Análise de gases de combustão de um motor de ignição por compressão utilizando biodiesel de óleo de macaúba
sexta-feira, abril 07, 2017
Autor: Barbosa, Ronald Leite
Resumo: As características de combustão e de emissões de exaustão de um motor de ignição por compressão são afetadas pelas características do spray de combustível e de atomização como também pelas propriedades do combustível. Oobjetivo do trabalho foi avaliar as emissões de um motor de ciclo diesel ao se utilizar o biodiesel de óleo de macaúba com variadas misturas combustíveis em substituição ao óleo diesel mineral comercial metropolitano. O desempenho do motor também foi avaliado. Para os ensaios, um trator Valtra A950, motor AGCO Sisu Power 420DS, foi utilizado. Para a realização dos ensaios de emissões do motor, a normaNBR 14489 foi utilizada e para o desempenho do motor foi adotada a metodologia segundo a norma ABNT NBR ISO 1585.Os valores de opacidade foram menores quando se utilizou as diversas misturas combustíveis contendo biodiesel do que quando se utilizou o diesel mineral comercial. Os valores de HC foram mais baixos quando se utilizou a mistura contendo 20% de biodiesel e 80% de diesel B7, os valores de CO2 foram mais altos e os valores de O2 foram mais baixos quando se utilizou 100% de biodiesel.A potência do motor com o uso de biodiesel de óleo de macaúba em 100% ou, em misturas com diesel, foi inferior à potência apresentada com diesel mineral comercial, chegando a uma redução média de 18,4%. Os valores obtidos de torque, quando se utilizou diesel, foram, em média, 17,4% maiores do que quando se utilizou 100% de biodiesel. Atualmente no Brasil, de acordo com a legislação, o diesel mineral comercial é composto de 7% de biodiesel e 93% de diesel (B7).
Abstract: The combustion and emission characteristics of a diesel engine are influenced by the fuel spray characteristics and by the atomization as well as by the fuel properties. The aim of this work was to evaluate the exhaust emissions of a diesel engine when fueled with macaw palm oil biodiesel and different proportions of blends of this biodiesel with metropolitan diesel fuel. The engine performance was evaluated too. For the tests, a Valtra A950 tractor with a AGCO Sisu Power 420DS diesel engine was used. For the emissions the ABNT NBR 14489 Standard was adopted and for the engine performance test the ABNT NBR ISO 1585 Standard was adopted. The opacity values were lower when using biodiesel blends than when diesel fuel. HC values were lower when using a blend of 20% of biodiesel and 80% of diesel fuel, CO2 values were higher and O2 values were lower when using 100% of biodiesel compared to the values when using diesel fuel. The engine power when fueled with macaw palm oil biodiesel blends was lower 18,4 % in average than when it was fueled with diesel fuel. The torque values were in average 17,4 % higher when the engine was fueled with diesel fuel in relation to when using biodiesel blends. In Brazil, nowadays, according to the law, metropolitan diesel fuel is composed of 7% of biodiesel and 93% of diesel fuel (B7).
Palavras-chave: Biodiesel; Óleo de macaúba; Emissão de gases; Motor de ignição; Macaw palm oil; Exhaust emissions; Ignition system.
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Resumo: As características de combustão e de emissões de exaustão de um motor de ignição por compressão são afetadas pelas características do spray de combustível e de atomização como também pelas propriedades do combustível. Oobjetivo do trabalho foi avaliar as emissões de um motor de ciclo diesel ao se utilizar o biodiesel de óleo de macaúba com variadas misturas combustíveis em substituição ao óleo diesel mineral comercial metropolitano. O desempenho do motor também foi avaliado. Para os ensaios, um trator Valtra A950, motor AGCO Sisu Power 420DS, foi utilizado. Para a realização dos ensaios de emissões do motor, a normaNBR 14489 foi utilizada e para o desempenho do motor foi adotada a metodologia segundo a norma ABNT NBR ISO 1585.Os valores de opacidade foram menores quando se utilizou as diversas misturas combustíveis contendo biodiesel do que quando se utilizou o diesel mineral comercial. Os valores de HC foram mais baixos quando se utilizou a mistura contendo 20% de biodiesel e 80% de diesel B7, os valores de CO2 foram mais altos e os valores de O2 foram mais baixos quando se utilizou 100% de biodiesel.A potência do motor com o uso de biodiesel de óleo de macaúba em 100% ou, em misturas com diesel, foi inferior à potência apresentada com diesel mineral comercial, chegando a uma redução média de 18,4%. Os valores obtidos de torque, quando se utilizou diesel, foram, em média, 17,4% maiores do que quando se utilizou 100% de biodiesel. Atualmente no Brasil, de acordo com a legislação, o diesel mineral comercial é composto de 7% de biodiesel e 93% de diesel (B7).
Abstract: The combustion and emission characteristics of a diesel engine are influenced by the fuel spray characteristics and by the atomization as well as by the fuel properties. The aim of this work was to evaluate the exhaust emissions of a diesel engine when fueled with macaw palm oil biodiesel and different proportions of blends of this biodiesel with metropolitan diesel fuel. The engine performance was evaluated too. For the tests, a Valtra A950 tractor with a AGCO Sisu Power 420DS diesel engine was used. For the emissions the ABNT NBR 14489 Standard was adopted and for the engine performance test the ABNT NBR ISO 1585 Standard was adopted. The opacity values were lower when using biodiesel blends than when diesel fuel. HC values were lower when using a blend of 20% of biodiesel and 80% of diesel fuel, CO2 values were higher and O2 values were lower when using 100% of biodiesel compared to the values when using diesel fuel. The engine power when fueled with macaw palm oil biodiesel blends was lower 18,4 % in average than when it was fueled with diesel fuel. The torque values were in average 17,4 % higher when the engine was fueled with diesel fuel in relation to when using biodiesel blends. In Brazil, nowadays, according to the law, metropolitan diesel fuel is composed of 7% of biodiesel and 93% of diesel fuel (B7).
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