Concentração de carbono na atmosfera pode passar dos 410 ppm neste ano
sexta-feira, março 03, 2017
O salto na concentração de carbono de 2016 a 2017 será menor do que a variação do período anterior, mas ainda assim acima da média
Alexandre Mansur
Previsão para concentração de carbono na atmosfera em partes por milhão. Em laranja, o cenário para 2017 (Foto: Met Office) |
Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades do mercado da Macaúba!
O salto na concentração de carbono de 2016 a 2017 será menor do que a variação do período anterior (de 2015 a 2016). Afinal, o salto registrado no ano passado foi o maior em 50 anos de série histórica no observatório de Mauna Loa, no Havaí. Mesmo assim, o aumento na taxa de carbono deste ano deverá ser acima da média.
A taxa de carbono atingiu pela primeira vez a marca dos 400 ppm em 2012. O dado foi confirmado pelo observatório de Mauna no ano seguinte. Em 2016, pela primeira vez passamos um ano inteiro com uma concentração de CO2 na atmosfera acima de 400 partes por milhão. Antes da era industrial, essa concentração ficava abaixo de 300 ppm.
O gráfico mostra a evolução da concentração de carbono na atmosfera nos últimos 800 mil anos (Foto: Peter Gleick) |
Esse gás carbônico adicionado na atmosfera é o principal responsável pelo efeito estufa. O fenômeno faz com que a atmosfera retenha parte do calor do Sol. O aumento na concentração do gás também eleva a capacidade do planeta de segurar o calor. Isso provoca o aquecimento global. O gás carbônico é proveniente da queima de combustíveis fósseis (como gasolina, diesel, gás e carvão mineral) ou da destruição de florestas.
Um dos complicadores dessa concentração crescente na atmosfera é que o carbono emitido fica lá sem se degradar por vários séculos aquecendo o planeta. Por isso, graças ao que já foi jogado na atmosfera, a Terra vai continuar esquentando por várias gerações mesmo que todas as atividades poluidoras fossem suspensas amanhã.
Fonte: Blog do Planeta - Época
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)