Troca de usinas de carvão por biomassa pode ser a solução no Canadá
segunda-feira, abril 10, 2017
Fonte: Meio Filtrante |
O artigo desenvolvido por quatro pesquisadores da Universidade de Victoria e intitulado como Reabastecimento de plantas de carvão de Alberta com biomassa mostra que a produção de energia a partir de florestas energéticas pode ser uma boa alternativa para diminuir a quantidade de combustível fóssil, além de aumentar a confiabilidade do sistema em energia renovável.
De acordo com o relatório a Colúmbia Britânica e Alberta são o lar de grandes indústrias florestais, que geram resíduos florestais suficientes para preencher mais de 7.000 piscinas de tamanho olímpico a cada ano.
Como esse resíduo tem valor comercial limitado, a maioria é queimada para evitar incêndios florestais ou deixada no local para decair.
Porém com a utilização da biomassa para fins de produção energética é possível mudar o cenário de acordo com o estudo. Uma porção desse resíduo poderia ser usada para alimentar usinas a carvão em Alberta que, de outra forma, seriam forçadas a se aposentar antecipadamente até 2030.
Embora algumas modificações sejam necessárias para que essas plantas manipulem biomassa, os custos dessas modificações são relativamente baixos.
“A biomassa, que atualmente representa apenas 3% da geração de energia na província, poderia permitir que Alberta alimente a transição para a energia renovável, ao mesmo tempo em que oferece flexibilidade e capacidade firme para manter a confiabilidade do sistema” destaca o artigo.
Fonte: Celulose Online
Curta nossa página no Facebook!
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)