aves, mesmo mamíferos, chegam ao ponto da extinção, pois suas sobrevivências dependem exclusivamente da vegetação nas florestas.
Lembrando também que da floresta poderemos extrair material para uso farmacêutico e pesquisas para cura de muitas doenças.
A #Mata Atlântica é outra floresta tropical ameaçada por procedimentos de degradação. Com quase um milhão e meio de quilômetros quadrados, abrange dezessete estados, sendo uma área riquíssima em biodiversidade.
Números de baixa são assustadores, e infelizmente não está adiantando divulgá-los, pois as práticas criminosas permanecem e poucas sofrem o rigor da Lei. O que vale a pena é citar os projetos de lei que precisam existir para a proteção das florestas e movimentos sérios como o da Fundação SOS Mata Atlântica e SOS Amazônia, que têm o propósito de proteger as florestas brasileiras. #Floresta Amazônica #Dia Nacional de Defesa das Florestas Brasileira.

Fonte: Blasting News 

Curta nossa página no Facebook!