Comercialização da soja já é a mais lenta dos últimos anos no Mato Grosso
segunda-feira, abril 10, 2017
Segundo o Imea, a baixa movimentação no mercado está atrelada à continuidade do movimento de queda nos preço. |
A comercialização da safra 2016/2017 de soja em Mato Grosso atingiu em março 63,34%, com avanço mensal de apenas 1,82 pontos percentuais, sendo este o menor dos últimos seis meses. De acordo com Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), os percentuais negociados de soja no último mês apresentou níveis historicamente reduzidos, ficando bem abaixo da média dos últimos cinco anos, quando o avanço mensal registrado em março foi de 5,6 pontos percentuais.
Devido a este reduzido avanço no último mês, o atraso que a temporada 2016/2017 vinha registrando nos meses passados ante a safra 2015/2016 se elevou para 7,56 pontos percentuais. “A principal justificativa para a baixa movimentação no mercado está atrelada à continuidade do movimento de queda nos preços do grão, que apresentou a quarta baixa consecutiva no último mês, atingindo o menor preço mensal de comercialização da safra 2016/2017, de R$ 53,86 por saca”, diz o Imea. Ainda assim, o preço médio ponderado (PMP) da safra 2016/2017 registra média de R$ 65,87 por saca, sendo este valor superior ao do mesmo período do ano passado
Indústrias esmagadoras
A reduzida margem bruta das indústrias esmagadoras de soja em Mato Grosso vem refletindo na quantidade processada no início de 2017, e o impacto da menor oferta dos subprodutos já reflete em outros setores, tal como o do biodiesel. Dados mais recentes da Abiove apontam que Mato Grosso representa 52% da quantidade de soja esmagada no Centro-Oeste, demonstrando tamanha importância do Estado para a região. Ao ser analisada a quantidade produzida de biodiesel em janeiro de 2017 no Centro-Oeste, percebe-se que o volume foi inferior ao dos dois últimos anos, ainda que a de- manda tenha se elevado se comparada a de janeiro 2016.Segundo o Imea, grande parte da produção de biodiesel do Centro-oeste é oriunda do óleo de soja, ainda assim, é percebido que em janeiro deste ano o percentual utilizado, de 75,7%, foi o menor dos últimos anos. Nota-se que, mesmo diante de uma produção inédita de soja em MT, questões econômicas podem ditar o ritmo de esmagamento e produção de biodiesel em 2017.
Fonte: SFAGRO
Curta nossa página no Facebook!
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)