Buscar

Carros geram 73% das emissões e levam 30% dos passageiros em SP

quinta-feira, maio 25, 2017


O excessivo número de carros nas grandes cidades causa impactos negativos ao trânsito, à qualidade do ar e à saúde da população.
De acordo com dados inéditos sobre a contribuição de cada modo de transporte nas emissões de poluentes, obtidos com exclusividade pelo "Estadão", os veículos são responsáveis por 72,6% dos gases de efeito estufa, mas transportam apenas 30% dos passageiros.
As informações compõem o Inventário de Emissões Atmosféricas do Transporte Rodoviário de Passageiros no Município de São Paulo, lançado nesta terça-feira, dia 23, pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema).
A pesquisa mostra os efeitos da escolha pelos automóveis em vários indicadores, como, por exemplo, o de distância percorrida.
Os carros e ônibus transportam volume similar de pessoas na cidade – cerca de 30% contra 40% –, segundo Pesquisa Origem e Destino. No entanto, conforme calculou o Iema, os veículos ocupam 88% do espaço das vias, contra somente 3% usados pelos ônibus.
O levantamento também revela que, andando sozinho de carro, o passageiro vai emitir 65,8 gramas de gás carbônico-equivalente (CO2-e) por quilômetro, quatro vezes mais do que se estivesse em um ônibus com outras pessoas (17 gramas).
Veja o conteúdo na íntegra.

Fonte: Catraca Livre

Cura nossa página no Facebook!

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário!

Categorias

Total de visualizações de página