Buscar

TAM e LAN concluem a mensuração e a certificação da sua pegada de carbono

terça-feira, novembro 01, 2016

Em linha com o compromisso com o meio ambiente, TAM e LAN – membros do Grupo LATAM Airlines – concluíram a mensuração e a certificação da sua pegada de carbono em 2013.

Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades do mercado da Macaúba!

A mensuração foi realizada de acordo com os padrões internacionais do Green House Gas Protocol (GHG) e a certificação segundo a norma ISO 14064. O processo passou também por revisão independente da Agência Espanhola de Normalização (AENOR), e considerou o impacto da companhia no meio ambiente, incluindo emissões diretas e indiretas, tais como:

• Consumo de combustível na operação das suas aeronaves.
• Consumo de combustível em terra (gasolina, diesel, gás natural e GLP) atribuível a fontes fixas e móveis.
• Emissões por vazamento de gás refrigerante (utilizado em sistemas de ar condicionado).
• Emissões indiretas, como o consumo de energia elétrica em seus edifícios administrativos, operacionais e de manutenção.
• Fontes de emissões indiretas, correspondentes a viagens de negócios realizadas em outras companhias aéreas.

O resultado desse trabalho demonstrou que o Grupo LATAM Airlines possui uma das menores taxas de emissões por passageiros-quilômetro do setor aéreo mundial, de 79,01 kg de CO2/100 RTK (RTK = receita por tonelada-quilômetro transportada).

Estratégia de redução de emissões

Entre os objetivos ambientais do Grupo LATAM Airlines, que incluem a redução das suas emissões, está a introdução de aeronaves mais modernas, como o Boeing 787 e o futuro Airbus A350. Os dois modelos pertencem à nova geração de aeronaves, que reduzem o consumo de combustível, e consequentemente, reduzem as emissões de CO2 em até 20% em comparação com aeronaves semelhantes. Além disso, a empresa está adotando melhorias operacionais contínuas, tais como o uso de winglets, a lavagem de motores e novas fontes de energia sustentável.

A TAM, por exemplo, anunciou a compensação de 100 mil toneladas de gases de efeito estufa, equivalentes a 4,5 mil voos a serem realizados entre as cidades-sede do principal torneio do futebol mundial. Esse número representa a compensação de cinco vezes as emissões geradas pelos 750 voos domésticos adicionais que serão operados pela companhia durante os meses de junho e julho.

A iniciativa consiste na aquisição de créditos de carbono premium e foi viabilizada pela Sustainable Carbon – Projetos Ambientais Ltda., consultoria especializada em soluções relacionadas às mudanças climáticas.

A companhia também compensa suas emissões de operações de solo da LAN Peru.

Esse esforço soma-se aos atuais objetivos do grupo de redução das suas emissões de CO2, em linha com o setor aéreo mundial. Isso inclui a proposta de melhoria média de eficiência de uso de combustível em 1,5% ao ano, que é parte de seu compromisso de alcançar um crescimento neutro em carbono nas emissões de CO2 a partir de 2020.

Sobre o Grupo LATAM Airlines

LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 134 destinos, em 23 países, com uma frota de 315 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem em torno de 53 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).

Cada companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente. Mais informações em www.latamairlinesgroup.net.

Veja também:

0 comentários

Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)

Categorias

Total de visualizações de página